domingo, julho 30, 2006

Em contra-mão

















Hoje, pelas 10h25 seguia eu no Nó de Francos, no sentido Norteshopping - Pedro Hispano quando encontro este belo Nissan Vermelho conduzido por uma senhora de idade, por baixo da rotunda que faz a ligação ao Bessa. A senhora nem marcha atrás sabia fazer, e queria continuar em frente para fazer inversão de marcha, não fosse o senhor do carro da frente impedi-la. Como é que estas pessoas têm carta?

sábado, julho 29, 2006

Cancelado















O concerto da Fanfare Ciocarlia foi cancelado devido à greve no Aeroporto de Barcelona, estando a banda de volta a 7 de Setembro (Lá estarei). São as contingências da globalização. Um aeroporto catalão em greve, impede a vinda a Portugal de uma banda romena.
Acabei por ir à Viagem Medieval, mais uma vez. Um fenómeno que leva a Santa Maria da Feira 500 mil visitantes numa semana, enchendo de gente todas as ruas. Um grande incentivo económico para todas as colectividades e comércio tradicional e uma grande festa para a população. Um exemplo para muitas outras cidades, com eventos culturais gastos e que não sabem evoluir. Falo do Porto e de Vila do Conde, por exemplo. Quem vê uma feira de artesanato há 20 anos e vê agora não nota qualquer diferença, a Viagem Medieval todos os anos é maior, em espaço, visitantes e qualidade.











































quinta-feira, julho 27, 2006



Ando a ouvir muita música dos Balcãs, nomeadamente Goran Bregovic. Amanhã vou ver ao palácio um dos grandes nomes deste estilo, Fanfare Ciocarlia, alguém me quer acompanhar? Ou só ouvem Shakira?

Eu não dizia?



Além de ser fraco, dopou-se. O Oscar Pereiro vai ganhar na secretaria...

terça-feira, julho 25, 2006

Sequestros



Olhe, eu estou magoado e indignado com os sequestros. Porque o que se passa com os sequestros no Líbano é um escândalo. Porque os sequestros, no fundo, é capturar pessoas. E as pessoas que estão em casa sabem que aquilo que estou a dizer é verdade. Os sequestros é apanhar pessoas. Como é que se chama a captura de um soldado da Al-Qaeda? Captura de um soldado da Al-Qaeda. Como se chama a captura de um soldado dos Estados Unidos? Captura de um soldado dos Estados Unidos! Como se chama a captura de um soldado de Israel? Ai, Ui, "O Sequestro". Mas que é isto? Onde é que os Israelitas são mais do que os da Al Qaeda e os dos Estados Unidos? Os da Al Qaeda e dos Estados Unidos são excelentes soldados. São excelentes soldados! E quem diz os da Al Qaeda e os dos Estados Unidos, pode dizer os Ingleses, os Russos, e os Franceses. Pronto, tudo bem, os franceses são um bocado maricas, mas os russos e os ingleses...

Justiça

A imagem “http://www.oise.pref.gouv.fr/Images/tribunal.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Um amigo meu foi assaltado há meia dúzia de anos e apresentou queixa em tribunal. Há uns meses a mãe dele recebeu uma carta a convocá-lo para uma audiência e deixou-a esquecida numa mesa. Hoje recebeu outra carta com uma multa de 250€ por não ter comparecido no tribunal.
Há assaltos que saem caro!

Agradecimento

A todos os que por aqui passaram e deixaram a sua mensagem de parabéns!

segunda-feira, julho 24, 2006

Este blogue faz hoje 3 Anos




















O mais antigo blogue vilacondense generalista em actividade faz hoje 3 anos e para comemorar irá publicar o seu primeiro livro com um best of de todos os posts que por aqui passaram.

domingo, julho 23, 2006

Presunção e Água Benta...

Mancha
















Hoje todas as praias de Vila do Conde estavam assim. Com uma mancha amarelada que provocou uma maré de bandeiras vermelhas e de peixes mortos. Num dia em que finalmente podia tomar um banho no mar acontece-me isto.

sábado, julho 22, 2006

E lá ganhou...

LANDIS Floyd (USA) © A.S.O.

