domingo, novembro 28, 2004

Filme

A imagem “http://media.outnow.ch/movies/images/2004/beforesunset/movie.1/02.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Poucas vezes fiz críticas cinematográficas neste blogue, não existe uma razão especial, talvez porque não tenho conhecimentos suficientes, talvez por falta de tempo, pouco importa. Hoje vou abrir uma excepção para o filme "Antes do anoitecer".
(Interrompo aqui este post para noticiar uma nova remodelação governamental)
Um filme que acaba por ser um único diálogo só pode ser algo original. A forma de filmar, o tempo real a correr, a riqueza das palavras ainda acentuam essa qualidade.
Before Sunset podia ser um filme vulgar, tinha tudo para ser apenas mais um sobre o amor. Mas não é, pelo seu final, pelas certezas que se transmitem. (Interrompo aqui este post para noticiar uma nova remodelação governamental) Duas grandes ideias marcaram a minha leitura do filme, dois pormenores para alguns:
-A certeza de ambos que a sua relação só é assim tão perfeita porque apenas falaram duas vezes em toda a vida.
(Interrompo aqui este post para noticiar uma nova remodelação governamental)
-A ideia de que tanto faz uma pessoa ganhar o totoloto como ficar paraplégica que continuará na mesma. Um optimista continuará optimista e um pessimista continuará pessimista.
Sobre o final, fantástico. Existirá um novo filme? (Interrompo aqui este post para noticiar uma nova remodelação governamental) Talvez, até podia ser uma curta-metragem, de 5 ou 7 minutos chamada "Antes do lusco-fusco", parafraseando o Gato Fedorento.