quinta-feira, junho 29, 2006

S. João

A imagem “http://www.portoturismo.pt/uploadedImages/ribeira%20no%20s%20jo%C3%A3o.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Interrompendo o Mundial por breves instantes, queria falar do último S. João. Esta imagem é a da Praça da Ribeira no dia da principal festa portuense. Agora imaginem que no meio desta gente toda alguma mente iluminada se lembrava de pôr um enorme palco para um programa de televisão. Que aconteceria?
O que aconteceu este ano! Com a Praça da Alegria e a Câmara Municipal do Porto a pensarem que são donas da festa e da Ribeira. Não estou a brincar quando digo que a tragédia esteve muito perto de acontecer, só quem lá esteve é capaz de perceber isso (e não foram poucos os que lá estiveram), pessoas em pânico, o medo de serem esmagadas e o ar complacente do palco. O INEM demorava 10 minutos a entrar na multidão para levar pessoas que se iam sentindo mal de tanto aperto, nunca senti a minha vida tão em perigo como nesse dia. Consegui aguentar-me e uma meia hora e quando se abriu um espaço fugir pela rua da Fonte Taurina. Uma vergonha silenciada!