segunda-feira, janeiro 31, 2005

Bloody Sunday



No dia em que se assinalaram os 33 anos após o Domingo Sangrento na Irlanda do Norte, acontece outro domingo sangrento no Dragão. O Sambinha de uma nota só é demasiado pequeno para ganhar jogos. A letra dos U2 tanto serve para relembrar a chacina de católicos como a chacina provocada pelo arsenal bracarense.

I can't believe the news today
Oh, I can't close my eyes
And make it go away
How long...
How long must we sing this song
How long, how long...
'cause tonight...we can be as one
Tonight...

Broken bottles under children's feet
Bodies strewn across the dead end street
But I won't heed the battle call
It puts my back up
Puts my back up against the wall

Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday

And the battle's just begun
There's many lost, but tell me who has won
The trench is dug within our hearts
And mothers, children, brothers, sisters
Torn apart

Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday

How long...
How long must we sing this song
How long, how long...
'cause tonight...we can be as one
Tonight...tonight...

Sunday, Bloody Sunday
Sunday, Bloody Sunday

Wipe the tears from your eyes
Wipe your tears away
Oh, wipe your tears away
Oh, wipe your tears away
(Sunday, Bloody Sunday)
Oh, wipe your blood shot eyes
(Sunday, Bloody Sunday)

Sunday, Bloody Sunday
(Sunday, Bloody Sunday)
Sunday, Bloody Sunday
(Sunday, Bloody Sunday)

And it's true we are immune
When fact is fiction and TV reality
And today the millions cry
We eat and drink while tomorrow they die
(Sunday, Bloody Sunday)
The real battle just begun
To claim the victory Jesus won

On...Sunday Bloody Sunday
Sunday Bloody Sunday...

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Outdoor



Para quem acha que todas as sondagens estão erradas, ter um outdoor destes parece um pouco estranho.

Blogues

Sapo Blogs

Os blogues, como moda, começam a chegar aos políticos. Numa iniciativa do SAPO, Jerónimo de Sousa, José Sócrates, Paulo Portas e Pedro Santana Lopes iniciaram a sua carreira bloguística. Quanto a Francisco Louçã, talvez não tenha aceite o convite para não retirar audiência ao orgão semi-oficial do partido. Por outro lado Luís Filipe Menezes, António José Seguro e Morais Sarmento também inauguraram os seus.
Em comum, uma característica que atravessa todos e também atinge o veterano Pacheco Pereira. Nenhum aceita comentários. É o sentido democrático dos políticos portugueses.

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Debates



Como as coisas mudam.
Em 1995 o PS criticava a maioria absoluta dos governos de Cavaco como sinónimo de autoridade exacerbada. Em 1991 Jorge Sampaio, líder do PS, criticava a atitude anti-democrática de Cavaco Silva que recusou a participação em qualquer debate.
Hoje Sócrates não é tão anti-democrático mas recusa o debate individual com os seus (ainda) parceiros da oposição e apela à maioria absoluta como sinónimo de estabilidade.
Eu concordo que as pessoas e os partidos evoluam, que alterem as suas opiniões com o passar dos anos como sinal de maturidade. No entanto, esta mudança de opinião é fruto da conjuntura e daqui a uns anos vamos rir com as ideias que eles têm agora.

Auschwitz

A imagem “http://www-step.kugi.kyoto-u.ac.jp/~keizo/photos/auschwitz.JPG” contém erros e não pode ser exibida.

Há 60 anos o exército russo olhou para esta imagem e viu o inferno. Hoje comemoram-se os 60 anos da descoberta da natureza humana e não se sabe se o Princípe Harry estará presente.
De qualquer forma fica aqui a imagem, porque é algo inesquecível para a humanidade, pela pior das razões.

Blogue

A imagem “http://www.terrasdoave.pt/imagens.php?src=imagens-bin_imagem_jpg_0719586001091031217-549.jpg&x=800&y=600” contém erros e não pode ser exibida.

Pedro Brás Marques deixou o Terras do Ave mas continuará a escrver no Ciberjus

terça-feira, janeiro 25, 2005

Palavra



Uma palavra pública de apreço para Pedro Brás Marques, que deixou a direcção do Terras do Ave. Tal como lhe escrevi, fez com que o Terras do Ave deixasse de ser um meio de comunicação para passar a ser um jornal, resta saber se a próxima direcção terá a mesma abertura.
Relembro que apesar das críticas que fiz ao governo do seu partido, apesar de não me conhecer de lado nenhum fui convidado por ele para participar no seu jornal, o que demonstra uma independência pouco comum.
Fica no entanto a certeza que ele não andará longe deste meio.

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Pitbull

A imagem “http://www.solander.org/upload/t-pitbull.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Miguel Sousa Tavares criticou a recente contratação do Porto, Claúdio Pitbull pelo nome, um Pitbull não tem nome para o Porto.
Já aqui critiquei a política carnavalesca de contratações do Porto, até porque esse papel cabe ao Boavista, já que os familiares dos dirigentes do clube é que têm negócios de diversão nocturna. Mas agora dizer mal dos jogadores pelo nome que têm, que exagero.
Caso o Miguel Sousa Tavares não saiba, a maior parte dos jogadores vem do povo e como o seu nome original não tem o peso digno de um Mello Breyner Andresen Sousa Tavares, precisam de arranjar alcunhas para o som ser mais melódico.
Por exemplo, Deco, o melhor jogador que passou pelo Porto desde que vejo futebol, tem esta alcunha porque lhe chamavam Dé Cuzinho. Não será "Cuzinho" pior que Pitbull? E Deco, não era um bom jogador? Também há um brasileiro, que até sabia dar uns toques na bola que se chamava Pelé. Pelé, que é isso? A primeira palavra que ele disse?
Para terminar, já que os jogadores não podem ter nome de cão, que dizer do Estádio do Dragão? Para além de ser uma criatura de histórias de cavaleiros tem o mesmo nome do cão do Pinto da Costa.

Exposição

A imagem “http://www.npg.org.uk/live/images/display/mw09597%202.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Hoje acabou a Exposição de Paula Rego em Serralves. Mais de 150 mil pessoas visitaram-na desde outubro. Um número fantástico quando falamos de arte. Mesmo pensando que muitas pessoas visitaram a exposição apenas porque seria um "crime" faltar, é um orgulho saber que esse "crime" existe em Portugal. 150 mil pessoas é mais do que o número de espectadores no Estádio da Luz durante esta época. E ainda dizem que somos um povo inculto...
Como semi-bom português deixei a minha visita para o penúltimo dia. Não era um grande apreciador da arte de Paula Rego porque também nunca tinha vista um quadro seu ao vivo. Ontem fiquei surpreendido pela força que eles têm, pelo modo como me arrepiavam a espinha e como traziam à memória cenas da ruralidade do Estado Novo que nunca vislumbrei.

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Sempre



A revista "Porto Sempre", com uma tiragem de 150.000 exemplares é propriedade ca Câmara Municipal do Porto. No entanto, o último número é um exemplo de campanha eleitoral nítida. Rui Rio espalhado pelas páginas, em inaugurações, a fundar instituições, a receber visitantes e inclusive com um suplemento que consiste no discurso integral do presidente na comemoração dos três anos de mandato. Refira-se ainda um conjunto de entrevistas de rua a jovens e idosos que estão extasiados pelo regresso da Fórmula 1 e pela fundação da Sociedade de Reabilitação Urbana (Como se a população em geral estivesse informada dos poderes de uma SRU).
Todas as páginas da revista são a cores, e sendo os 150.000 exemplares distribuídos por todas as caixas de correio da cidade não deve ficar nada barato, saindo tudo dos cofres da Câmara.
É muito bonito dizer que não se gasta a mais, que se deve ter as contas controladas. Mas não é nada bonita a hipocrisia de gastar dinheiro da Câmara na auto-promoção do presidente. Diz que se reduzem os custos desnecessários e publica uma revista que coloca o seu ego para lá do sistema solar, ainda pior que um "Jornal de Vila do Conde".
Mas as pessoas não serão assim tão burras que se deixem levar por este eleitoralismo panfletária, ou será que são?

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Conferência

A imagem “http://www.fsfeurope.org/news/article2001-10-26-01/press2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Ao contrário do que fizeram todos os arguidos famosos quando foram constituídos como tal, Nuno Cardoso disparou em várias direcções. Mesmo que tenha razões para isso (e eu não faço a mínima ideia) deveria provar o que diz antes de atacar.

Na Roça com o Escafandro




Entrada: Banheira

Olá meus amigos, sejam bem-vindos ao peguimeigo pegogama “Na Goça com o Escafândego”, aquele que veio substituigue o ultegapassado “Na Goça com os Tachos”. Pois é, hoje estamos aqui na Goça Golas Island Guesogt, um das mais luxuosas Goças-hotel do Aguequipélago.
Paga começague, depois de vestigmos o nosso escafândego, vamos megulhague num local muito bonito: banheiga do Quagto de Banho. Vamos juntague dois inguedientes, água e um patinho de bogacha! A banheiga fica cheiinha de água e o patinho – vejam como ele é bonito – é colocado com muito caguinho a boiague. É lindo senhogue telespectadogue. Agoga é o momento em que vestimos o escafandego e megulhamos na banheiga vendo uma água muito bonita.




Prato Principal: Piscina

Esta Goça que eu hoje vos mostego é uma Goça muito bonita, cheia de históguia. Caminhamos paga a piscina onde vamos tomague o nosso pegato peguincipal. Hoje tegago um fatego de megulhadogue muito lindo, amaguelo e pêtego. A piscina foi feita com muitego caguinho pelo São Tomenses paga os minístegos estegangeigos tomaguem aqui banho. Apegocima-te Calu Mendes! Mostega aos nossos amigos que estão lá em casa como é uma beleza a nossa tega. Venham, venham visitague São Tomé, mas venham devagaguinho! Nós aqui fazemos tudo devagaguinho, até paguece que estamos no ministéguio.
Calu: mete aquela musiquinha que a gente gosta. Essa mesmo Calu, bonito bonito bonito!
No pegato peguincipal jão não vamos usague o patinho de bogacha e passamos à bola de pólo aquático. Saltámos paga a água e fazemos um bonito jogo de pólo com as gagafas de oxigénio às costas.



Sobremesa: Diving Center


O melhogue da guefeição é a sobeguemesa. Vamos pogue fim megulhague em água salgada e, quem sabe, vegue alguns peixinhos. Podem segue peixes voadogues, peixes que andam, peixes que nadam, peixes que namoguem… Tanto faz, desde que sejam peixes felizes! Anda Calu, vem megulhague comigo e com os nossos amigos lá de casa. O inguedientes são sal q.b., peixinhos felizes e muita água.
Dentego de água vemos peguimeigo a imensidão do silêncio bonito, e ali ao fundo paguece um peixe. Um peixe-palhaço! Ai.. não, afinal ega um espelho peguedido. Também nunca vi um peixe com gagafa de oxigénio, ega o peguimeigo.
Um camagão! Vejam amigos um bonito camagão teganspaguente. Que aleguia!
Bem, o oxigénio já tá faltague Calu, vamos de novo paga cima. Apegocima-te de mim que quego despedigue-me.
Adeus amigos! Não se esqueçam de segue felizes, mesmo sem usague o dinheigo do Estado como eu! Até paga a semana!

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Figurante



Hoje apenas posso dar aqui um salto a dizer que fui ver a peça "Figurantes", de Jacinto Lucas Pires, encenada por Ricardo Pais.
É um espectáculo contemporâneo, realizado por encomenda e apenas com 10 apresentações. Tem passagens interessantes, bem humoradas e um cenário rico. Aliás, um espectáculo bastante rico, vive-se bem pelo Teatro Nacional. Não é uma crítica, eles merecem.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Melinda



