quarta-feira, janeiro 31, 2007

Terras do Ave

Rio Torto



Rio Tinto

Artigo Publicado no Terras do Ave

Aborto: Essa questão politico-partidária

O aborto como questão politico-partidária surgiu ainda nos idos da dos Estados Gerais em França. Reza a História que todos aqueles que eram favoráveis à despenalização da interrupção voluntária da gravidez se sentaram à esquerda do rei, já que do lado direito se tinham sentado a nobreza e o clero.

O aborto como cerne da mais profunda discussão política surge mais tarde no livro “Riqueza das Nações” de Adam Smith. Este livro gira em torno do mercado que poderá existir com a legalização do aborto e das suas consequências nefastas para a economia. O objectivo é que persista uma mão invisível no ventre das grávidas que as impeça de abortar. Mais tarde, num pequeno anexo desse mesmo livro fala por alto na relação da tal mão invisível no ventre da mulher que também pode ser pensada no sentido em que cada indivíduo ao perseguir o seu próprio interesse está a contribuir para o bem comum. Karl Markx critica o sistema filosófico anti-aborto de Hegel, esse idealismo que diz que se for proibido não haverá quaisquer aborto clandestino. Marx contraria esta ideia e diz que deve-se liberalizar o aborto por acção do Estado para que mais tarde acabem os abortos clandestinos. Ao estado cabe o papel de financiar todo os abortos possíveis para que não existam aborteiras em vãos de escada (Marx, 1867).

Todo o sistema político existente tem como base o aborto, e por causa disso esta questão é sobretudo uma luta partidária. Ser de esquerda significa votar sim, ser de direita significa votar não. Qualquer alteração a esta forma de pensar é considerada uma aberração da natureza e o interveniente deve ser internado para respectiva formatação de todos os seus discos rígidos.

E já que falamos em aberrações. Uma dúvida que me tem surgido: Segundo algumas pessoas provenientes de meios religiosos, os homossexuais são considerados aberrações. Sendo aberrações, caso se detecte a homossexualidade num diagnóstico pré-natal, será que essas pessoas religiosas são favoráveis ao aborto?

A

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 30, 2007

Palavras para quê?

Um artista português.



Também aqui e aqui.

Etiquetas:

domingo, janeiro 28, 2007

Em Leiria...



Parece que o roubo foi mesmo real!

sábado, janeiro 27, 2007

Apito Encarnado

A imagem “http://i20.photobucket.com/albums/b226/ultimoreduto/apitovermelho.gif” contém erros e não pode ser exibida.

As arbitragens mais tendenciosas, mais manipuladoras, não são aquelas que marcam penalties inexistentes ou inventam expulsões. As arbitragens mais tendenciosas são aquelas que puxam uma roldana capaz de levantar o campo de um lado e incliná-lo para o outro.
Uma arbitragem bem feita é aquela que marca todas as pequenas faltas para um lado, e que após uma equipa sofrer um golo marca faltinhas em tudo que é sítio e mostra cartão amarelo ao guarda-redes contrário para passar mais tempo. Esses jogos ganham-se nos foras-de-jogo, nas faltas no meio campo e numa selecção criteriosa dos jogadores a amarelar (defesas de um lado e avançados e guarda-redes do outro). Pelo meio, todos os lances duvidosos são vistos numa direcção, sejam penalties, expulsões ou foras-de-jogo.
No final, em todos os resumos existirão lances duvidosos que ficam ao critério do árbitro e esquece-se todo o joo restante onde o árbitro trabalhou como uma formiguinha. Jorge Coroado, no caso de não ser o Sporting o prejudicado, será o primeiro a pactuar com esta ideia.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Petroquímica?

A imagem “http://www.galpenergia.com/NR/rdonlyres/eqgubwdozzc5p4t3ikknrukl7gtwdpgwhfmquw7gegssolosskkatc4ruithberfkb5aq7fyldkk6xfhg75z7y4jx6f/sines+inicio_300.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Como é que no mesmo dia saem esta e esta notícias?
Estarei a enlouquecer?

