domingo, novembro 20, 2005

Orientação

Image


Ontem participei na 3ª Prova de Orientação da minha vida, desta vez no centro da cidade de Vila do Conde. Confesso que apesar da experiência de ter participado em outras provas, nunca pensei ser um desporto com tantos riscos. Já atravessei campos com um mapa da mão à mercê da caçadeira de um agricultor, já atravessei ruas a correr à mercê de um Datsun 1200 desgovernado, mas só ontem percebi porque o bungee jumping ao lado disto é considerado uma mariquice.
Claro que achei perigoso andar a atravessar as ruas do centro da cidade a correr e sem olhar para os carros que lá passavam, mas nada que se compare ao verdadeiro perigo. Aquele que é considerado "O Perigo".
"O Perigo" era um rafeiro daqueles que ladram muito. Estava eu todo chateado por me ter perdido e por causa disso irem 5minutos e uma boa classificação ao ar, quando a descer da Capela do Socorro surge "O Perigo". Na altura pensei que se tratava apenas de um rafeiro impertigado e como aprendi na escola que cão que ladra não morde, vi logo que pela maneira como "O Perigo" falava era mais provável ser mordido por uma cascavel do que por um rafeirito daqueles.
Quando passei por ele percebi porque razão o sistema de ensino português é tão criticado e porque estamos na cauda da união europeia.
O gajo ladrava e mordia.
Como estava com 5min de atraso nem me lembrei que ele me tinha ferrado e que me doia a perna, so pensava em terminar a prova e recuperar o tempo perdido. 10min depois, estava eu a beber a minha aguinha e a comer as merdices que nos dão num saquinho plástico quando acaba a prova, quando sinto uma leve dor nos gémeos. Levanto as calças e vejo uma agradavel marca roxa e uma manchinha de sangue não menos agadável. Felizmente tinha um amigo na organização que me explicou que agora existe uma invenção chamada Ambulância que serve todos os Martirizados de Mordidelas de Cães Durante Provas de Orientação. E lá uns bombeiros simpaticos prontos a tirar o sangue das mordidelas e a usar o famoso betadine!

Queria dedicar este meu 10º lugar a todos os bombeiros deste país que combatem todos os dias as mordidelas de cães, sem eles este flagelo seria muito maior.

Hoje fui tomar a vacina contra o tétano que estava em atraso. Só quando temos "O Perigo" à perna é que nos lembramos destas coisas!