Mais um filme do Woody Allen, mais uma história à volta do mesmo assunto. Para quem adora rotina, Woody Allen é o melhor realizador do mundo. Apesar de não ser algo revolucionário para o cinema mundial (o homem também já vai para os 70 an.. perdão, 70 filmes iguais), Melinda & Melinda tem alguns pormenores diferentes dos restantes. Primeiro, existem dois filmes que se vão cruzando entre si, o que dará mais valor ao filme já que gastamos dinheiro apenas num bilhete. E se um filme que é semelhante a muitos outros só vale metade, então dois filmes já valerão o preço de um bilhete, pelo que já não é um desperdício de dinheiro. Segundo, porque o Woody Allen deste filme é interpretado por Will Ferrel, algo pouco habitual nos filmes do realizador.
Em suma, para quem gosta de Woody Allen, este é um dos melhores filmes dele. Para quem pensa que são todos iguais, não é um filme que faça mudar de opinião.

domingo, janeiro 16, 2005



Por simpatia do presidente da Associação dos Amigos do Mindelo, fui convidado para participar como observador na reunião do Grupo de Acompanhamento da Agenda 21 Local de Mindelo. Este grupo é constituido por membros da Junta de Freguesia, de todos os partidos e da Câmara Municipal. Desiludiu-me bastante a ausência de qualquer representante da Câmara nesta reunião, mas como é algo com pouco peso num evento deste género e só faz falta quem lá foi, fico-me por esta nota.
Quando participei no 2º Fórum de Sustentabilidade, fui bastante crítico em relação à classe política, hoje vou ser bastante mais brando, não por eu ter mudado muito desde o dia 9 de Outubro mas porque o tipo de reunião mostrou-me que afinal não estamos assim tão mal.
Esta era a 3ª e última reunião do grupo e pretendia-se discutir o plano de acção e monitorização proposto pelo IDAD. Este documento estratégico define as medidas que devem ser tomadas, os objectivos a cumprir em 2010 e a forma de monitorizar a evolução até lá. As linhas de acção, que divulgarei quando o relatório final estiver pronto, são no âmbito de:

-Água
-Ordenamento do Território
-Biodiversidade
-Resíduos sólidos
-Educação ambiental

As discussões foram produtivas, e por incrível que possa parecer muitos consensos foram alcançados com facilidade. Aliás, apraz-me registar que todos os presentes têm preocupações ambientais bem vincadas e empenharam-se bastante num projecto que mereceu o elogio de todos. Por minha parte, como critiquei tanto da última vez (e penso que tinha razão), também devo elogiar a atitude de todos os políticos, já que quando não falam para obter votos mas com a preocupação de melhorar a vida das pessoas, as qualidade pessoais sobressaem. E cada um à sua maneira preocupou-se em incluir no plano pontos que podem melhorar a vida dos mindelensas, obtendo-se consensos da esquerda à direita sem muita dificuldade. Agora resta trabalhar para que o plano seja cumprido.
Como estava na ondição de observador, não me pareceu correcto entrar na discussão, parece-me essencial focar aqui um ponto que penso ser importante e consensual no grupo:
Reduzir ou, no mínimo, manter a áreas de construção na freguesia. A sustentabilidade passará por aí.

sábado, janeiro 15, 2005

Pormenores 6



No Microsoft Office, a palavra "Hiperligação" aparece como erro ortográfico mas faz parte dos termos utilizados pelos seus tradutores.

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Última Hora

Nove alteração no Estádio do Dragão pró-brasileira:

- Sinais de proibição de circular a mais de 2 Km/h
- Radares da GNR para punir os infractores

Vitória



A Associação dos Amigos do Mindelo venceu a vertente "Acção Local" do Concurso "Pensar o Grande Porto" que faz parte do projecto “Futuro Sustentável – Plano Estratégico de Ambiente do Grande Porto”.
Este concurso premeia o melhor projecto de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável existente num local do Grande Porto. Esse projecto é a Agenda 21 - Mindelo, uma ideia da pela Associação dos Amigos do Mindelo, na qual tive o prazer de participar.
Só me resta dar os parabéns a todos os que contribuiram para este desiderato.