Landis, depois do golpe de teatro e da minutada que levou há 3 dias, recuperou numa etapa o tempo perdido e hoje ganhou no contra-relógio os segundos que faltavam. Pode ser um vencedor justo (Pereiro também levou 30 minutos nos Pirenéus, mas é um vencedor fraco. Se o José Azevedo de há 2 anos fosse o mesmo de hoje, por esta altura estávamos a festejar uma vitória épica do melhor ciclista do Tour. Infelizmente não tinha a forma de outrora, e ficou num 19º lugar, que apesar de tudo faz com que suceda a Lance Armstrong como o melhor da Discovery (Popovych e Salvodelli foram uma desilusão e Hincapie nunca seria um candidato). Pereiro era o meu favorito, por ser galego e Landis americano e porque apesar de tudo é um ciclista com alguma História e não uma estrela cadente como Landis. Figuras, precisam-se.

sexta-feira, julho 21, 2006

Metro

A imagem “http://www.altrinchamfc.co.uk/05opmetset.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Uma das coisas que eu mais gosto no Porto é a forma como as pessoas sobem as escadas rolantes. Paradas, esperando pelo fim, sem as pressas das grandes cidades, com aquela calma de quem espera sempre alcança.

terça-feira, julho 18, 2006

Alpe d'Huez

SCHLECK Franck (LUX) © A.S.O.

A moda tem pegado. Colocar corredores nas fugas e depois ter ajuda extra nos pontos mais altos da subida. Foi isso que fez a T-Mobile com Mazolenni, a Phonak com Merckx e a CSC com Zabriskie, tendo ainda Schlek para ganhar a etapa.
Landis soube controlar sem espectáculo. Limitou-se a subir sem marcar a diferença, beneficiando da falta de argumentos de Cadel Evans e de Denis Menchov e aguentando bem com Kloden e Sastre. Provavelmente será ele a ganhar, o pior ciclista a ganhar um Tour desde que me lembro, e já acompanho isto desde as vitórias de Indurain.
Azevedo, que foi companheiro de equipa de Landis e sempre ficou à frente do americano quando competiam na US Postal. Hoje, com 32 anos, já não consegue fazer a diferença, mas continua a ser um grande corredor, mesmo quando chega mais de 7 minutos depois do primeiro.

segunda-feira, julho 17, 2006

Amanhã...

Uma análise da etape do Alpe d'Huez à imagem das que fiz ao longo do mundial.

Factos sobre o Líbano



O país que aparece em todos os telejornais tem uma maioria de católicos. Ou melhor, tinha em 1932 quando se realizaram os últimos censos. A partir daí nunca mais se soube nada. Outro facto interessante tem que ver com a sua democracia. O presidente tem que ser cristão, o primeiro-ministro sunita e o presidente da assembleia tem que ser xiita. Os membros do parlamento também são distribuídos por religião. O que será este regime? Uma partidoteocracia? Uma Teodemocracia? Uma Teoditadura?
O ser humano tem cada uma...

sábado, julho 15, 2006

Terminologia

A imagem “http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1231_beirute/1123830_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Porque é que um soldado israelita é raptado pelos terroristas palestinianos e um soldado palestiniano é capturado pelo exército israelita?

sexta-feira, julho 14, 2006

Scolari



Uma das coisas que admiro em Scolari é o facto de dar menos importância ao dinheiro que à felicidade, e a escolha por Portugal é exemplo disso.
Essa faceta da personalidade ajuda a unir ainda mais o grupo, restando saber quem sobrará e quem jogará neste apuramento para o Euro 2008.
Sobre o resto. Eu sei que as minhas críticas a Scolari são bastante fortes. Afectado por questões clubísticas? Talvez... Mas se são questões clubísticas é porque o meu clube tem razões de queixa, já que só se aponta o dedo aos portistas como os detractores de Scolari. Mas mesmo tentando afastar-me do clubismo, vejo em Scolari um treinador mediano. Em primeiro lugar pelo facto de ser extremamente defensivo. Um ex-central do Grêmio com ascendência italiana teria que ser mesmo um treinador de retranca. Portugal deixou de ser o Brasil da Europa e passou a ser a Espanha dos anos 80. Uma equipa com garra e que não ganha uma competição importante. Agora que o nosso Butragueño pendurou as chuteiras não sei o que será do treinador. Em termos tácticos, em 4 anos não conseguiu mudar de sistema com sucesso, apenas o 4-3-3 do costume, sem qualquer variação, apenas aquelas dos primeiros jogos do Euro e do Mundial que deram asneira. E uma equipa sem ponta-de-lança e que não se adapta a um resultado negativo bem pode arrumar as malas porque nunca ganhará uma competição importante.

