sexta-feira, julho 29, 2005

Natação

A imagem “http://www.svomming.no/images/original/montreal2005_170_.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Diana Gomes, aos 16 anos foi a primeira portuguesa a chegar às Meias Finais de um Mundial de Natação. Um resultado fantástico mas que nos deixa a pensar.
Um 14º lugar num mundial ser um resultado histórico é algo bastante mau para uma modalidade e um país.
Olhando para as estrelas da natação de Mark Spitz a Ian Thorpe, passando por Franziska Van Almsick ou Inge de Brujn, reparamos que todas são de países desenvolvidos. Quanto maior o grau de desenvolvimento de um país, melhores as suas prestações na natação. Veja-se o caso de África, à excepção do país mais austral deste continente, não há um único resultado de jeito, sendo o nadador mais famoso um tal Eric Moussambani que nos Jogos Olímpicos de Sidney nadou sozinho demorando mais tempo a percorrer 50m que o recorde do mundo dos 100m.
Não há Gebresselassie's nem Tergat's na natação, os países em vias de desenvolvimento não têm direito a ganhar. E nós pelos vistos também não ganhamos, e por alguma razão.
Falam de Ota's, de TGV's ou do que quer que seja. Nós precisamos é de piscinas e clubes de natação. Essa é a charneira do desenvolvimento de um país. Uma piscina por pessoa é aquilo que devemos querer para sairmos da crise.