sábado, outubro 09, 2004

Fórum



Vou dividir a análise do Fórum de Sustentabilidade de Mindelo em dois posts, um sobre o evento em si e outro sobre a minha participação.
O fórum iniciou com uma sessão plenária onde foram apresentados os resultados do relatório que referi aqui. Depois foram definidos pequenos grupos, no qual cada um discutiria um tema pré-definido durante 30 minutos, apresentando objectivos para Mindelo nesse tema específico. Os temas iriam desde a água ao ordenamento do território, da biodiversidade à paisagem. Depois formaram-se 4 grupos grandes que definiriam 6 linhas de acção para o seu tema específico. No final foram apresentados os resultados da discussão de cada grupo por um porta-voz e feita uma semi-discussão pública.
O que se pode reter deste fórum:
A ideia é excelente, e embora estivesse presente uma pequena fatia dos Mindelenses, os que lá estavam esforçaram-se por transmitir bastantes ideias. As reuniões dos pequenos grupos foram bastante profíquas e o apoio dos estudantes satisfatório. No entanto não existiu uma discussão dos objectivos definidos por estes grupos. As segundas disussões em grupo foram mais polémicas mas de qualquer modo úteis. Fica no entanto uma ressalva, o facto de não se poder discutir desta forma amena os problemas que mais têm que ver connosco. Eu, por exemplo, fiquei de fora da parte do planeamento do território que é a minha área. Seguiu-se a apresentação das acções a efectuar, que apesar de bastante gerais revelam um interesse crescente pela área ambiental por parte da população. E tudo estaria bem se não chegasse a parte da discussão pública. Os políticos saltaram da cadeira, vice-presidentes de câmara, líderes partidários e todo aquele espectáculo político que eu não me identifico. O que seria um espaço para os políticos saberem o que a população deseja, transformou-se no palco de discursos. Não se analisaram as acções e objectivos mas falou-se quase em exclusivo da história da ROM, com a câmara a acusar o governo, os partidos do governo a acusarem a câmara e o B.E. a acusar todos. Dessa discussão só existiu espaço para o Vice-Presidente da Câmara, para o representante do CDS-PP, para o do BE, para o da Associação dos Proprietários e para o Presidente da Junta de Freguesia. Todos se esqueceram do que se discutiu nas fases anteriores, nenhum deles leu os cartazes que se fizeram, mas de qualquer modo emerge o discurso do Presidente da Junta. Só ele se apresentou numa função meta-política, só ele se soube distanciar do empurrar estúpido e do lavar das mãos constante por parte de Câmara e Governo. Só ele se lembrou que os problemas de Mindelo não são apenas os problemas da ROM. Só lhe faltou dizer que estiveram ali dezenas de mindelenses empenhados e que ninguém lhes deu ouvidos. Eu fui um deles.

7 espinhos:

Blogger GoG disse...

Excelente, Miguel... mas já esperava que o forum resultasse numa salgalhada de politiquices...

