sexta-feira, fevereiro 18, 2005



Entrevista a Fernando Reis

1ª Parte: Agir Local

P: Quais são para si os principais problemas ambientais do concelho?

Os principais problemas de Vila do Conde estão relacionados com:

· A poluição dos Rios (não só do Ave, como do Este, do Onda e da Ribeira de Silvares) e do Mar

· As vacarias que não têm um sistema de tratamento poluindo os recursos hídricos adjacentes

· A poluição atmosférica, já que em estudos recentes verificou-se que os problemas estão ao nível de Lisboa

· Falta de tratamento dos efluentes industriais, agrícolas e domésticos (Vila do Conde ainda não tem uma ETAR)

P: No caso de ser eleito deputado o que fará para os resolver?

O grande objectivo da CDU na próxima legislatura para o concelho de Vila do Conde é classificar a Reserva Ornitológica de Mindelo como Área de Paisagem Protegida.

Para além disso, exigiremos a despoluição dos rios através da construção de Estações de Tratamento e a extensão a todo o concelho das redes de abastecimento de água

Quais são as suas ideias sobre as 3 maiores preocupações dos Vilacondenses expressas no fórum do Futuro sustentável:

1- Falta de sensibilização e Educação ambiental

As pessoas em geral estão cada vez mais preocupadas com os problemas ambientais, até porque a natureza começa a pregar-nos partidas. Ainda há pouco tempo, na Ásia, o maremoto matou milhares de pessoas, e embora a origem deste não tivesse relacionada com causas humanas, a construção em zonas de risco fez com que os estragos tivessem uma dimensão tão grande.

A falta de sensibilização e educação ambiental, deve-se sobretudo a preocupações ligadas à própria sustentabilidade das pessoas que obrigam a deslocar prioridades para outros campos que têm mais que ver com o dia-a-dia, mas apesar de não existirem grandes campanhas de educação ambiental as pessoas, sobretudo as mais jovens, começam a olhar para estes problemas de outra forma

2- Reserva Ornitológica de Mindelo

A CDU tem uma perspectiva completamente diferente da generalidade dos partidos, sobretudo os que estiveram no governo, acerca da ROM.

O nosso objectivo é que todo o espaço da ROM que existe na actualidade seja para preservar. Aliás, este espaço já foi muito maior e ao longo do tempo foi sucessivamente ocupado por novas construções.

Há uma grande passividade relativamente ao que está a ocorrer. Existe um efeito cínico de "deixar andar" com o propósito de degradar a reserva e depois dizer que esta já não tem qualquer valor ambiental, para a construção invadir a zona.

Tanto o PS, como o PSD e o CDS/PP quando estiveram no governo nunca conseguiram resolver o problema porque os interesses privados na zona impedem sistematicamente a dotação do estatuto de Área de Paisagem Protegida. A Câmara Municipal de Vila do Conde é a grande responsável por este efeito de "deixar andar" colocando-se ao lado dos interesses privados.

3- Impactos do tráfego automóvel

As pessoas só pensam na sua própria situação sem pensar no impacto que estão a ter nos outros.

Se é certo que as pessoas deveriam utilizar transportes alternativos, o que acontece é que as alternativas não são dignas desse nome, por outro lado as estruturas viárias também não são adequadas, por exemplo a semaforização que provoca enormes filas de trânsito origina os problemas de poluição atmosférica que referi há pouco. Caso venham a existir portagens no IC1 este problema será repetido noutra zona do concelho.

Por fim, penso também ser necessário desviar certos tipos de veículos do centro da cidade.

2ª Parte - Pensar Global/Nacional

P: Quais são para si os principais problemas ambientais do país?

Em primeiro lugar a forte erosão costeira, o mar avança cada vez mais e a construção em zonas de risco pode provocar grandes problemas no futuro.

A questão da poluição dos recursos hídricos também é importante, cada vez há mais água imprópria para o consumo em locais onde esta tinha uma óptima qualidade.

Deve existir uma nova política de tratamento dos resíduos sólidos. Actualmente existem processos tecnológicos amigos do ambiente que são muito mais adequados do que a co-incineração em cimenteiras.

Os problemas da extracção de inertes nos rios e na zona costeira também são problemas graves, nomeadamente o que acontece no Rio Douro.

Por fim, há que referir o facto da grande parte da população ainda não estar ligada a nenhuma Estação de Tratamento de Águas Residuais.

P: Que propostas e prioridades tem o seu partido neste campo?

A CDU pretende que se aja de forma integrada em todo país e não apenas na simples resolução de problemas pontuais de uma dada área.

3ª Parte: Análise ao Programa Eleitoral

P: O ambiente está incluído no eixo estratégico do desenvolvimento económico. Como funcionará a integração entre ambos? Não mereceria um eixo estratégico isolado?

A Economia e o Ambiente ao contrário do que possa parecer, não são indissociáveis, tendo uma ligação bastante forte.

A economia pode beneficiar bastante da qualidade do ambiente. O nosso país tem um potencial turístico bastante grande e só poderá atrair pessoas se o seu ambiente estiver bem cuidado.

Economia e Ambiente fazem parte da sociedade humana e devem por isso viver em conjunto. Por essa razão as empresas devem cuidar do ambiente, nomeadamente tendo ETAR's próprias para que não aconteça o problema do Rio Ave, onde foram investidos fundos públicos consideráveis e o rio continua poluído.

P: A primeira das medidas concretas da CDU tem que ver com a concretização de um quadro legislativo que encare o solo e os recursos naturais que lhe estão associados como bens escassos e subordinados ao interesse público. Quais serão as linhas gerais desse quadro?

É necessário impedir a apropriação dos recursos naturais por capitais privados que vivem do lucro e por não se preocupam com a manutenção desses recursos. Quando isso não acontecer deve existir uma fiscalização eficiente que actue sobre todas as acções que prejudiquem o ambiente.