terça-feira, agosto 17, 2004

Jornais

Para os leitores de jornais desportivos tenho uma novidade muito importante a dar: Durante 17 dias, em Atenas, capital da Grécia estão a disputar-se os Jogos Olímpicos, uma competição que vai para além daquele torneio em que a selecção de sub-23 perdeu com o Iraque.
Digo isto porque os jornais desportivos nacionais não reconhecem a competição desportiva mais importante do planeta. Senão vejamos:

No dia seguinte à cerimónia de abertura no jornal O Jogo não existia na capa uma única referência à inauguração dos Jogos, sendo a primeira página preenchida pela preparação da Supertaça portuguesa que se realizava uma semana depois (!). No Record é mais importante Petit afirmar que "Tem de ser o ano do Benfica" (como o ano passado, como há dois anos, etc), aparecendo em rodapé uma referência fugaz ao evento e só a A Bola dá o destaque devido aos Jogos.



No dia seguinte, e depois do fantástico Sérgio Paulinho conseguir a medalha de prata logo atrás do melhor corredor de clássicas dos últimos anos o destaque dado ao ciclista foi coerente com o dia anterior. Em O Jogo é importante destacar a prestação de Zahovic num jogo particular (!) e a vitória do Benfica por 2-0 à equipa que pertence ao seu Director Geral (!). No "Record" falava-se no grande João Vilela e só "A Bola" deu destaque ao feito do jovem Paulinho.

Não me agrada o jornalismo d'A Bola, mas tenho que concordar que foi o único jornal desportivo com o mínimo de ponderação, quanto aos outros só posso dar um conselho: Tenham Vergonha!

É impossível chamar a isto jornalismo desportivo, porque não tem nada de jornalismo e o desporto é censurado, chamemos antes "Futebolês Panfletário" ou algo do género.