terça-feira, março 01, 2005

Surpresa

A imagem “http://www.negocios.pt/upload/CN/noticias/Lusomundo_logo.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Uma das empresas do grupo de Joaquim Oliveira acaba de comprar a Lusomundo Media, detentora da TSF, do Diário de Notícias, do Jornal de Notícias e do 24 Horas.
É muito interessante o percurso de Joaquim Oliveira. Começou como agente de futebolistas, passou a carregar painéis publicitários para alguns campos de futebol, mais tarde teve o exclusivo da publicidade estática, passou a deter as transmissões televisivas, comprou o jornal O Jogo, fundou a prmeira Pay-TV ligada ao desporto e agora adquire um dos maiores grupos media que detém o jornal com a maior tiragem e a rádio de notícias com maior audiência.
Sem dúvida um trajecto interessante, apesar de muitos dizerem que os caminhos percorridos foram sombrios. Mas e os outros? Também terão um percurso inócuo?
Oliveira assusta porque é do norte, e após anos e anos a perder influência para Lisboa, este negócio poderá ser um ponto de viragem. Desapareceu o BPA, o JN foi comprado pela PT e a NTV durou pouco mais de um ano. Hoje, regressou a casa o JN e trouxe consigo um jornal e uma rádio de referência. Muita gente ficou com o orgulho ferido e por isso existem tantas vozes de descontentamento. Mas há vozes que não chegam ao céu.