domingo, julho 31, 2005

Porto

Hleb on the run

O primeiro jogo completo que vi da pré-temporada foi o Porto-Arsenal de hoje. Não sei se a época passada me habituou mal, mas penso que já não via uma primeira parte assim desde os tempos de Deus Nosso Senhor José Mourinho.
De Raul Meireles para a frente vi uma equipa de classe mundial, mas a defesa estava ao nível de um Benfica ou um Ramaldense. Não sei quem disse a Leandro que ele era um defesa, mas existem bastantes pessoas enganadas, desde o Brasil até à Turquia.

sábado, julho 30, 2005

Fim

O Comércio do Porto

Hoje assinala-se o fim do Diário Continental mais antigo. O Comércio fecha as portas depois de sobreviver a revoluções, guerras mundiais mas não consegue resistir a um ano em que o Benfica volta a ser campeão. E assim vai desaparecendo a alma portuense.
Obrigado Espanha.

sexta-feira, julho 29, 2005

Natação

A imagem “http://www.svomming.no/images/original/montreal2005_170_.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Diana Gomes, aos 16 anos foi a primeira portuguesa a chegar às Meias Finais de um Mundial de Natação. Um resultado fantástico mas que nos deixa a pensar.
Um 14º lugar num mundial ser um resultado histórico é algo bastante mau para uma modalidade e um país.
Olhando para as estrelas da natação de Mark Spitz a Ian Thorpe, passando por Franziska Van Almsick ou Inge de Brujn, reparamos que todas são de países desenvolvidos. Quanto maior o grau de desenvolvimento de um país, melhores as suas prestações na natação. Veja-se o caso de África, à excepção do país mais austral deste continente, não há um único resultado de jeito, sendo o nadador mais famoso um tal Eric Moussambani que nos Jogos Olímpicos de Sidney nadou sozinho demorando mais tempo a percorrer 50m que o recorde do mundo dos 100m.
Não há Gebresselassie's nem Tergat's na natação, os países em vias de desenvolvimento não têm direito a ganhar. E nós pelos vistos também não ganhamos, e por alguma razão.
Falam de Ota's, de TGV's ou do que quer que seja. Nós precisamos é de piscinas e clubes de natação. Essa é a charneira do desenvolvimento de um país. Uma piscina por pessoa é aquilo que devemos querer para sairmos da crise.

terça-feira, julho 26, 2005

A Reportagem...

Nem de propósito recebi d'O Vilacondense palavras de apreço sobre as minhas preocupações ambientais. É muito bom receber elogios e eles também os merecem pela qualidade do blogue. Permitam-me discordar, como alguém já discordou. Não pretendo ser figura, não quero ser incontornável nem quero ser do ambiente, até porque o ambiente é tudo o que eu não sou, já dizia o Einstein. Confesso mesmo que não tenho uma grande vocação para a área ambiental, mas se apesar disso conseguir ser útil para a melhoria da qualidade das pessoas e do ambiente, então só me posso sentir bem comigo mesmo. Por isso, podem-se rir do elogio à vontade que a mim não me afecta. Prefiro continuar a fazer o que me apetece e tem-me apetecido ultimamente fazer coisas úteis para a comunidade.
A última coisa útil que fiz foi encontrar este agradável caudal branquinho na Ribeira de Silvares.




















Que vinha nada mais nada menos que desta agradável conduta.




















Os populares queixaram-se da Zona Industrial a nascente da EN13 onde se situam fábricas de produtos químicos como a Probos (Colas Isar Rakoll), a principal visada nas críticas. a AAMDA foi até à dita fábrica, foi recebida com simpatia e houve uma visita guiada à ETAR onde mostraram que não existia naquele momento qualquer efluente a sair da fábrica. Os responsáveis também se mostraram preocupados com a situação que podia ser negativa para a imagem da empresa.
No dia seguinte, regressamos com um garrafão de Água do Luso (patrocinadora oficial) prontinho para receber análises. Não foi fácil, mas com o risco de cairmos a uma ribeira tão bem cheirosa lá retiramos a água (ou whatever)
















Munidos de uma barra de ferro salvadora, lá fomos rua acima à procura da origem do efluente.
Abre-se uma tampa de saneamento:
















Vê-se que uma ETAR não funciona já que os números do contador da luz mantêm-se os mesmos.
















Abre-se mais uma tampa.
















