domingo, setembro 12, 2004

Triatlo



Um dos desportos que eu costumo praticar é o Duatlo. Uma modalidade bastante completa que obriga os atletas a passarem por dois desportos distintos (Corrida, ciclismo e depois corrida de novo). Já participei em 4 duatlos, todos na cidade do Porto e quando melhorar a minha natação pretendo experimentar o Triatlo. Gosto muito deste tipo de desporto porque é muito à minha imagem, interesso-me pelas mais diversas áreas sem ser um verdadeiro especialista em nenhuma delas.
Este ano treinei para o Duatlo das Juntas Ribeirinhas do Douro (antes chamava-se Duatlo Cidade do Porto, mas quando Rui Rio e as suas manias chegaram ao poder esta prova desapareceu, ressurgindo um ano mais tarde sem apoio camarário, com um novo nome e num local diferente, deixou de ser na Foz e foi para a Corujeira). Reservei parte das minhas férias para treinar com gosto e alguma base científica visando a prova anunciada desde o início do ano para o final de Setembro. Poucos dias antes do ansiado domingo, o Duatlo das Juntas Ribeirinhas do Douro desapareceu do calendário federativo sem que qualquer informação acerca do seu paradeiro fosse noticiado no site da federação.
Talvez um buraco negro tenha engolido as Juntas Ribeirinhas do Douro. Espero é que a de Campanhã tenha sobrevivido, porque não quero ver o Porto-CSKA na terça-feira dentro de um buraco negro.
Os atletas amadores mereciam um pouco de respeito por parte da federação, é um pouco frustrante treinar para provas que não existem. Para além disso, ao olhar para um calendário de provas e ver apenas duas na região norte e ambas no mesmo fim-de-semana revela uma falta de dimensão nacional que só prejudica os atletas. Afinal, a grande bandeira da Federação até é uma gaiense. Espero que nos próximos anos este panorama seja alterado.