sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Terras do Ave

Rio Torto






Rio Tinto

Youtube: Um ex-paraíso?

Para que não existam quaisquer equívocos vou primeiro referir o que aconteceu recentemente com um vídeo que publiquei no YouTube. Esse vídeo foi filmado por mim e pela minha própria câmara no dia do jogo Penafiel-Porto realizado na época passada e no qual o Porto foi campeão nacional. Foi filmada a viagem, o ambiente no exterior do estádio, no seu interior e a festa final. Ao todo tinha 4m37s. Não foi mais do que uma experiência, tentei fazer uma montagem minimamente de qualidade (para os padrões normais do Youtube) e fazer com que estivesse um pouco acima da média do que aí se publica, como tento fazer em tudo o resto (Não estou a dizer que tenha ficado melhor). Pois bem, esse vídeo foi censurado por quebra dos direitos de autor a pedido da Sportinveste. Acredito que isto possa ter alguma validade jurídica mas ética não terá com certeza.

Em primeiro lugar no papelzinho que me custou 60€ e a que chamaram bilhete não vinha escrito em nenhum local que era proibido filmar ou fotografar e dentro do estádio não existia qualquer proibição. Fui revistado pela polícia e eles viram a máquina e não disseram nada. Em segundo lugar a Sportinveste tem os direitos de transmissão mas as outras televisões estão autorizadas a filmar no estádio e a divulgar as imagens, porque é que os simples adeptos não podem?

Em 2006 a Time definiu como personalidade do ano todos os anónimos que em vez de ficarem sentados a ver televisão utilizam a Internet para se exprimirem das mais diversas formas artísticas. Parece que alguns ainda pensam que o paradigma ainda não mudou. Hoje as diferenças são imensas em relação ao que existia há 2, 3 ou 4 anos. Apenas as leis se mantêm. Está na altura de discutir as dimensões éticas dos direitos de autor e proporcionar uma maior liberdade artística e partilha de obras de arte. Do meu ponto de vista quando se tem acesso a muitos pontos de vista, a criação será muito mais rica. Mas é só o meu ponto de vista.

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 02, 2007

Terras do Ave

Rio Torto

Esta semana estava para apresentar aqui um filme. Mas com o tempo o filme ganhou dimensão e será mesmo uma grande produção a estrear daqui a algum tempo. Por isso, e para já vou ficar por este comunicado sobre os chineses via Bravos do Mindelo.

Rio Tinto

Tinta da Chin
a

Nunca percebi nas minhas aulas de Educação Visual porque é que os compassos traziam uma panóplia de bugigangas. É para a Tinta da China! - diziam-me, mas nunca cheguei a perceber o que tinha uma tinta de tão especial para ser da China.

Certo dia, estando eu a precisar de desenhar umas Circunferências de Mohr, decidi comprar um compasso. Mas onde é que isso se vende? Foi rápido o raciocínio que se seguiu. Compasso–Bugigangas–Tinta da China–China–Chineses! Claro! Tinha que ir aos chineses comprar compassos dos que têm Tinta mesmo da China. Fui à Varziela e um chinês embrulhou-me aquilo num papel. Quando chego a casa descubro que o papel trazia uma carta escrita em Mandarim. Tendo eu tirado um curso por correspondência, vou partilhar convosco as suas palavras. Para manter o anonimato, vamos omitir o Xeng Ju Xiao. Chamemos-lhe apenas João.

“Olá Mãe!

Cheguei à Europa, estou numa região chamada Espanha numa pequena aldeia de nome Portugal. Tem apenas 10 milhões de habitantes e tudo aqui é muito pequeno. Que saudades da nossa velha Quinghai!

Os habitantes são muito estranhos, não conseguem trabalhar sequer 15h seguidas e mesmo assim queixam-se. Têm um passatempo muito estranho: passam a vida a passear cães e nem os comem no fim. Com tanto passeio o animal fica musculado e sem aquela gordurinha que tanto gostamos. É também um povo muito fechado que não se mistura na nossa comunidade, talvez se sintam isolados por serem uma minoria, é vergonha de serem apenas 10 milhões. Ultimamente até chegaram a ter atitudes xenófobas, dizem que andamos a comer os nossos compatriotas que morrem, já que não há registo de mortos chineses. A sua frase favorita é “Não sou racista, gosto de pretos, só chineses e ciganos é que não!”. E além de lançarem boatos, as funerárias obrigam a pagarmos um dinheirão para levarmos os nossos féretros para a China. Por falar em dinheiro, envio-te o meu cartão Multibanco onde deposito os meus 5 mil euros mensais, o seu código é o (letra ilegível)”.

Etiquetas: ,

sábado, dezembro 16, 2006

Rio Torto

Hoje o complemento à crónica publicada no Terras do Ave é o rebuscar de um artigo antigo publicado aqui no blogue sobre esta nova língua.

Quarta-feira, Agosto 04, 2004
Portuguex

Us adolescentes dos dias de hoxe inventaram uma nova forma de ixcrever. Baxeada num konxuntu de k's e x's, exta nova kurrente de ixcrita tá numa grande axenxão e us tlms têm axudado na divulgaxão dexte novu Portuguex. Konfexu k pa mim ixtá a xer mto difíxil ixcrever exte post e axo k vou parar pur aki, n xe importam poix n?

Será esta a nossa língua do futuro? Apesar de não ser muitos anos mais velho que esta geração, estou bastante longe desta realidade nascida com o sms e a internet. Mas não ponho de parte a possibilidade de os meus netos escreverem desta forma e considerarem-me um fóssil por escrever à moda antiga. Estaremos no início de uma revolução linguística?
As línguas vão evoluindo e o Português de hoje não é o Português de há 100 ou 200 anos. E daqui a 100 anos? Tenho quase a certeza que os k's e os x's terão invadido o dicionário e provocado um golpe de estado que empurrou o português de hoje para o exílio da terceira idade. Claro que me faz muita impressão, mas tenho que saber aceitar. Ao meu trisavô também seria complicado pensar que agora se escreve Pharmacia com F.

Se em 2104 um qualquer internauta encontrar este post, agradecia que deixasse um comentário dizendo se eu tenho ou não razão.

Traduxão:
Xe em 2104 1 qq internauta encontrar exte poxt, agradexia k deixaxe 1 Komentário dixendo xe eu tenhu ou n raxão.

Rio Tinto


Artigo Publicado no Terras do Ave


Konquistando o Públiko Mais Jovem

Ulah Amiguiñux!!!!!
Hoixe vouh ixkreber na voxa linguaxem pa k tb perxebam as koixas k ixkrebu aki nuh xornal Terrahs do Aviiiiiih. Xperu k kom ixto poxam komexar a ler maix koixas e kk dia aprender a linguaxem duhs kotahs! Eu xei ké uma xeka tahr a ler em vex de ver uhs Muranguhxxxx, max pronto xempre podex ler kd vaihs ao kuarto de banhuh xe forex pobre e n tiberex uma PSP!!! xD
Fahlo km voxês pk tirei um kurxo rápido do Nobo Portuguex, k xerá o futuro da noxa línguah! Komprei toduhs uhs faxíkuluhx da Planeta d’Agostini que me enxinavam a ixkreber km voxês e agora tou prontuh para dixkutir uhs problemax da humanidade kom a xuventudeh!!
Keria por ixuh falahr nah Xeguranxa Xoxial!!! K xiruuuu!!! Parexe k dp duhs kotahs andarem a rexeber penxões durante anux a fiuh dixem k nós num vamuhs rexeber nadah!! Dahh!! Hello?? K koixa é exta?? Vamuhs andar a pagar a Xeguranxa Xoxial delex e dp num vamuhs rexeber nada pk uh mudeluh faliuh?? Agora ainda falam duh mudeluh dinamarkêx mahs num akredituh, é xó areia para uhs olhuhs. É km uhs librus da Karolinah Xaldaduh! E diguh mais amiguiñux, a Karolina ixkrebe tão bem km a Margaridah Rebeluh Pintuh max akilo não é uh noxo portuguex. É pena, pk não xegam ao nível de kulturah duhs Muranguxxx e da Floribella. Aliáx, voltanduh à Xeguranxa Xoxial, xabiam k a Flor tb é novinhah e num vai rexebehr? Já viram a reformah delah e duh prinxipe? Km é que vaih xer? Vai fikar xem dinheiruh utra vexxx e lah vamuhs ter k aturar muxikax xtúpidas k kanta xó pa rexeber uh pastel. Tenham kuidado amiguinhux!!!
Pexo xkulpa max pá próxima vouh ixkreber outra vex na linguagem duhs kotahs, max não xe preokupem k dentro de vinte anuhs vai falar tudo km voxês!!!
Beixinhuxxx e abraxuxxxx.

P.X.: Xkulpem uhs erruhs, xou nobo nixtuh xD!!!

Etiquetas: