terça-feira, fevereiro 27, 2007

A Barraca de Andrey Rublyov




Como grande admirador da obra de Andrey Tarkovsky e o filme Andrey Rublyov dos poucos que ainda não vi, não podia deixar de estar presente no Pequeno Auditório do Rivoli para ver o filme integrado no ciclo Mosfilm.
Pensava ver o auditório vazio, um filme de mais de 3h, russo, com legendas em inglês, a preto e branco e a começar às 23h15 não é propriamente o cenário mais cativante para quem costuma ir habitualmente o cinema. No entanto o Pequeno Auditório estava cheio. Realmente ver Tarkovsky projectado a partir da película e num ecrã de cinema é um previlégio a que poucos têm acesso.
Sentei-me e começa... a 2ª parte do filme. Ouve-se um burburinho, algumas pessoas levantam-se e outras vêem o filme pensando ser aquele o início (uma cena de batalha a meio). Vêem-se pessoas a subir e a descer as escadas tentam falar com o projeccionista mas o filme continuava a ser projectado. Permaneci no meu lugar à espera que o erro fosse corrigido, bastava trocar de bobines.
Passou meia hora e já muitas pessoas tinham saído, continuava-se a olhar para a cabine do projeccionista e afinal ele tinha desaparecido sem reparar no problema. O barulho é tão grande que alguém que pensava ser aquilo o início do filme gritou SHIUUUUU! Saio e o hall de entrada já tem bastantes pessoas, muitas delas já tinham visto o filme e desde o início tentavam encontrar o projeccionista ou alguém da organização. Por fim alguém vai à sala dizer em voz alta que aquela era a segunda parte. Depois chega o projeccionista que diz que aquelas eram as únicas bobines que tinham vindo da Rússia e realmente achava estranho ser um filme de três horas e aquela película ser de cerca de hora e meia.
Ninguém tinha testado o filme antes de o projectar e tudo acabou numa longa fila na bilheteira do Rivoli a pedir o reembolso.
Talvez não tenha sido um erro crasso da organização nem uma terrível falta de profissionalismo e de respeito para com os espectadores. A minha versão que esta é uma nova corrente do cinema contemporâneo, os Meios-Filmes. Quando tudo parece realismo, corta-se a história a meio e vê-se uma história vinda do fantástico que toma um sentido real.
Obrigado Fantas!

P.S.: É mais fácil mandar vir um filme da Rússia do que pedi-lo à Cinemateca Portuguesa (mas que só cede filmes dentro do perímetro urbano lisboeta).

Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 25, 2007

Touro Enraivecido (1980)

A imagem “http://www.sensesofcinema.com/images/directors/02/raging.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Começo hoje uma série de crónicas sobre filmes que vou (re)vendo. Podem ser bons, maus, não interessa, desde que sinta que deva escrever algo sobre eles, posto aqui.
Raging Bull faz parte da colecção de cromos que Scorcese fez da cidade de Nova Iorque. Depois do Taxista traumatizado de guerra (Taxi Driver) surge o Boxer que nunca cai ao chão.
Robert de Niro (Jake LaMotta) faz um dos papéis da sua vida e ganha o Óscar de melhor actor. É um filme muito centrado no desempenho do actor, feito para ele brilhar, uma personagem que evolui, partindo do primeiro combate e acabando como Stand Up Comedian em clubes rascas. Não é uma personagem com a densidade de um Michael Corleone do Padrinho, mas De Niro não falha.
A fotografia remete-nos para um preto e branco que por um lado data o filme e por outro retira o vermelho do sangue à semelhança de Psico de Hitchcock. A violência de Scorcese nunca é gratuíta e surge porque tem de surgir, não há censura mas também não há exagero. É natural no submundo e na vida doméstica de LaMotta (que ainda está vivo).
O que este flme traz de novo é a maneira de filmar combates de boxe, que sai dos parâmetros habituais e entra no ringue. Não é por acaso que ganhou o Óscar de melhor edição.
Não sendo uma obra-prima é um filme a ver.
Uma nota final com ligações a Portugal para referir que Marcel Cerdan, a quem LaMotta roubou o título de mundial morreu num desastre aéreo nos Açores quando se deslocava para a repetição do combate entre ambos. Cerdan era amante de Edith Piaf. Que mundo pequeno

Imdb

Etiquetas: ,

sábado, fevereiro 24, 2007

Zeca Afonso



20 anos sem o génio.