11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bem, antes de mais quero destacar que, num dia de tempestade, juntar 50 pessoas numa freguesia para discutir sustentabilidade foi um feito heroico. Os herois naturalmente sao os participantes. (nao é graxa, nao).
siX, eu nao diria que foi uma salgalhada de politiquices... mas antes de comentar o debate final em que a participação dos politicos se destacou (e devo dizer que isso foi apenas uma pequena parte de toda a tarde de trabalhos), queria comentar o papel dos politicos nestes forum. Os processos de agenda 21 são acima de tudo para envolver os cidadaos nas decisoes politicas. Mas se os politicos nao se envolverem no processo é obvio que as mensagens dos cidadaos nao chegam a quem de direito... é por isso que desde o inicio temos feito um grande esforço em envolver todas as forças partidarias no processo. a presença de politicos no forum é do meu ponto de vista um facto benefico para o processo, pelo contacto directo entre cidadaos e classe politica que permite uma troca de ideias produtiva. o que naturalmente é dificil de controlar é o desejo de protagonismo e a maior facilidade em comunicar da generalidade dos politicos... os mediadores dos grupos de trabalho têm essa missão, de tentar gerir a participação equilibrada de todos, sem excessos, mas como tu bem deves ter percebido, nao é facil...
Agora, quanto aos comentarios finais que ouvimos no forum, quero antes de mais dizer que a palavra estava disponivel para qualquer pessoa, e acima de tudo o que faltou foi iniciativa de outros participantes. sim, estou a picar-te :) acho que te deves ter apercebido dos esforços da "mesa" em manter as comunicações num tempo razoavel. mas tb tenho que dizer que achei bastante interessante a discussão final e que é preciso estar dentro do contexto politico associado à ROM para se perceber totalmente o que se passou. Nos ultimos dias tem havido uma troca intensa de "recados" entre a camara e a oposição entre quem deve avançar para recriar a reserva. basta ler os jornais de ontem. para quem acompanha o processo como eu de muito perto, a discussão final era "inevitável", ja que este é o tema hiper-quente do momento em termos politicos. mas o que achei de facto interessante foi a apresentação final do presidente da junta. ele referiu que se o governo nao avançar, que a camara vai apresentar um pedido de classificação para a ROM a curto prazo. para a generalidade das pessoas isto pode nao significar nada. para nos, do movimento promindelo, foi um passo de extrema importancia. dentro desse ponto de vista, a discussão politica final foi um "mal necessario" com um final feliz.
E já agora, para nos elogiar a todos, tenho que frisar uma coisa. A agenda 21 de mindelo é muito especial. nao por ser a primeira feita ao nivel de uma freguesia, mas por ser a primeira que nasceu e é gerida pela "sociedade civil". Assim é com total isenção relativamente às forças partidarias que publicamos por exemplo o relatorio de sustentabilidade, que definimos o modo de funcionamento dos foruns, que apresentamos as conclusoes. Conheces mais algum processo assim em portugal? e até na europa? eu nao. normalmente as agendas 21 são geridas pelas autarquias e inevitavelmente a independencia perde-se ou reduz-se. mas como disse, a ideia nao é desenvolver um processo sem politicos. Estes tb são essenciais no processo. nisso já vamos mais avançados que a TVI, já que conseguimos garantir ontem o principio do contraditorio :)

2:38 da tarde  
Blogger MT disse...

Estou de acordo com o comentário na generalidade. Já elogiei os moderadores, a população, a organização, a intervenção do presidente da junta e já me penitenciei por me sentir inibido em participar na última discussão, dada a avalanche de políticos. Estou de acordo com a participação de políticos, mas penso que eles deviam estar mais para ouvir do que para falar. Senti-me ouvido nos grupos de discussão (apesar do absorver de opiniões por parte do Bloquista). O mesmo não aconteceu na apresentação que fiz e o comentário que me fizeram sustenta esta minha convicção. Existiam pessoas interessadas em discutir e pessoas com um trabalho de casa feito e sem vontade de ouvir. Da direita à esquerda.
Quanto à PROMindelo e à Associação dos Amigos do Mindelo, só posso estar feliz por terem recomeçado quase tudo de novo após um marasmo que poderia ter consequências muito graves para a ROM e Mindelo em si. Estou disponível para colaborar no que acharem necessário e como sempre, à espera que critiquem todas as incorrecções que eu possa escrever.

3:02 da tarde  
Blogger GoG disse...

Resposta aos Amigos de Mindelo: com franqueza, porquê? acho que «E tudo estaria bem se não chegasse a parte da discussão pública. Os políticos saltaram da cadeira, vice-presidentes de câmara, líderes partidários e todo aquele espectáculo político que eu não me identifico.», diz tudo. Eu não estou a retirar mérito ao forum, pelo contrário: eu aplaudo toda e qq iniciativa... quanto ao participar, bem q gostaria, mas eu não sou nativo de Mindelo. Não sei como olhariam a participação de um outsider mindelense nestas questões, algumas muito própias de quem vive na terra. Acho que o Miguel já demonstrou ser uma excelente voz crítica e interessada em todos os processos...
Mais, não vejo razão para passarem ao ataque à minha pessoa. Basta analisarem a quantidade de posts a que eu dediquei a minha atenção ao assunto da ROM... posso dizer que é, no mínimo, estranho...

3:33 da tarde  
Blogger MT disse...

Podias ter ido siX. Existiam muitas pessoas de fora da freguesia, e não vejo nada contra isso, desde que se interessem por ela.

3:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ei siX, estava só a pegar contigo... não estava a atacar ninguem! (quando colocar um smile é para indicar que é na base da brincadeira que escrevo alguma coisa, ok?) e mais uma vez os meus parabens pela excelente chamada de atenção para as questoes ambientais. tenho divulgado bastante o http://viladoconde.blogs.sapo.pt
concordo com o MT. o importante não é "ser de mindelo", ou seja, ter nascido ou mindelo. o importante é estar interessado e preocupado com o futuro da freguesia, o que já demonstraste estar.

5:20 da tarde  
Blogger GoG disse...

vou fazer os possíveis para participar no próximo... disfarçado, claro :)

5:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Atrás