domingo, julho 25, 2004

Tour

Hoje chegou ao fim a terceira maior competição desportiva do mundo. Um post de análise. 

Lance Armstrong

 

A 6ª vitória no Tour não deixa dúvidas, é um dos melhores ciclistas de sempre, senão o melhor. A sua vitória deste ano foi muito mais fácil do que a do ano anterior quando se esperava um decréscimo fruto dos seus 32 anos. Armstrong esteve melhor, preparou-se melhor e teve uma equipa melhor, e não ganhou apenas porque os seus adversários estavam mais fracos. Não foi a maior vitória da sua vida, mas a continuação de uma vida de vitórias e mesmo quem não o aprecie por aí além tem que lhe dar o devido valor. Eu sou um desses, mas confesso que este ano (também por influência de José Azevedo) passei a gostar mais do americano de Austin, Texas. Cinco vitórias de etapas, duas delas espectaculares demonstram a forma de Lance este ano.

US Postal e T-Mobile
 


As duas melhores equipas. Os "carteiros" venceram a prova e obtiveram o 5º lugar em termos individuais, ficaram em segundos por equipas e venceram o contra-relógio colectivo. Os alemães alcançaram a vitória colectiva e chegaram ao 2º e 4º lugar. Destacaria também Johann Bruynell o belga que dirige a US Postal, pela forma como soube gerir a sua equipa.

As Figuras
 

 
Ivan Basso e Andreas Kloden foram os grandes opositores de Lance Armstrong. O italiano demonstrou nos Pirenéus ser o único capaz de acompanhar o hexavencedor do Tour nas montanhas. É pena ter perdido o seu 2º lugar nos últimos dias da prova, mas para mim é o maior candidato a dominar o ciclismo nos próximos anos.
Floyd Landis demonstrou ser um grande valor, e a seguir a Azevedo foi quem mais ajudou Armstrong. Thomas Voeckler deu aquele toque de romantismo que adocicou a volta. Penso que todos os que assistiram a prova torceram um pouco por ele. A prova seria muito mais pobre sem este corredor.

As decepções
 

 
Jan Ullrich esteve longe do que costuma fazer, mesmo nos anos em que entra na prova com mais quilos que o carro vassoura. Iban Mayo desiludiu todos os Bascos que invadiram os Pirenéus.

Organização
 
O Tour é como um Euro 2004 que acontece todos os anos. O ambiente que se vive à volta da prova é fantástico, as pessoas, as obras de arte que se constroem à volta da estrada são de uma cor sem comparação. Portugal precisava de viver 3 semanas por ano como viveu o Euro.

José Azevedo

Jose Azevedo

Uma figura que merece destaque. Foi o 5º melhor ciclista do mundo com todo o mérito e justiça. Não foi melhor que aqueles que ficaram acima de si na classificação mas demonstrou que se fosse melhor acompanhado durante toda a sua carreira por esta altura o 5º lugar era um resultado normal. Se assinasse pela US Postal aos 23 anos, por esta altura o pódio seria o seu lugar. De qualquer forma ainda tem idade para ficar mais 2 ou 3 vezes nos 10 primeiros.