quarta-feira, março 31, 2004

Peladinhismo

Agora que leio o Ensaio sobre a Lucidez de José Saramago e depois de ter verificado, como referi no post anterior, que existem 96 partidos em Espanha decidi inventar um novo sistema para substituir a democracia.

Chama-se Peladinhismo.

Dividem-se os 96 partidos por várias divisões com 18 partidos cada uma, havendo 4 divisões em que os partidos concorrem a eleições nacionais e as restantes estão subjugadas a eleições distritais, elegendo desde presidentes de câmara a presidentes de junta. Em cada uma das divisões sobem 3 e descem outros 3 partidos, e na primeira divisão o vencedor escolhe o presidente da república, o segundo forma governo e o 3º limita-se a ir à Europa com um comissário.
Graças a este sistema podem nascer três diários a discutir apenas política, ser contratados políticos estrangeiros com um certo limite, exceptuando os da União Europeia que são ilimitados. Sem dúvida algo óptimo para o nosso país. Os políticos só poderiam mudar de partido mediante o pagamento de uma claúsula de rescisão e os grandes partidos teriam olheiros para ver os jovens políticos promissores das decisões inferiores. Podiam também fazer Partidos B que concorressem às eleições autárquicas.
Com um sistema destes ninguém se abstia, não existiriam votos em branco e
a política passava a ser o assunto central de todas as discussões.