Alterações

A imagem “http://migueltorres.no.sapo.pt/Blog/dragao.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Com a chegada de mais 3 brasileiros prevêem-se novas alterações no Estádio do Dragão.
Até ver, as mais importantes são as seguintes:

- Apenas se cortará a relva quando esta tiver mais de 2m de altura
- Deixar-se-á 2 grandes clareiras sem relva, uma em cada área
- Serão colocados aquecedores à volta do estádio para a temperatura ambiente estar sempre acima dos 40º C
- Junto às linhas laterais 12.000 panelas de água a ferver para a humidade relativa estar sempre nos 100%
- O sector das claques passará a Sector das Torcidas
- Os bares venderão apenas picanha, farinha de mandioca, feijão preto e caipirinha
- O cheiro a fritos passará a cheiro a churrasco
- os SuperDragões passam a SuperZésCariocas

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Exposição

E porque nesta família até há alguns artistas, convido-vos para a inauguração da Exposição de Pintura "Ideias e Emoções" de Angelina Torres que terá lugar na Casa de Cultura de Paranhos no Largo do Campo Lindo, Porto. Será na sexta-feira dia 14 de Janeiro pelas 21h30.

terça-feira, janeiro 11, 2005



Foi pelo Eduardo, que está a tirar o doutoramento nos E.U.A. que soube que António Damásio é o co-autor do artigo que faz a capa do último numero da revista Nature, é que cá em Portugal o importante é saber onde anda o Assassino das Três Pessoas.
Tal como o Eduardo, Damásio saiu do país para poder prosseguir a sua investigação científica, sendo agora professor na Universidade do Iowa. Mais interessante ainda, é saber que o "complemento de estímulo à excelência" idealizado pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior para contrariar a fuga de cérebros nacionais para o estrangeiro não abrange Damásio. O critério de escolha é o número de artigos, sendo a bolsa atribuida a quem publicou mais de cem. O que interessa é o número de artigos e não a qualidade do cientista. Existem ramos da ciência em que nunca nenhum humano com menos de 200 anos poderá publicar esse número de artigos, por exemplo, Marie Curie tem apenas 57 artigos publicados.
Que grande estímulo este para trazer de volta alguém como Damasio.

Diferenças

Descubra as diferenças entre os 2 DVD's publicados por Porto e Benfica este natal




Há quem se contente com pouco, mas mais vale um DVD a cores do que um a preto e branco.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Memória Curta



"No Balneário queria mandar"
"Nem um golo conseguiu marcar"
"Ele é o nabo, o nabo, Derlei"

Era o que estava nas tarjas dos SuperDragões no jogo de ontem. A melhor bofetada foi dada pelo Rio Ave que marcou logo depois de levantarem os panos, obrigando o grupeco de portistas (?) a baixar logo as ideias.
Talvez as substâncias estranhas que fumam antes, durante e depois dos jogos tenham provocado a perda de memória que levou à escrita de uma mensagem tão desadequada. Até porque não me acredito que o Alzheimer provoque tamanhos danos cerebrais a indivíduos acéfalos.
Há 6 meses atrás o Ninja era o melhor de todos, o que corria por todo lado atrás da bola, o que recuperou em tempo record de uma rotura de ligamentos para marcar o penalty mais bem marcado da História do futebol, o que marcou os 2 golos em Sevilha. Sim, em Sevilha, naquela final que nenhum portista com cérebro irá esquecer (Mesmo com Alzheimer). Muito mais inesquecível do que Gelsenirschen.
Para os acéfalos, vou relembrar a música que há um ano cantavam, porque a História do Porto não se vai esquecer do Derlei, mas vai-se esquecer deste episódio estúpido:

"Ele é o Ninja o NOSSO Ninja"
"Em todo o campo sempre a lutar"
"Sabem que o golo ele vai marcar"
"Ele é o Ninja, o Ninja, Derlei"

Eleições

Mahmoud Abbas festejando o triunfo nas eleições palestinas Foto©Reuters

Contra aquilo que diziam os pessimistas, a Palestina apesar de ainda não ser um país consegue ter eleições em 2 meses e com um civismo extremista. Muitas democracias consolidadas não conseguiam eleger um presidente em 2 meses.
Ainda acresce o facto de ser a sucessão de uma figura marcante para o povo Palestiniano como Yasser Arafat, que não era um exemplo de democrata. Os palestinianos estão de parabéns.

domingo, janeiro 09, 2005

Desporto

A imagem “http://hfgis.club.fr/Html/oliveirense.gif” contém erros e não pode ser exibida.

