sexta-feira, setembro 05, 2003

Decadência

Decadência é a palavra que eu mais odeio (exceptuando os advérbios acabados em mente, claro!), não a evito dizer, mas evito cair nela. Não sei se consigo ou conseguirei, é algo que talvez nunca chegarei a saber, mas se nunca me aperceber que estive em decadência, então posso morrer descansado.
No entanto, tenho vindo a descobrir.que há decadências bem agradáveis, e a que mais me apraz nesta altura é a da TVI. Não estou a falar da sua decadência em termos de programação, porque uma coisa que está no fundo não consegue decair mais, mas sim em termos de audiência. Depois do asteróide que caiu há três anos chamado Big Brother e da inundação pelo Mar Selvagem de Olhares Angelicais das telenovelas, as pessoas parecem estar cansadas do canal. Portugal está a tornar-se um país culto? Não penso dessa forma, as pessoas estão apenas cansadas do que de pior se fez na televisão. Pode ser que comece a nascer um ciclo de melhor qualidade, mas como todos os ciclos dará a sua volta, e os maus programas regressarão com grandes audiências. Pode esta então ser uma boa altura para ir largando a televisão aos poucos, eu só vejo noticiários e desporto [adormeço todos os dias a ver a (W)NBA, o futebol brasileiro ou a SIC Notícias], estou no bom caminho, ou seja, estou a pensar que não entrei em decadência!