terça-feira, julho 11, 2006

A Figura



Sendo um mundial sem estrelas, e porque é injusto dizer que houve um melhor jogador, ou um menos mau, vou falar na maior figura. Este é um mundial de Zidane. Por tudo, não o estou a eleger como figura positiva ou negativa, mas sim como a figura. Quer se queira quer não, Zidane esteve em tudo, na maravilha que é o seu toque de bola (Maradona e Pelé podem ter sido melhores, mas a forma como o francês acariciava a bola era única) e num daqueles momentos que sairão nos documentários feitos daqui a 20 anos. A expulsão que terminou a carreira de Zidane ainda terá mais impacto que aquela que despediu Sá Pinto. Será o momento do mundial e mais uma página da história do futebol. Mais importante ainda que a vitória da Itália.

Os 64 filmes do mundial

Alemanha 4 2 Costa Rica Viagem ao Princípio do Mundo
Polônia 0 2 Equador A estrada perdida
Inglaterra 1 0 Paraguai Fim de Semana com o Morto
Trinidade&Tobago 0 0 Suécia Piratas das Caraíbas
Argentina 2 1 Costa do Marfim A insustentável leveza do ser
Sérvia&Montenegro 0 1 Holanda O Holandês Voador
México 3 1 Irão Amizades perigosas
Angola 0 1 Portugal Non, ou a Vã Glória de Mandar
Austrália 3 1 Japão As Duas Torres
EUA 0 3 República Checa A Beleza Americana
Itália 2 0 Gana Exorcist IV: The Beginning
Coreia do Sul 2 1 Togo O lado longínquo do mundo
França 0 0 Suíça O Espelho
Brasil 1 0 Croácia A Leste nada de Novo
Espanha 4 0 Ucrânia Olé
Tunísia 2 2 Arábia Saudita Filhos de um Deus Menor
Alemanha 1 0 Polônia O Vizinho do Lado
Equador 3 0 Costa Rica Buena Vista Social Club
Inglaterra 2 0 Trinidade&Tobago 1492 - A Descoberta
Suécia 1 0 Paraguai Nada a Perder
Argentina 6 0 Sérvia&Montenegro E Tudo o Vento Levou
Holanda 2 1 Costa do Marfim A tulipa negra
México 0 0 Angola E a tua mãe também
Portugal 2 0 Irão O Quinto Império
República Checa 0 2 Gana África Minha
Itália 1 1 EUA Tudo bons rapazes
Japão 0 0 Croácia Sleepers
Brasil 2 0 Austrália Ocean's Eleven
França 1 1 Coreia do Sul Nas garras do mandarim
Togo 0 2 Suíça Gato Preto, Gato Banco
Arábia Saudita 0 4 Ucrânia V de Vingança
Espanha 3 1 Tunísia Residência Espanhola
Equador 0 3 Alemanha o Império Contra Ataca
Costa Rica 1 2 Polônia Adeus Lenine
Paraguai 2 0 Trinidade&Tobago O Novo Mundo
Suécia 2 2 Inglaterra Oficial e Cavalheiro
Irão 1 1 Angola Os outros
Portugal 2 1 México A Mexicana
Costa do Marfim 3 2 Sérvia&Montenegro Underground - A História de um país
Holanda 0 0 Argentina Dormindo com o Inimigo
Gana 2 1 EUA Pesadelo em Elm Street
República Checa 0 2 Itália Match Point
Croácia 2 2 Austrália Os Três Mosqueteiros
Japão 1 4 Brasil O Último Samurai
Ucrânia 1 0 Tunísia O último passageiro
Arábia Saudita 0 1 Espanha Lawrence da Arábia
Suíça 2 0 Coreia do Sul A idade do Gelo
Togo 0 2 França Amistad