Etiquetas:

Pormenores 12

50216 foram os espectadores do FCP - Chelsea. O primeiro golo foi marcado pelo nº 16 Raul Meireles.

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Jornada Europeia

A imagem “http://www.futeboltotal.com/images/noticia_22527.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

No jogo mais importante desta jornada europeia Mourinho lá deu a sua habitual lição de futebol a Jesualdo. O Chelsea consegue alternar o 4-4-2 losango para um 4-3-3 de 2 pontas de lança e um extremo, voltando ao losango sem se sentir qualquer diferença. Obi Mikel fez o papel de Essien como se não tivesse 19 anos, Robben em meia parte partiu Bosingwa, mas esses são apenas destaques individuais. O que mais me incomoda não é o empate, mas o facto de o Porto só saber jogar num 4-3-3 e ser impossível mudar de sistema a meio do jogo (Contra a Naval o 4-4-2 ia todo ensaiadinho durante a semana e só funcionava com aqueles 11 jogadores). Pode-se manter a filosofia e mudar de sistemas e metade do trabalho até estava feito com o 3-4-3 de Adriaanse mas Jesualdo não quis mantê-lo e agora já é tarde. O 3-4-3 por esta hora está no Metalurg de Donetsk.
Aliás, o problema do Porto neste jogo foi a mudança de sistema. Ninguém sabe jogar em 4-4-2, não existem transições ensaiadas, não existe fio de jogo, apenas arranques coast to coast à Bosingwa. Para isso mais valia manter sempre o 4-3-3 e continuar a pressionar o Chelsea. Mudar de sistema não é para quem quer, é para quem pode e o Mourinho pode.

Braga

Jorjão estreou-se com uma vitória em Parma e parece bem encaminhado para voltar ao Porto como treinador que usa mais que um sistema. Estou mesmo a ver Vítor Baía a presidente, Deco a director-desportivo, Jorjão e Domingos no banco numa liderança bicéfala.

Dinamo

Foi o único resultado negativo da ronda europeia, o nosso Dinamo ficou pelo caminho, mas a partir de agora vamos todos torcer pelo PSG!

Etiquetas: ,

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Novo Blogue

Inaugurei um novo blogue que durará apenas 3 meses. Notícias do Absurdo.

Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 18, 2007

Ainda há pastores?

A imagem “http://photos1.blogger.com/x/blogger/7667/4018/1600/16081/FOTO%20PORTO%20pastores.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Ontem fui ver o Ainda há pastores? à renovada Sala Bebé do Batalha.
Um documentário fantástico que nos faz rir em cada montanha da Serra da Estrela. Por outro lado confesso que nunca choro no cinema e foi a primeira vez que durante um filme que me vieram as lágrimas aos olhos. Não foi tristeza, foi demasiada beleza a comover-me. Aliás, nem quero falar muito sobre o filme, só dizer que tenho pena que a projecção fosse feita a partir de dvd e não num formato digital de melhor qualidade.

Etiquetas:

sábado, fevereiro 17, 2007

Provérbios dos novos tempos 7

No CarNaval, 4-0 não ficam nada mal!

Etiquetas: ,

Pormenores 11

A imagem “http://infordesporto.sapo.pt/Imagens/196988.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

29309 foram os espectadores do FCP - Naval. O primeiro golo foi marcado pelo nº 9 Lisandro Lopez.

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Terras do Ave

Rio Torto






Rio Tinto

Youtube: Um ex-paraíso?

Para que não existam quaisquer equívocos vou primeiro referir o que aconteceu recentemente com um vídeo que publiquei no YouTube. Esse vídeo foi filmado por mim e pela minha própria câmara no dia do jogo Penafiel-Porto realizado na época passada e no qual o Porto foi campeão nacional. Foi filmada a viagem, o ambiente no exterior do estádio, no seu interior e a festa final. Ao todo tinha 4m37s. Não foi mais do que uma experiência, tentei fazer uma montagem minimamente de qualidade (para os padrões normais do Youtube) e fazer com que estivesse um pouco acima da média do que aí se publica, como tento fazer em tudo o resto (Não estou a dizer que tenha ficado melhor). Pois bem, esse vídeo foi censurado por quebra dos direitos de autor a pedido da Sportinveste. Acredito que isto possa ter alguma validade jurídica mas ética não terá com certeza.