A única referência ao desporto que eu tenho vontade de fazer é à vitória histórica da Oliveirense no Palau Blau Grana em Hóquei em Patins. Recorde-se que nunca nenhuma equipa portuguesa ganhou fora ao Barcelona neste desporto. Parabéns Tó Neves!

Brasileiros

A imagem “http://www.demec.ufmg.br/grupos/gamset/labbio/brasil.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Penso que era José Maria Pedroto que dizia "Um brasileiro é bom, dois é demais, três é uma escola de Samba". Nesta semana partiram dois jogadores marcantes para a história do Porto já que foram autores de golos nas duas últimas finais europeias.
Carlos Alberto, se fosse treinado por Mourinho durante toda a sua carreira, tornar-se-ia o melhor jogador do mundo. Derlei foi um exemplo, aquele jogador que me emocionou no segundo jogo das meias finais na Corunha. Aquele que depois de cair só não se levantava se tivesse perdido uma perna.
Este ano existia um novo Derlei e um novo Carlos Alberto. Os cabelos que usavam, como dizia muito bem a Gabi, eram sinal de que algo não ia bem com eles, porque o estilo capilar de vedetas era contrastante com o estilo futebolístico de pernetas.
As culpas dividem-se por um treinador sem mão no balneário e uma política de contratações que exagerou no mecado brasileiro. Saiu o Deco entrava o Diego, e acabavam os jogadores brasiliros por aí. Não é uma questão xenófoba, não me importo que sejamos invadidos por brasileiros, é uma questão táctica e de concentração competitiva.

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Esclarecimento



No meu artigo do Terras do Ave não mencionei o Plano Estratégico de Ambiente do Grande Porto. Tal facto não se deveu a esquecimento nem a desconhecimento pois já referi no blogue este projecto. Não referi pois utilizei como termo de comparação o estudo da Maia já que o paralelismo é óbvio, depois referi o estudo sobre Mindelo pois trata-se de algo já bem visível aos nossos olhos.
Sobre o Plano do Grande Porto, é óbvio que o considero o mais importante de todos os estudos e merece por si só um artigo específico. Contudo, ainda penso ser cedo para escrever sobre isso, já que não estou a par da situação actual e penso ainda não ter saído o primeiro relatório (corrijam-me se estiver enganado).

Prevenção

A imagem “http://longbrother.blig.ig.com.br/imagens/vacando.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Esta madrugada, às 2h15 da manhã, enquanto subia a Rua Faria Guimarães vi um homem com uma prancha de surf na mão. Se estivesse sozinho pensava que era uma alucinação. O que vale é que ao meu lado estava um amigo que partilhou esta visão mais improvável que um OVNI. Estamos no dia 7 de Janeiro (!), eram 2h15 da manhã (!) no centro do Porto (!).
Demora a digerir a visão mas agora que chego a casa e vejo a EuroNews no lugar da RTP2 descubro a razão. Não há melhor forma de prevenção contra tsunamis do que fazer a vida normal com uma prancha de surf debaixo do braço.
Se calhar esta foi a primeira de muitas visões parecidas, já estou a ver a Avenida dos Aliados a ter mais surfistas que o Hawai.

quinta-feira, janeiro 06, 2005

Meta-informação



Esta semana, escrevi uma crónica para o jornal Terras do Ave sobre "A necessidade de um plano estratégico" para Vila do Conde. Como complemento a esta crónica deixo os seguintes links:
-Na página dos Amigos do Mindelo, o Relatório de Sustentabilidade realizado pela IDAD da Universidade de Aveiro.
-Na página da Câmara Municipal da Maia, o Plano de Desenvolvimento Estratégico realizado pela SPTA da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (ficheiro muito pesado, 180 mb).
-A Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento de 1992.
- A Agenda 21 (em inglês)

Margarida

A imagem “http://www.trendystyle.net/literaircafe/images/margarida150.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Quando Santana Lopes ia formar governo, escrevi um post semi-humorístico que colocava Margarida Rebelo Pinto como Ministra da Cultura e Ensino Superior.
Hoje viemos a saber que esta foi convidada pelo líder do (PPD-)PSD para integrar as listas para a Assembleia da República. Quem gosta de ler, quem sente o mínimo apreço pela arte só pode ficar em estado de choque. São estas as pessoas que nos irão representar na Assembleia da República? O rejuvenescimento da classe política passa por estas pessoas?

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Gaffe

~

Deveria ser "Ninguém fez mais mal a Portugal" e aparecer Santana Lopes em grande plano.

terça-feira, janeiro 04, 2005

Cartaz



O quê? Vai haver outro Euro??

Coliseu

A imagem “http://www.orchive.clara.co.uk/Factory/images/coliseu_do_porto_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Neste mês de Janeiro estão marcados para o Coliseu do Porto 2 grandes espectáculos humorísticos. Um com o melhor do humor da nova geração com os Gato Fedorento e outro com o melhor humor da antiga geração com Jô Soares.
A maior sala de espectáculos do país recebe assim o que de melhor se faz no humor em língua portuguesa (Ok, eu sei que falta o João Carlos Silva e o "Na Roça com os Tachos").
O que me deixa indignado são os preços praticados, algo inadmissível numa sala com capacidade para 3.000 pessoas.
Repare-se:

Gato Fedorento:

Cadeiras Orquestra:
25,00€
1ª Plateia:
22,50€
2ª Plateia:
20,00€
Tribuna:
15,00€

Na mira do gordo:

Cadeiras Orquestra:
42,00€
1ª Plateia:
38,00€
2ª Plateia:
35,00€
Tribuna:
38,00€






Ainda para mais, apraz-me saber que ambos os espectáculos são mais baratos em Lisboa. Estaremos a pagar o preço do provincianismo?
Para ver My fair ladies, Morangos com açucar, Malucos do Riso, Batanetes, Levanta-te e Ri's ou revistas com gordos apresentadores de programas paga-se meia dúzia de euros... E depois ainda há quem se queixe que a falta de qualidade tem grandes audiências.

domingo, janeiro 02, 2005

Previsões

A imagem “http://www.el-bulbo.com/ilustracion/africano.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Para quem não sabe, o ouriço cacheiro é um grande astrólogo espiritualista e curandeiro formado na maior Universidade de Magia Africana, dotado de poderes na magia branca e negra, com capacidade para resolver todos os problemas relacionados com o amor, negócios, família, infidelidade, emprego, vícios, impotência sexual, saúde e doenças dos periquitos, retira bruxedos, feitiçarias e quistos sebáceos, lança maus-olhados e faz trabalhos à distância.

E estas são as suas previsões para 2005:

Para Portugal:

- O PS vencerá as eleições e José Sócrates será o novo primeiro-ministro.
- O PSD será o partido da oposição mais votado.
- Paulo Portas não vai ser ministro da defesa.
- Vão existir acidentes e mortes nas estradas nacionais
- Marcelo não irá regressar à TVI
- Vão ser inaugurados muitos blogs
- Outros terminarão

Para o Mundo:

- Existirão muitos atentados no Iraque e serão atingidos soldados da Coligação
- Existirão atentados no mundo.
- Existirá um sismo de intensidade elevada
- Os Estados Unidos não irao inventar uma nova guerra
- A Coreia do Norte vai continuar a ser comunista
- Bush continuará presidente

Para o desporto:

- O FCPorto vai ser tricampeão nacional
- A próxima Liga dos Campeões terá pelo menos duas equipas portuguesas
- Figo e Rui Csta não voltarão à selecção
- Vitor Baía não será convocado
- Morrerão jogadores de futebol em todo mundo por paragem cardíaca
- O campeonato do mundo de Basebol vai ser ganho por uma equipa americana
- A NBA também
- Igualmente para a NFL
- O Real Madrid vai contratar um novo Galáctico

sábado, janeiro 01, 2005

O Vigésimo Sexto Melhor

Se a FIFA e a France Football não conseguem eleger o melhor jogador do mundo, então o (ouriço cacheiro) vai prestar um grande serviço à humanidade e eleger o melhor jogador que não pertence ao plantel principal do F.C. Porto.
O vigésimo sexto melhor jogador do mundo, logo atrás do Maciel e do Hugo Leal é:

A imagem “http://blog.portugalmail.pt/K/archive/images/deco.png” contém erros e não pode ser exibida.

