sexta-feira, outubro 08, 2004

Agenda

The image “http://www.amigosdomindelo.pt/agenda21/agenda_21_ficheiros/image002.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

A agenda 21 - Mindelo vai ter o seu segundo fórum de sustentabilidade amanhã. É um processo que pretende incluir toda a população de freguesia na escolha do seu futuro. Sendo uma forma de aproximar a população do poder, a junta de freguesia e todos os partidos políticos comprometem-se a seguir as directrizes das reuniões. Ao contrário do que acontece este ano, no ano passado não tive a possibilidade de participar no fórum, li contudo as conclusões que vêm no relatório de sustentabilidade e há alguns pontos que me parecem ser importantes:
-A quantidade de pessoas que refere a proximidade do mar como principal factor de caracterização da freguesia indica que a principal preocupação em termos de gestão deve estar relacionada com a melhoria das condições da orla costeira. Aliás, ao mar seguem-se a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) e os pinhais, o que revela a grande preocupação com o que sucede a nível ambiental dos seus residentes.
-A construção, frente-a-frente da maior fábrica de laticínios e do maior centro comercial da 2ª divisão B portuguesa vai causar um grande impacto em termos de acessibilidades, movimento e a qualidade de vida não deverá aumentar bastante.
-A ausência de polícia, estabelecimentos bancários, correios e uma farmácia muito mal situada.
-A diminuição da Reserva Agrícola Nacional (RAN) em 10% com a elaboração de Planos de Pormenor para a construção da Infineon e do centro comercial da 2ª divisão B não me parece muito transparente. Não sei até que ponto esta última construção beneficiará a zona, como já referi, uma grande área de pinhal foi amputada, solos com aptidão agrícola esquecidos e existirá uma exagerada impermeabilização do solo. Esta impermeabilização do solo pode provocar danos ambientais na medida em que as águas pluviais que deixam de ser absorvidas causam grandes problemas a jusante.
-Existe um grande erro quando nas acessibilidades se fazem circunferências a partir das paragens dos transportes públicos. Não é assim que se medem distâncias em termos urbanos. Dá a entender que todas as habitações estão a menos de 500m das paragens mas conheço locais que estão a mais de um quilómetro. Por outro lado a articulação autocarros/CP era nula, vejamos como acontecerá com o metro.
- No fórum anterior foi exigida a contrução de vias para velocípedes. Depois disso foi renovada a rua da praia e construído um novo passeio, porque é que não aproveitaram para construir a tal estrutura? Como a população está a crescer é essencial a criação de espaço para meios de transporte alternativos e exigível, no mínimo, a instalação de um corredor para bicicletas da praia à estação de metro. Tenho também em mente um projecto para a rede viária do mindelo e devolução das ruas aos peões sem ser "inimigo" do automóvel.
-São drenados apenas 20% dos esgotos das empresas de Mindelo. Para onde vão os restantes 80%?????
- Quanto às vacarias, embora vítimas do crescimento urbano, têm que melhorar o seu desempenho ambiental. Produzem 70.000 litros de dejectos por dia que não podem ser todos utilizados nos solos. Dizem que está em arranque um projecto, mas quantos projectos ficaram pelo arranque?
-Na distância aos ecopontos existem as mesmas circunferências das paragens de autocarro.
-A ROM necessita ser uma paisagem protegida e com as permissões feitas à Infineon e ao centro comercial da 2ª divisão b os seus proprietários podem pensar que com um plano de pormenor podem construir as suas agradáveis moradias. A solução passa pela compra dos terrenos por parte do Estado ou da câmara. E fundos?