Oitavos de Final

Alemanha 2 0 Suécia 15 Minutos
Argentina 2 1 México Era uma vez no México
Inglaterra 1 0 Equador Uma história simples
Portugal 1 0 Holanda Massacre no Texas
Itália 1 0 Austrália De Olhos Bem Fechados
Suíça 0 3 Ucrânia Máquina Zero
Brasil 3 0 Gana Deus é brasileiro
Espanha 1 3 França O Regresso do Rei





Quartos de Final

Alemanha 1 1 Argentina O Mundo Perdido
Itália 3 0 Ucrânia Instinto Fatal
Inglaterra 1 3 Portugal As Asas do Desejo
Brasil 0 1 França Jurassic Park





Meias-Finais

Alemanha 0 2 Itália Gone in Sixty Seconds
Portugal 0 1 França O Carteiro toca sempre duas vezes





3º Lugar

Alemanha 3 1 Portugal Last Days





Final

Itália 5 3 França O Mundo a seus Pés

segunda-feira, julho 10, 2006

Zidane



Zidane ganhou a Bola de Ouro da FIFA mes depois do que fez ontem. Como qualquer um gostava de jogar como Zidade, disponibilizo aqui o seu mais recente jogo.

domingo, julho 09, 2006

Itália - França [1-1 (5-3 após penalties)]



O último jogo de Zidane foi o seu maior pesadelo. Um jogo à imagem do mundial, com expulsões, poucas oportunidades e acabando nos penalties, onde Trezeget recebeu a resposta à brincadeira que fez na final de 2000. A Itália pareceu-me melhor, mas as minha aposta em Zambrotta falhou rotundamente, acabou por ser Grosso a marcar o último penalty e a ser o lateral mais marcante. Materazzi esteve em tudo, sobretudo no que ele melhor sabe fazer e Zidane nem a medalha foi buscar.
Ao longo da semana vou fazer uma análise mais detalhada a todo o mundial, hoje não tenho muito tempo, amanhã preciso de passar a um exame para acabar o curso.

Melhor em Campo: Materazzi (Itália)

Itália - França (Antevisão)



Ao fim de 63 jogos, chegamos realmente ao jogo que interessa. Duas equipas muito diferentes, dois treinadores muito diferentes e dois "futebois" muito diferentes. A França com um futebol de atractivo e de ataque (8 golos) e a Itália num futebol de contenção pouco vistoso (11 golos). A França vai actuar no 4-3-3 habitual, já aqui analisado ao pormenor. Hoje gostava de acrescentar o facto de Zidane não ter feito nada no jogo com Portugal devido à marcação suberba de Costinha. Pirlo ou Gattuso farão o mesmo e ou o génio sai do corpo trintão de Zidane e nos oferece um espectáculo magistral, ou então secará por detrás de um dos trincos italianos. Henry é perigoso quando vem de trás, mas contra Portugal o lance fatal foi quando recebeu de costas na área. Ricardo Carvalho deve ter facilitado por causa disso, menosprezou a capacidade de Henry em fazer outro tipo de jogo, o francês não é Pauleta e apesar de ser melhor quando parte em corrida, não deixa de ser um grande ponta-de-lança de área (preferia Trezeguet ao lado dele, mas Domenech aposta cegamente em Malouda).
A Itália jogará num 4-4-1-1, dependendo da situação, mantendo a equipa da meia-final, contendo os avanços franceses e pronta a atacar nos lances certos. Zambrotta e Grosso são duas figuras muito importantes e hoje aposto no primeiro, já que Ribery deverá encostar Grosso à sua defesa.
Aposto na Itália, apesar da França ser favorita.

sábado, julho 08, 2006

Alemanha - Portugal (3-1)



Os frangos do Ricardo são fritos em azeite, e por isso vêm sempre ao de cima. Já estava à espera deste desfecho, quem é mau, por muito que difarce não consegue, e os frangos são mais fortes que o Ricardo. Portugal hoje jogou bem, talvez tenha feito o melhor jogo do mundial. Scolari também arriscou pela primeira vez, foi preciso estar a perder 2-0 num jogo a feijões para o fazer, apesar disso notaram-se mais uma vez as fragilidades da equipa quando sofre um golo primeiro. Dos jogos em fases finais com Scolari, só contra a Inglaterra em 2004 Portugal conseguiu empatar após sofrer um golo primeiro. Nos outros 4 jogos perdeu sempre, as coisas explicam-se por si. Por outro lado, Nuno Gomes marcou em meia hora tantos golos quantos Pauleta e Helder Postiga juntos em todo o mundial. E ainda dizem que o treinador é bom.
A Alemanha teve os frangos (e não a sorte) do seu lado, e por isso ganhou bem.
Gostava de fazer uma menção ao jogo de 3º e 4º lugar. Geralmente parece mais um jogo particular do que parte de um mundial, não serve para muito, e o único momento positivo que vi num jogo destes foi há quatro anos quando os jogadores da Turquia e da Coreia deram a volta ao relvado festejando de mãos dadas o grande mundial que fizeram, hoje tive pena que fosse diferente. À parte desse momento memorável não sobra nada. A ideia de um jogo do 3º e 4º lugar é ilógica já que se trata de uma Taça do Mundo. World Cup não é um World Championship, nós é que traduzimos erradamente para Campeonato do Mundo (os brasileiros nisso sao mais espertos e chamam-lhe Copa do Mundo). E sendo uma Taça (ou Copa), disputa-se um troféu, e não uma classificação (como um campeonato). Por isso todas as equipas jogam para ganhar a taça, decidindo-se no final quem a ganha. Não faz por isso sentido classificar as outras equipas. Na taça de portugal também não há 3ºs e 4ºs....

Melhor em Campo: Schweinsteiger (Alemanha)

sexta-feira, julho 07, 2006

Ontem saiu-me esta...

A imagem “http://www.fontedeluz.com/gastronomia/images/mousse_ananas.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Semi-frio é o lusco-fusco das sobremesas (5º-7ºC)

quinta-feira, julho 06, 2006

As Televisões e o Mundial (1)



Em primeiro lugar gostava de vos falar desse portento do jornalismo chamado Nuno Luz, da SIC desde pequenino, quando fazia excelentes reportagens para os Donos da Bola. Aqui apanhamo-lo a saudar desportivamente os ingleses após o último penalty de Cristiano Ronaldo. Existem outras histórias, como ontem quando após o jogo perguntou ao Deco porque é que ele tinha cantado o hino desta vez (quando Deco já canta o hino desde o início do mundial). O pior reporter da televisão portuguesa, de longe, e continua lá há uma data de anos.

Afinal quem é defensivo?



Itália 11 Golos
Alemanha 11 Golos
Argentina 11 Golos
Brasil 10 Golos
França 8 Golos
Portugal 6 Golos
Inglaterra 6 Golos
Ucrânia 5 Golos

Chamam-lhes defensivos mas têm mais 3 golos que a França e quase o dobro de Portugal. Não vieram de um grupo acessível como a Alemanha e são de longe os melhores marcadores da 2ª fase com 6 golos. A única dúvida será: onde estaria a Austrália se aquele penalty não fosse marcado?

quarta-feira, julho 05, 2006

Portugal - França (0-1)



Nada do que disse aqui foi cumprido. Deco esteve mal e Figo aos 15 minutos já estava cansado. Scolari pagou neste jogo por tudo o que fez ao longo do Mundial. A começar pela não-convocação de Quaresma, que é infinitamente melhor que Boa Morte e que hoje seria o jogador ideal para explorar as fraquezas de Abidal. Depois, o seleccionador mostrou que só tem um sistema e que quando o altera desmorona-se tudo, Costinha saiu e Portugal deixou de jogar. O problema não foi a substituição, o problema foi a falta de um plano B, notou-se a falta de rotina da equipa para jogar com menos um elemento no meio campo. Por outro lado, não sei onde tinha a cabeça quando tirou Pauleta e passado 5 minutos colocou Meira a ponta-de-lança. É bom queimar substituições. Aliás, não sei onde tinha a cabeça quando colocou Pauleta na lista de convocados. Scolari é um bom gestor de grupos, não inventa muito nas suas equipas mas é um treinador mediano, não soube explorar as fraquezas do adversário nem fazer alterações à sua equipa base. Espero que não renove.
A França marcou e depois limitou-se a defender o resultado, tentando disfarçar as falhas dos laterais e do guarda-redes e defendendo atrás da linha da bola após aperceber-se que Portugal com a Inglaterra esteve 1h com mais um jogador e não marcou um único golo. Repetiram a receita e só Barthez ia dando um novo alento à equipa portuguesa. A Itália vai ganhar na final.

Melhor em Campo: Thierry Henry (França)

Portugal - França (Intervalo)



É uma pena que o melhor defesa tenha errado num jogo tão importante. Mas nada está perdido.

Corrupção

A imagem “http://www.farroupilha.com/introducao_nossasenhora.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Este post do siX veio-me relembrar algo que já tinha pensado há algum tempo, a interferência de factores divinos nos jogos de futebol. A influência de terceiros em resultados desportivos é, em qualquer parte do mundo, considerada corrupção. Ora, quando alguém reza, faz mezinhas voodoo ou coisas parecidas para ganhar um jogo está a influenciar terceiros (mesmo que inexistentes) para influenciar o resultado. Isto é corrupção, quem pede favores à Nossa Senhora de Caravaggio está corromper, e se esta tem influência no jogo pondo um guarda-redes a defender 3 penalties está a ser corrompida. O futebol deve ter 11 jogadores e uma bola, e não ser condicionado por apostas desportivas ou influências divinas, a única mão de Deus é a de Maradona. Aliás, o Brasil já ganhou 5 mundiais graças a este tipo de corrupção.
Cadeia com eles!!! Já!! Traficantes de Influências!!! Queremos o futebol para nós!!

Portugal - França (Jogadores em Destaque)



Patrick Vieira



Deco

Portugal - França (Antevisão)

A imagem “http://www.thefa.com/NR/rdonlyres/3F8547E2-6670-4E04-89AB-43E0BF91C717/31639/France_Giresse_1984_H.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Ontem tivemos o embate entre 4-4-2 bem distintos, hoje vamos encontrar um duelo de 4-3-3 com semelhanças.
Portugal jogará na máxima força, Costinha ganha em jogo aéreo a Petit, o que hoje se torna muito importante devido ao poder físico de Zidane e Vieira, Deco ganha a Tiago em tudo e esperemos que também ganhe a Makelélé. Meira e Carvalho parecem começar a acertar, de um lado Miguel consegue subir bem, do outro Nuno Valente não arrisca tanto e tem altura para se juntar aos centrais nos lances aéreos (mais uma vez fica aqui salientada a importância destes lances no jogo de hoje). À frente existe a grande falha, nem Pauleta, nem Postiga nem Nuno Gomes são pontas de lança para jogar a meia-final de um mundial, aliás, Cristiano Ronaldo é bem melhor do que qualquer um deles naquela posição, mas faz falta encostado à linha.
Quanto à França, tem um meio-campo de luxo. Makelélé é o grande culpado da queda do Real Madrid, Vieira é um jogador que não gosto nada (personalidade terrível) mas que tenho que admitir que tem muita qualidade e está a fazer o mundial da sua vida e Zidane, que com este mundial se encontra cada vez mais próximo de Pelé e Maradona. Na frente temos Ribéry, a grande revelação do Mundial, Henry no meio e Malouda na esquerda. Na defesa estará o calcanhar de aquiles, os laterais não são muito bons e os dois centrais não têm a mesma consistência de um Desailly ou de um Leboeuf como em 98.
Portugal para ganhar precisa de aproveitar a fraquesa dos laterais, explorar ao máximo Sagnol, que com Ronaldo pela frente ficará tonto muito depressa, mas para isso é preciso a bola chegar lá, sendo essencial a supremacia a meio campo. Na defesa, se Henry ficar encostado aos centrais e não conseguir vir ao meio campo e arrancar com a bola, não será um jogador perigoso, a questão é segurá-lo. Se Meira for atrás de Henry até ao meio campo, podem ser feitos lançamentos em profundidade para Ribery entrar em velocidade, se Costinha marcar Henry sempre que este recuar Zidane fica solto. Não poderão existir marcações individuais muito vincadas, tem que ser feito um sistema à zona muito flexível e em que os extremos têm um papel muito importante na estrutura defensiva, porque uma única descompensação será fatal. Também o papel defensivo de Deco será fundamental, já que Makelélé não sobe e a cobertura a Vieira permitirá ter Costinha, Meira e Maniche para Zidane e Henry. No ataque, para além dos laterais a explorar, a incapacidade de Zidane defender como antigamente também poderá ser explorada, ganhando-se superioridade numérica no meio campo a espaços, mas sempre com um olho no génio francês.