Deco (FC Porto/ FC Barcelona), campeão e vice-campeão europeu no mesmo ano.

2004 - Desporto Nacional

Acontecimento Positivo do Ano

A imagem “http://www.eurosport.com/imgbk/FOOTBL/ALL/big_MD-I134796.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Golo de Costinha em Manchester, o momento mais importante na caminhada para Gelsenkirchen e Tóquio.

Acontecimento Negativo do Ano

A imagem “http://mikifeher15.blogs.sapo.pt/arquivo/feher_3.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Morte de Miki Fehér,
sem mais nenhum comentário.

2004 - Desporto Nacional

Figura Positiva do Ano

A imagem “http://www.lucaghiglione.com/estate/Img_0587%20Mourinho.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

José Mourinho,
porque Pinto da Costa já ganhou a categoria nacional.

Figura Negativa do Ano

A imagem “http://infordesporto.sapo.pt/Imagens/78043.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Luís Santos, principal responsável pela auto-aniquilação do seu desporto, o andebol.

Revelação do Ano

A imagem “http://www.manutdonline.org/team/ronaldo.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Cristiano Ronaldo, que teve uma grande progressão desde que foi para Manchester.

2004 - Desporto Internacional

Acontecimento Positivo do Ano


ATHENS 2004 Closing Ceremony - August 29: Snapshot of the Closing Ceremony at the Athens Olympic Stadium. Getty Images / Photo by Stuart Hannagan

Jogos Olímpicos, sempre.

Acontecimento Negativo do Ano


brazil-race3.jpg (33566 bytes)

Mundial de Fórmula 1, um desporto sem interesse competitivo, campeão decidido meses antes do fim e ausência de controlo Anti-doping.

2004 - Desporto Internacional

Figura Positiva do Ano


 Vanderlei Lima of Brazil celebrates with the Brazilian flag after finishing third to win the bronze medal in the men's marathon  at Panathinaiko Stadium in Athens on 29/08/2004 © GETTY IMAGES/Clive Mason

Vanderlei Lima, apesar de não ganhar foi a figura da Maratona Olímpica. Um exemplo.

Figura Negativa do Ano

Svetlana Krivelyova of Russia makes a throw during the women's shot put final at the Ancient Stadium of Olympia in Olympia on 18/08/2004 © GETTY IMAGES/Scott Barbour

Svetlana Krivelyo
va, que em Olympia pareceu bater todas as concorrentes com grande nível, afinal estava possuída pelo espírito do Doping. Apenas uma sinédoque.

Revelação do Ano

Michael Phelps of USA competes in the men's swimming 100 metre butterfly heat at the Main Pool of the Olympic Sports Complex Aquatic Centre in Athens on 19/08/2004 © GETTY IMAGES / Adam Pretty

Michael Phelps,
pela sua idade, pois já se previa uma grande prestação nos Jogos Olímpicos

New Year's Day

All is quiet on New Year's Day
A world in white gets underway
I want to be with you
Be with you night and day
Nothing changes on New Year's Day
On New Year's Day

I will be with you again
I will be with you again

Under a blood red sky
A crowd has gathered in black and white
Arms entwined, the chosen few
The newspapers says, says
Say it's true it's true...
And we can break through
Though torn in two
We can be one


I...I will begin again
I...I will begin again


Oh...
Maybe the time is right
Oh...maybe tonight...


I will be with you again
I will be with you again


And so we're told this is the golden age
And gold is the reason for the wars we wage
Though I want to be with you
Be with you night and day
Nothing changes
On New Year's Day
On New Year's Day