E de tampa em tampa, passa-se a Fapobol e continua o efluente, passa-se a Marminde e continua o efluente e mesmo no fim, lá encontramos a fonte poluidora. Uma conduta com liquido branco, outra sem liquido branco e algures no meio a ligação. Como é óbvio não vou divulgar o nome da empresa, mas em breve deixará de existir o agradável caudal branco. É de rir, não acham?

segunda-feira, julho 25, 2005

A notícia





















A grande peça que foi tão falada neste blogue está de volta!! E a primeira reposição, será onde???
EM VILA DO CONDE!
Dia 9 de Setembro no Auditório do CCO e inserido no festival de teatro!
Ao longo de Agosto novidades!

domingo, julho 24, 2005

Aniversário






Hoje comemora-se o 2º Aniversário deste blogue.
Foram 2 anos agradáveis.
Esperava comemorar este dia com um jantar, uma mudança de template e um desfile de premiados, no entanto o tempo urge e tenho um trabalho muito importante para entregar 2ª feira. Mas todas estas novidades chegarão.
Ainda hoje vou dar uma notícia em exclusivo e amanhã aparecerá uma Grande Reportagem surpresa.
Obrigado a todos os que têm seguido este blogue desde o início!

quarta-feira, julho 20, 2005

Pulgas

A imagem “http://milmaisuma.leiturascom.net/arquivo/Pulga.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Agora que o meu cão apanhou algumas pulgas, e tendo-o apelidado de STCP (Serviço de Transportes Colectivo de Pulgas), decidi dedicar-lhe esta música.

Pulgas

Pulgas
Já começo a ter as primeiras pulgas
Pulgas
Começam a nascer as primeiras pulgas
Pulgas a saltar
Pulgas a morder
Pulgas p'a coçar
Começo a lamber
Pulgas a saltar
Pulgas a morder
Pulgas p'a coçar
Pulgas a comer
Pulgas…
Pulgas
Já começo a ter algumas pulgas
Pulgas
Começam a nascer algumas Pulgas
Pulgas a saltar
Pulgas a morder
Pulgas p'a coçar
Começo a lamber
Pulgas a saltar
Pulgas a morder
Pulgas p'a coçar
Pulgas a comer
Pulgas…

segunda-feira, julho 18, 2005

Jogo



Benfica 2 - Chelsea 1

Um bom jogo de futebol, com grandes jogadas do novo avançado do Benfica. Foi só pena que os 2 golos de Tomasson tenham sido obtidos quando este estava fora-de-jogo.

Metro

Metro International

Hoje peguei pela primeira vez nesse jornal de referência chamado Metro. Muitos me disseram que compete com o Destak pelo título de 2º melhor jornal gratuito de Portugal. Não me acreditava, mas depois de ler só posso dizer que o Dica da Semana pode ter a longo prazo a sua liderança em perigo. Hoje vinha algo na capa como: Bebés podem morrer por dormirem na mesma cama com os pais.
Cuidem-se pedófilos...

Fura Dels Baus
















Ontem à noite na 2: vimos um espectáculo dos La Fura Dels Baus em honra de Prometeu com a Orquestra da Catalunha. Ainda há pouco mais de um mês vi ao vivo parte deste espectáculo no imaginarium de Santa Maria da Feira. Ontem descobri que ver La Fura Dels Baus na televisão é como comer uma Francesinha em Lisboa.

sábado, julho 16, 2005

Trap

A imagem “http://img78.photobucket.com/albums/v290/pobodonorte/treinadores/trapattoni_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Depois de sair do Benfica para o Estugarda por ter saudades de Itália, Trap acaba de roubar Tomasson ao seu clube anterior. Grande Trap!

quinta-feira, julho 14, 2005

França



Hoje, dia nacional de França, David Moncoutie vence uma etapa típica do pós-Montanha. Fuga longa e pelotão a dez minutos. Na flash-interview Moncoutie fala nos seus compatriotas que obtiveram uma boa classificação, como o 2º classificado Sandy Casar. Para um francês ganhar a 14 de Julho é quase tão importante como vencer todo o Tour. A diferença é que para ganhar o Tour é preciso ultrapassar com regularidade corredores de diversas nacionalidades com o mesmo desejo de vencer. Para ganhar neste dia apenas os franceses têm um desejo superlativado de vitória. É por isso que em 14 de Julho os franceses já ganham há 2 anos consecutivos mas nunca nenhum chegou de amarelo aos Campos Elísios desde Hinault em meados da década de 80. Os estrangeiros são muito fortes.
Por esta razão chegou hoje a notícia que a França irá suspender o acordo de Shengen. Dizem que é por causa dos terroristas mas ninguém pode acreditar. Em 11 de Setembro os terroristas já estavam nos EUA há vários anos, em Londres foram ingleses de Leeds que se tornaram bombistas suicidas, será que em França encerrar as fronteiras quererá dizer acabar com o terrorismo? Ou estarão antes a terminar com uma construção de liberdade conduzida por todos os Europeus?
Eu prefiro pensar que é por causa das derrotas no Tour.

quarta-feira, julho 13, 2005

Courchevel



Com pouco tempo para tudo, tenho pena de não estar a abordar o Tour da forma mais desejável. Apesar de não ter escrito nenhum post tenho estado muito atento à prova candidata a Património Mundial.
Hoje foi a primeira etapa com montanha a sério, com uma ligação de Grenoble a Courchevel. Depois de uma etapa de média montanha em que a Discovery desiludiu, Armstrong ficou sozinho num grupo defendendo-se de uma T-Mobile muito forte (Vinokourov, Ulrich e Klöden), hoje tudo mudou. Rubiera começou a última subida logo com um ritmo muito forte e o camisola amarela Voigt sem se conseguir mover assinou a sua carta de despedida, acabando por cair 76 lugares na geral. José Azevedo puxou pela corrida mais cedo do que no ano passado e depois de atirar o Moreau e Vinokourov para a retaguarda, encostou para o lado restando ainda Hincapie e Popovych ao lado de Armstrong. No entanto, a 10km da meta Armstrong pede a Popovych para fazer um sprint destruidor e fica sozinho com Valverde, Basso, Rasmussen e Mancebo. Parecia ser cedo demais e esperava-se que Basso atacasse pela primeira vez nestes anos. Afinal o italiano foi o primeiro a fraquejar. Sobraram 2 Ilhas Baleares (a Mallorca e a Menorca), 1 Rabobank e 1 Discovery. De todos apenas Rasmussen não puxou, o que não retira o mérito a alguém que ganhou a etapa anterior de uma forma heroica, com uma fuga desde o quilómetro 4 (Estou surpreendido com o ex-corredor de BTT, para mim é a maior figura do Tour até ao momento, mesmo que Armstrong esteja de amarelo). O final já era previsível, Valverde, o novo Jalabert (com potencial para ser melhor ainda) venceu o sprint. O futuro é dele.

sábado, julho 09, 2005

Surpresa

A imagem “http://www.povoasemanario.pt/images/mario%20almeida.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Recandidatou-se. Mais palmas engarrafadas e música de circo a serem servidos numa festa perto de si.

quinta-feira, julho 07, 2005

Humor (Muito) Negro


Dedicated to Rui Rio

Eles lá fazem transfegas ilegais de gás nos transportes públicos? Não têm mercearias? Go to the Tesco.

Açores

A imagem “http://www.felbers.net/photos/azores1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O que é certo é que já só falta um...

quarta-feira, julho 06, 2005

Londres

An artist's impression of how the Olympic Park would look in 2012

Todos sabemos que a eleição de uma cidade para receber os Jogos Olímpicos nunca é um evento muito democrático e sem qualquer corrupção. De qualquer forma, calhou Londres. Lá estarei, a não ser que me aconteça alguma coisa. Só não comprei bilhetes no site da Ryanair porque só vendem até 2006. Que ranhosos...

terça-feira, julho 05, 2005

Jantar

A imagem “http://www.povoasemanario.pt/images/mario%20almeida.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Segundo consta, no jantar de comemoração dos 24 anos, 3 meses e não-sei-quantos dias de Mário Almeida como presidente da câmara, para além de toda a festa referida pel'O Vilacondense surgiram dois factos interessantes:

- Uma música de circo quando o presidente entrou, lembrando aquelas focas com as bolas em cima do nariz ou os cãezinhos que se preparam para jogar futebol.

- Palmas gravadas mesmo à série cómica dos anos 70! Para que os presentes não terem que tirar as mãos dos talheres o sistema sonoro já tinha umas palmas dimensionadas para as pausas do discurso do presidente. Espectáculo!

Live 8

Long Walk to Justice

Finalmente os peditórios cansativos cessaram e passou-se a falar no que interessa. Os pobres dos países ricos cansaram-se de subsidiar os ricos dos países pobres. Alguns países terão a sua dívida perdoada, mas ainda faltam outros tantos. O slogan terá sido perfeito: We don't want your money, we want you.

domingo, julho 03, 2005

Gargalhada








Ao ler esta notícia do Primeiro de Janeiro
só posso soltar uma gargalhada. Quem é que pode acreditar que uma linha de metro não é inaugurada oara não ser aproveitada para camapnha eleitoral? Será que somos todos burros?
Ser incompetente é uma coisa, mentir para disfarçar a competência é outra...

Impressões
































Na sexta-feira fui à apresentação do livro Impressões Digitais de Pedro Brás Marques, com as suas crónicas do Terras do Ave. Foi uma apresentação bastante interessante, com o Blogger e Jornalista João Paulo Menezes e o Professor Universitário e Deputado Paulo Rangel. Tive oportunidade de conhecer pessoas que só tinha visto em fotografias na imprensa, o que não deixa de ser estranho. Este livro fará parte das minhas leituras de Verão.
Curiosa a conversa de Paulo Rangel que disse que não sabia o que Pedro Brás Marques escrevia porque não costuma ler a imprensa regional de Vila do Conde nem Blogues... "Se é que ele escreve em algum"...