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Grandes Portugueses... vivos

Voltar à Homepage
1º Mário Soares
2º Eusébio
3º PINTO DA COSTA

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Previsões 2007

A imagem “http://www.professorkaramba.eol.pt/imagens/img_prof.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Para Portugal:

- Cavaco Silva continuará a ser Presidente da República
- José Sócrates continuará Primeiro-Ministro
- As relações entre ambos serão sempre óptimas.
- Vão existir acidentes e mortes nas estradas nacionais.
- Os espanhóis vão comprar empresas portuguesas.
- O Primeiro-Ministro visitará a China
- Jerónimo de Sousa irá liderar o PCP
- Morrerá uma personalidade conhecida

Para o Mundo:

- Existirão muitos atentados no Iraque
- Existirão atentados no mundo
- Existirá um sismo de intensidade elevada
- A Coreia do Norte vai continuar a ser comunista
- Bush continuará presidente
- Existirão furacões e catástrofes naturais
- Vai estrear em Portugal um filme do David Lynch

Para o desporto:

- O FCPorto vai ser campeão nacional
- A próxima Liga dos Campeões terá pelo menos duas equipas portuguesas
- Rui Costa não voltará à selecção
- Vítor Baía também não
- Figo também não
- Pauleta gostaria mas também não regressa
- Portugal não será Campeão do Mundo de Futebol Sénior este ano
- A Itália continuará a ostentar esse título
- O Benfica não ganhará a Taça UEFA
- Jesualdo Ferreira continuará no Porto pelo menos até final da época
- O Barcelona será campeão espanhol
- Mourinho sairá do Chelsea
- O Lyon será campeão francês
- O campeonato do mundo de Basebol vai ser ganho por uma equipa americana
- A NBA também
- Igualmente para a NFL

Rio Tinto

2007

15 dias após a passagem de ano, hesitei sobre o tema deste texto mas penso que é a altura de abordar sem medo um problema muito importante para a humanidade. Devido à diferença de fusos horários não há Bebés do Ano nos Açores. É um fenómeno que me revolta e que tem sido propositadamente silenciado pela comunicação social portuguesa.
O povo açoriano é um povo que está habituado a sobreviver com as grandes catástrofes, um povo sofredor que vive isolado mas consegue manter a sua identidade. Têm sismos a torto e a direito, mas pronto, ninguém tem culpa disso, são fenómenos geológicos imprevisíveis. Têm erupções vulcânicas mas lá está, são na mesma fenómenos geológicos de que ninguém tem culpa. Têm chuva todos os dias e volta e meia levam com uma grande tempestade mas pronto, são fenómenos geofísicos e a justificação é mesma. Vivem isolados no meio do Atlântico e não sabem bem se são europeus ou americanos, é um fenómeno geográfico e temos que arcar com as consequências. Mas, desculpem lá, não se pode dizer que o facto de não terem Bebés do Ano é um fenómeno geoqualquercoisa porque não é. Porque é que um açoriano haverá de nascer com as suas hipóteses de ser Bebé do Ano hipotecadas?
E o problema não se fica por aqui. Vamos comparar um bebé nascido às 23h30 na Horta e um bebé nascido às 0h30 em Salvaterra de Magos. Ambos nasceram exactamente ao mesmo tempo, mas o açoriano nasceu em 2006 e o salvaterrense em 2007. O que isto origina? O açoriano vai um ano mais cedo para a escola, vai ser sempre um ano mais velho e, se por acaso, fosse um automóvel desvalorizava muito mais cedo. Que democracia é esta em que duas pessoas nascidas no mesmo dia e à mesma hora são diferentes por meros pormenores legais?
Os madeirenses, que até há alguns anos padeciam do mesmo problema, hoje já têm o mesmo fuso horário de Portugal Continental após uma pressão disfarçada mas eficaz. Chegou a altura de darmos voz a este problema que mina a nossa democracia. Queremos um Bebé do Ano Açoriano!