Em primeiro lugar no papelzinho que me custou 60€ e a que chamaram bilhete não vinha escrito em nenhum local que era proibido filmar ou fotografar e dentro do estádio não existia qualquer proibição. Fui revistado pela polícia e eles viram a máquina e não disseram nada. Em segundo lugar a Sportinveste tem os direitos de transmissão mas as outras televisões estão autorizadas a filmar no estádio e a divulgar as imagens, porque é que os simples adeptos não podem?

Em 2006 a Time definiu como personalidade do ano todos os anónimos que em vez de ficarem sentados a ver televisão utilizam a Internet para se exprimirem das mais diversas formas artísticas. Parece que alguns ainda pensam que o paradigma ainda não mudou. Hoje as diferenças são imensas em relação ao que existia há 2, 3 ou 4 anos. Apenas as leis se mantêm. Está na altura de discutir as dimensões éticas dos direitos de autor e proporcionar uma maior liberdade artística e partilha de obras de arte. Do meu ponto de vista quando se tem acesso a muitos pontos de vista, a criação será muito mais rica. Mas é só o meu ponto de vista.

Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 11, 2007

MOC





Nunca colocando aqui coisas estritamente pessoais, gostaria de dar os parabéns eo El_Gordo pela sua MOC DE 3,6Kg, a qual farei oportunamente sócia do FCP no dia do seu registo.

Etiquetas: , ,

terça-feira, fevereiro 06, 2007

60€

Foi quanto custou o bilhete para esse Penafiel - Porto.
Hoje descobri que todos os vídeos desse jogo que deu o título ao Porto foram retirados. Começa-se a levantar a ponta do véu.

Etiquetas:

CENSURA NO YOU TUBE

Home

Lembram-se deste vídeo? O primeiro do Blogue, filmado totalmente por mim e pela minha câmara com o hino e a marcha do FCP que estão disponíveis no site do clube?

Foi censurado pela Sportinvest Multimédia.

Uma vergonha!

Segue aqui o mail que recebi do YouTube e amanhã falamos.

Dear Member:

This is to notify you that we have removed or disabled access to the following material as a result of a third-party notification by Sportinveste Multimédia SA claiming that this material is infringing:

FCP-FCP!: http://www.youtube.com/watch?v=72ss6K67i3E

Please Note: Repeat incidents of copyright infringement will result in the deletion of your account and all videos uploaded to that account. In order to avoid future strikes against your account, please delete any videos to which you do not own the rights, and refrain from uploading additional videos that infringe on the copyrights of others. For more information about YouTube's copyright policy, please read the Copyright Tips guide.

If you elect to send us a counter notice, to be effective it must be a written communication provided to our designated agent that includes substantially the following (please consult your legal counsel or see 17 U.S.C. Section 512(g)(3) to confirm these requirements):

  1. A physical or electronic signature of the subscriber.
  2. Identification of the material that has been removed or to which access has been disabled and the location at which the material appeared before it was removed or access to it was disabled.
  3. A statement under penalty of perjury that the subscriber has a good faith belief that the material was removed or disabled as a result of mistake or misidentification of the material to be removed or disabled.
  4. The subscriber's name, address, and telephone number, and a statement that the subscriber consents to the jurisdiction of Federal District Court for the judicial district in which the address is located, or if the subscriberis address is outside of the United States, for any judicial district in which the service provider may be found, and that the subscriber will accept service of process from the person who provided notification under subsection (c)(1)(C) or an agent of such person.

Such written notice should be sent to our designated agent as follows:

DMCA Complaints
YouTube, Inc.
1000 Cherry Ave.
Second Floor
San Bruno, CA 94066
Email: copyright@youtube.com

Please note that under Section 512(f) of the Copyright Act, any person who knowingly materially misrepresents that material or activity was removed or disabled by mistake or misidentification may be subject to liability.

Sincerely,
YouTube, Inc.

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Gripe

Image:Flu und legende color c.jpg

Fui a Lisboa sem me vacinar. As consequências são óbvias.

Etiquetas: