quarta-feira, outubro 06, 2004

Sustentável




















Já estava para escrever este post há algum tempo, mas a leitura que fiz do "Relatório de Sustentabilidade" da Agenda 21 para Mindelo (sobre o qual irei escrever em breve), precipitou a escrita.
A palavra "Sustentável" é a palavra da moda quando se fala de ambiente, e quando ela vem acompanhada por um "Desenvolvimento" atinge-se o Evereste do discurso ambiental. Mais interessante que o jogo de palavras que está na moda é o facto da maior parte daqueles que utilizam a palavra não saberem o que significa. Para eles, uma dica:
Desenvolvimento sustentável, embora possa ser considerado um pleonasmo, é o crescimento assente em recursos que não se esgotarão ao longo do tempo e que não utiliza meios que a longo prazo poderão destruir todas as bases desse desenvolvimento.
Cumprida a função pedagógica do post, passemos à fase seguinte. Sendo uma palavra da moda e utilizada por todos aqueles que a conhecem ou nem por isso, "sustentável" invadiu os discursos de ambientalistas, ministros, presidentes da câmara, presidentes da junta e membros de associações de proprietários para a defesa do entulho. Discursos e não só, consta-se que qualquer pedido de subsídio na área ambiental precisa de ter a palavra mágica, caso contrário tem poucas perspectivas de desenvolvimento remunerável.
No entanto, a utilização da palavra "sustentável" sustenta-se em frases como "A caminho de um desenvolvimento sustentável", "É necessário ter um desenvolvimento sustentável", "Devem-se tomar medidas indo ao encontro de um desenvolvimento sustentável". Mas... Quais são as medidas? Que político diz o que está a fazer para existir um desenvolvimento sustentável? Será que essas medidas existem e estão camufladas pela palavra mágica? Será que não existem e o desenvolvimento levar-nos-á ao caos?
Chega de expressões catalogadas que enchem a boca de pessoas que não têm onde sustentar o seu discurso.