sábado, junho 18, 2005

Espinho



É por todos conhecida a tendência do Presidente da Câmara de Espinho para visitar o Brasil, mas hoje iremos falar sobre os aspectos positivos que tem esta autarquia.
Espinho é das primeiras cidades a ter o seu PDM revisto, após um trabalho coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Pinho. O novo Plano pretende a atracção da população ao centro e a contenção na envolvente. Com esta estratégia pretende-se diminuir as distâncias entre casa e trabalho e evitar a dispersão habitacional pondo em causa a qualidade da paisagem e a biodiversidade. Todos os cursos de água que atravessam o concelho foram protegidos por REN e e zona junto ao mar do campo de golfe para sul foi protegida com medidas muito restritivas à construção. Neste PDM registou-se uma evolução de mentalidades exemplar, em 1995 as áreas urbanizáveis eram 56% da área do concelho, hoje ficam-se por 28%. Sendo esta evolução lógica em termos técnicos, é pouco habitual a aprovação política de uma estratégia tão arrojada.
Em câmaras que conhecemos bem, o objectivo é aumentar as áreas urbanizáveis tornando o desenvolvimento insustentável. E apesar de todos os técnicos que conheço defenderem a redução da construção, os políticos e os favores continuam a pretender o aumento.