Etiquetas:

domingo, janeiro 14, 2007

STCP

Bild

No dia 1 de Janeiro a rede STCP sofreu uma revolução. Uma revolução tardia por um lado e demasiado cedo por outro. De qualquer modo seria uma óptima notícia para a maioria das pessoas se as coisas fossem bem feitas do início ao fim.
Finalmente as linhas dos STCP vão estar articuladas com o Metro e com os operadores privados, existindo uma complementaridade entre todo o sistema de transportes. Os autocarros servem de alimentadores e o Metro possibilita um serviço rápido. Já não existem linhas de autocarro e metro sobrepostas e deste modo é possível maximizar o funcionamento da rede.
Mas se isto é tão bom porque é que se queixam tantas pessoas?
Por causa do tarifário. Continuando a existir um tarifário único STCP as pessoas terão que fazer 3219839013809 transbordos entre autocarros para não usar o metro, e sendo o seu tarifário mais barato que o andante não querem mudar. Este é o grande erro. Só deveria existir um único bilhete para toda a rede de transportes, incluindo transportes privados, já que as novas linhas STCP só funcionam em complementaridade com os outros modos. É este o ovo de Colombo de que ninguém quer falar.

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 09, 2007

Serviço "Anti-Portista com Alzheimer"



O Blogue (ouriço-cacheiro) disponibiliza a partir de agora o serviço "Anti-Portista com Alzheimer". Para aceder a este serviço envia um e-mail para ouricocacheiro@gmail.com com a palavra CAMPEAO e receberás o nome do campeão e actual 1º classificado da liga bwin assim como a distância para os seus perseguidores.

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Bem...



... parece que acabei o curso.
Entrei em Setembro de 1999, fiz o meu último exame em Dezembro de 2006. Não me envergonho do tempo que levei, mas arrependo-me de muitas coisas que fiz e ainda mais do que não fiz. Não foram 7 anos muito agradáveis, entrei logo a detestar tudo e todos, passei a detestar apenas 90% do curso e a fazer ao ritmo que me apeteceu.
Foram 7 anos de sofrimento a nível académico mas 7 anos em que soube viver todos os outros momentos. O meu único orgulho destes tempos está aí e nas pessoas que conheci.
Acabei por ficar a trabalhar na FEUP ainda antes de acabar o curso e assim vou continuar pelo menos até ao Verão. Vi o meu fantástico 12,3 a Betão quando desci do meu local de trabalho até ao rés-do-chão para devolver um telemóvel perdido. Depois subi e entre parabéns dos meus amigos e colegas de trabalho (e de curso também) voltei a trabalhar como se nada fosse. Não foi uma alegria, foi uma mera formalidade.
Para quem no primeiro dia de aulas disse logo que isto de Engenharia Civil não é a minha vocação, estar agora a trabalhar na faculdade é um bocado estranho. Simplesmente acho que não tenho vocações, tenho apetites e vou vivendo em função do que me apetece ser e fazer. Talvez se chame a isto liberdade... Talvez se chame egoísmo (é mais provável).

P.S.: Não me dêem os parabéns! Apenas um gajo burro como uma porta demora 7 anos a acabar um curso de Engenharia Civil.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 03, 2007

A imagem “http://www.professorkaramba.eol.pt/imagens/img_prof.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Há um ano fiz as previsões para 2006, vamos agora ver qual o meu grau de certeza:

Para Portugal:

- Cavaco Silva será Presidente da República=>CERTO
- Jorge Sampaio abandonará o seu cargo.=>CERTO
- José Sócrates continuará Primeiro-Ministro.=>CERTO
- Vão existir acidentes e mortes nas estradas nacionais.=>CERTO
- Os espanhóis vão comprar acções em empresas portuguesas.=>CERTO
- Vão ser inaugurados muitos blogs=>CERTO
- Outros terminarão=>CERTO

Para o Mundo:

- Existirão muitos atentados no Iraque=>CERTO
- Existirão atentados no mundo.=>CERTO
- Existirá um sismo de intensidade elevada=>CERTO
- A Coreia do Norte vai continuar a ser comunista=>CERTO
- Bush continuará presidente=>CERTO
- Existirão furacões e catástrofes naturais=>CERTO
- King Kong ganhará pelo menos um Óscar=>CERTO


Para o desporto:

- O FCPorto vai ser campeão nacional=>CERTO
- A próxima Liga dos Campeões terá pelo menos duas equipas portuguesas=>CERTO
- Rui Costa não voltará à selecção=>CERTO
- Figo abandonará a selecção=>CERTO
- Vitor Baía não será convocado enquanto Scolari for seleccionador=>CERTO
- Portugal não será Campeão do Mundo=>CERTO
- Angola também não=>CERTO
- O Benfica perderá como Liverpool=>ERRADO
- Co Adriaanse continuará no Porto pelo menos até final da época.=>CERTO
- Morrerão jogadores de futebol em todo mundo por paragem cardíaca=>CERTO
- O campeonato do mundo de Basebol vai ser ganho por uma equipa americana=>CERTO
- A NBA também=>CERTO
- Igualmente para a NFL=>CERTO

Conclusão: 96,3% de previsões certas!
2004: 82,7%
2005: 93,2%

Amanhã as previsões para 2007

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 02, 2007

Terras do Ave

Rio Torto

Esta semana estava para apresentar aqui um filme. Mas com o tempo o filme ganhou dimensão e será mesmo uma grande produção a estrear daqui a algum tempo. Por isso, e para já vou ficar por este comunicado sobre os chineses via Bravos do Mindelo.

Rio Tinto

Tinta da Chin
a

Nunca percebi nas minhas aulas de Educação Visual porque é que os compassos traziam uma panóplia de bugigangas. É para a Tinta da China! - diziam-me, mas nunca cheguei a perceber o que tinha uma tinta de tão especial para ser da China.

Certo dia, estando eu a precisar de desenhar umas Circunferências de Mohr, decidi comprar um compasso. Mas onde é que isso se vende? Foi rápido o raciocínio que se seguiu. Compasso–Bugigangas–Tinta da China–China–Chineses! Claro! Tinha que ir aos chineses comprar compassos dos que têm Tinta mesmo da China. Fui à Varziela e um chinês embrulhou-me aquilo num papel. Quando chego a casa descubro que o papel trazia uma carta escrita em Mandarim. Tendo eu tirado um curso por correspondência, vou partilhar convosco as suas palavras. Para manter o anonimato, vamos omitir o Xeng Ju Xiao. Chamemos-lhe apenas João.

“Olá Mãe!

Cheguei à Europa, estou numa região chamada Espanha numa pequena aldeia de nome Portugal. Tem apenas 10 milhões de habitantes e tudo aqui é muito pequeno. Que saudades da nossa velha Quinghai!

Os habitantes são muito estranhos, não conseguem trabalhar sequer 15h seguidas e mesmo assim queixam-se. Têm um passatempo muito estranho: passam a vida a passear cães e nem os comem no fim. Com tanto passeio o animal fica musculado e sem aquela gordurinha que tanto gostamos. É também um povo muito fechado que não se mistura na nossa comunidade, talvez se sintam isolados por serem uma minoria, é vergonha de serem apenas 10 milhões. Ultimamente até chegaram a ter atitudes xenófobas, dizem que andamos a comer os nossos compatriotas que morrem, já que não há registo de mortos chineses. A sua frase favorita é “Não sou racista, gosto de pretos, só chineses e ciganos é que não!”. E além de lançarem boatos, as funerárias obrigam a pagarmos um dinheirão para levarmos os nossos féretros para a China. Por falar em dinheiro, envio-te o meu cartão Multibanco onde deposito os meus 5 mil euros mensais, o seu código é o (letra ilegível)”.

Etiquetas: ,