Norte
Devido à sobrecarga de trabalho só hoje escrevo sobre a reunião organizada pela Junta de Freguesia para discussão do Metro do Porto e que já mereceu dois posts do siX e um parecer da Associação dos Amigos do Mindelo. Hoje vou poder dar o meu parecer, que penso ser útil não só pelo conhecimento de causa que tenho como Mindelense, mas também pela minha formação na área. Aqui vai:
Segundo o Presidente da Junta, a ligação a norte, entre a estrada velha para Árvore e a Infineon tem um valor estratégico muito importante para a freguesia, já que será esta a grande porta de entrada e saída dos mindelenses, sobretudo daqueles que vão de metro para o Porto. Esta afirmação ou revela desconhecimento ou demagogia, já que é impossível pensar que alguém irá para norte apanhar o metro para sul. Quem quiser ir de metro para o Porto deverá utilizar a estação existente no Parque Nassica, situada a sul, pois o acesso é o mais rápido e o estacionamento é suficiente (ninguém vai andar de carro para trás para depois andar de metro no sentido contrário).
Por esta perspectiva a ligação a norte tem um interesse estratégico muito reduzido se compararmos à necessidade de renovar a ligação entre a Escola de Mindelo e o Parque Nassica que na actualidade põe em risco a vida dos estudantes. A situação actual a sul põe em perigo vidas de pessoas e a construção a norte não resolverá nenhum desses problemas e também não constitui uma resolução dos problemas de mobilidade da freguesia, já que todos os acessos convergem no cruzamento da igreja e Rua da Praia.
Uma solução de mobilidade para a freguesia passa pela criação de uma alternativa à rua da praia, a norte, ligando a Rua Norte à Rua da Estrada Velha. Aí existirão dois corredores paralelos:
- Nassica-Circular-Rua da Praia
- Rua Norte-Estrada Velha-Igreja-Rua da Estação.
A ligação que o presidente da junta tanto defende poderá ser positiva, mas será sempre uma alternativa e não uma prioridade. Acrescentando ao facto de atravessar a ROM, não posso aconselhar a rápida construção desta via.
Em relação aos interesses imobiliários, não posso ter uma opinião formada. Não posso dizer que por detrás disto estão interesses imobiliários, apenas sei que se tenta aproveitar os dinheiros do metro para construir um arruamento que conta como obra feita para as eleições. Mais do que isso não posso dizer, mas tenho medo que mais cedo ou mais tarde se construa nas margens da nova rua.
P.S.: Para além disso, só posso criticar a postura do Metro do Porto que continua a gastar mais fundos na construção de infra-estruturas rodoviárias do que nas suas próprias obras.
3 espinhos:
ao ler o teu post, só espero q nas próximas eleições os mindelenses ganhem juízo e devolvam o actual presidente à vida civil, que é o que ele merece...
Se as alternativas fossem melhores...
desculpa, mas não posso classificar isso :/
Enviar um comentário
<< Atrás