terça-feira, julho 04, 2006

Alemanha - Itália (0-2)



Como escrevi antes, não me surpreende o resultado. A Itália foi sempre a melhor equipa em campo, e embora com m sistema ultra-defensivo esteve nos 90 minutos sempre mais próxima do golo. Marcelo Lippi também foi o único a fazer substituições de alguém que quer ganhar o jogo, colocando Iaquinta ao lado de Gilliardino com a saída de Camoranesi e trocando Perrotta por Del Piero. Podem ter sido tarde mas o que é certo é que marcaram dois golos, aproveitando a fraqueza física da Alemanha e o primeiro, por um lateral, Grosso. É revolucionário o peso dos laterais nesta equipa, nos 3 jogos mata-mata foram eles (e os árbitros) a decidir. Klinsmann mostrou-se ao nível de Van Basten, grande ponta-de-lança mas um treinador pouco experiente e sem saber o que fazer com os seus jogadores.

Melhor em Campo: Grosso (Itália)

Alemanha - Itália (90 minutos)



Não houve golo, ninguém andou lá perto e as substituições pouco trouxeram. Klinsmann arriscou um pouco com a entrada de Odonkor mas contra uma equipa que tem 3 médios defensivos não é arriscar nada. Lippi tirou Luca Toni por Gilliardino mas é igual, as bolas não chegam lá. O mais provável são os penalties mas dependerá muito do estado físico dos jogadores e de um golpe de sorte. Ao contrário do que acontecia na segunda parte já não me acredito que a Itália marque.

Alemanha - Itália (Intervalo)



A Alemanha surpreendeu com Schweinsteiger no banco e Borowski e Kehl a titulares. A Itália entrou com o 11 que antevi. O resultado: um jogo muito mastigado a meio campo com a Itália mais perigosa, sobretudo após as subidas de Grosso e Zambrotta. Não estou a ver a Alemanha a marcar um golo, ou fica 0-0 até ao fim ou a Itália marca e Klinsmann entra com a artilharia pesada.

Hoje

Comentário à primeira parte no intervalo do jogo!

Alemanha - Itália (Jogadores em Destaque)



Marco Materazzi



Michael Ballack

Alemanha - Itália (Antevisão)



A reedição da final de 82 vai acontecer hoje nas meias finais. A Itália e a Alemanha fazem juz às suas tradições, com uma excepção, chama-se Ballack e é um alemão com técnica.
Vai ser um duelo de 4-4-2, embora haja diferenças entre os dois esquemas.
A Alemanha utiliza algo mais próximo de um 4-1-2-1-2. Lehman na baliza, na defesa Friedrich com rins bem duros na direita, dois centrais pouco consistentes, Metzelder e Mertesacker e na esquerda a surpresa Lahm, que mesmo jogando com o pé direito consegue ser o melhor lateral esquerdo do mundial. À frente da defesa Frings encontra-se suspenso, deverá jogar Kehl que é mais consistente na defesa que Tim Borowski, de qualquer forma vai-se notar a falta do habitual titular. A descair para as laterais estarão Schweinsteiger e Schneider, que nunca serão muito ofensivos e servirão sempre Ballack, o grande pivot do ataque, servindo os rápidos Klose e Podolski, a melhor dupla de avançados do mundial.
A Itália apostará num 4-4-1-1, bem mais defensivo e em que o número 10 (Totti) jogará mais adiantado e solto que Ballack mas apenas com Luca Toni à sua frente. A defesa deverá ver regressar Materazzi ao eixo, fazendo dulpa com Cannavaro, dois laterais que pouco sobem mas que quando atacam são perigosíssimos (Zambrotta e Grosso) e um meio campo musculado, Gattuso, Perrotta, Pirlo e Camoranesi pressionando logo o meio campo alemão e defendendo em sucessivos triângulos, saíndo um jogador a pressionar o alemão que tiver a bola sempre apoiado por 2 jogadores atrás de si formando os outros dois vértices.
A Alemanha é a favorita para a maior parte da opinião pública, mas para mim a Itália tem mais possibilidades de ganhar.

Melhor golo



Maxi Rodriguez (Argentina-México)

Uma recepção perfeita, quase de costas para a baliza, uma rápida rotação e de um ângulo dificílimo coloca a bola na gaveta. De longe o melhor golo até agora.

segunda-feira, julho 03, 2006

Equipa Ideal após Quartos de final

A imagem “http://anjosedemonios.weblog.com.pt/arquivo/porto%202.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Guarda-Redes:
Buffon (Itália)

Defesas:
Lahm (Alemanha), Ayala (Argentina) e Ricardo Carvalho (Portugal)

Médios: Frings (Alemanha), Maniche (Portugal) e Zidane (França)

Avançados: Figo (Portugal), Fernando Torres (Espanha), Miroslav Klose (Alemanha) e Ribery (França).

Saídas: Zuberbuheler (Suiça), Puyol (Espanha) e Ronaldo (Brasil)
Entradas: Buffon (Itália), Lahm (Alemanha) e Ribery (França)

domingo, julho 02, 2006

Vermelho


Um dos vermelhos mais famosos do mundial foi este de Materazzi (filho do ex-treinador do Sporting homónimo), como se pode ver o jogador italiano não acerta no australiano Bresciano (bela rima) mas atinge o seu colega Cannavaro com os pitons em riste. Até a mim me doeu aquela entrada mas Cannavaro fica na mesma, como se não fosse nada. E se não fosse um colega de equipa, o que ele faria?

A Resposta



Porque é que Hargreaves foi considerado o melhor em campo pela FIFA?
O título de melhor em campo é atrbuído pelo membro do Grupo de Estudos Técnicos nomeado para cada jogo (tal como um árbitro). Para o Inglaterra-Portugal foi nomeado Roy Hodgson, ex-treinador do Inter, ex-seleccionador Suiço (no tempo em que os helvéticos eliminaram Portugal na qualificação para o EUA '94) e... inglês. É fácil ver o que ele pensou do jogo.

sábado, julho 01, 2006

Brasil - França (0-1)



Surpreendente apenas para quem não acompanhou os jogos anteriores de ambas as equipas. O Brasil apresentou-se como o costume, muito fraquinho e com duas alterações que não trouxeram nada. Gilberto Silva foi pior que Émerson e Juninho Pernambucano andou tão desaparecido como Adriano. Ronaldinho esteve um pouco melhor, Ronaldo continua gordo. O 4-2-4 passou a 4-3-3 portanto, mas o futebol manteve-se. A França manteve o 4-3-3 habitual mas o nível do futebol subiu imenso. Quem viu o primeiro jogo com a Suiça e vê este, encontra uma equipa completamente diferente. Confesso que preferia ver o Trezeguet ao lado de Henry abdicando de Malouda, que pela destreza de Ribery parece deixar o seu flanco um pouco coxo. Henry sozinho no meio não parece tão determinante, mas hoje resultou. Zidane esteve ao seu nível e Ribery soberbo. A ajudar, as substituições de Parreira, troca de laterais e Kaká por Robinho é a mesma coisa que entregar a vitória à França.

Melhor em Campo: Frank Ribery (França)

Portugal - Inglaterra (0-0 [3-1 após penalties])



Há guarda-redes tão maus, tão maus que defendem 3 penalties.

Melhor em Campo: Ricardo (Portugal) Arghhhh

Entrevista do dia

A imagem “http://emplastro.no.sapo.pt/imagens/fotos/aparicoes/foto8a.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

P: Vejo que traz uma camisola vermelha, e adereços?
R: Trouxe a minha mulher...