domingo, outubro 31, 2004

Hora

Dali Clock Explosion 36x24

O pior dia do ano: aquele em que entramos no horário de Inverno.

Não se ouvem trovões nesta hora, mas há outras vozes a circular por aí. Uma voz megafónica anunciando a chegada de Frankfurt, a voz das letras com o voo tê pê quinhentos e vinte cinco a piscar e a voz do quarto de banho aos berros: Tenho uma bomba! Daqui ninguém me tira, daqui ninguém me tira! Que se passa? perguntaram os quatro olhares forasteiros ao verem os policias cinzentos atirando o cigarro mal sugado para o cesto dos papéis para se abeirarem do quarto de banho. Tenho uma bomba. mando tudo pelo ar, afastem-se desta porta que eu mato todos. E os polícias cinzentos afastaram-se da porta cinzenta do filho negro em cima da cadeira de rodas. A voz megafónica ordenou que todos saíssem do aeroporto, as vozes das luzinhas a piscar deixaram de dizer tê e pê para passarem ao Cancelado, ao Cancelado e ao Cancelado e depressa se arranjou uma fita vermelha e branca igual àquelas dos corta-matos para se fazer uma pista à volta do aeroporto(Preparar, Partida! Quem chegar à casa de banho primeiro ganha uma bomba de encher pneus para a bicicleta). Demarcado o percurso, os polícias cinzentos começaram a correr em direcção ao quarto de banho numa passada de cicloturista todo-o-terreno. O primeiro a chegar, depois de cortar a meta e subir ao pódio, recebeu a sua coroa de louros, a medalhita da praxe e um chorudo prémio que consiste em falar com a porta cinzenta do filho negro de cadeira de rodas. Tenha calma, tenha calma, estamos aqui para ajudá-lo. Como é que me podem estar a ajudar? julgam que sou burro? estão aí é para me prender, mas vão ter azar, porque eu vou mandar tudo pelo ar. O que deseja em troca? podemos negociar. A mudança da hora, sou contra a mudança da hora. Mas porquê? não podemos fazer nada contra ela, era preciso um despacho do primeiro ministro, após uma reunião da assembleia da república e sem que o presidente exercesse o seu direito de veto por ordem do tribunal constitucional. O polícia com medalha de prata, acabado de chegar, desmentiu o seu colega: nem mesmo a assembleia da república tem poder para tal matéria, segundo as directivas europeias uma alteração na mudança da hora só se pode efectuar por intervenção da comissão europeia ou em última instancia numa cimeira extraordinária de chefes de governo, percebe? não é assim tão fácil mexer nas horas. Desde quando é que os polícias têm paleio de advogados? Desde o dia em que apareceu alguém com a ideia peregrina de se barricar num quarto de banho por estarmos prestes a entrar no horário de Inverno. Porque razão a partir das cinco e meia é noite? todos sabem que é uma questão de degradação da saúde pública. um dos principais remédios contra a depressão é a exposição à luz solar e graças a esta mudança da hora muitos mais cairão no flagelo este Inverno. E as criancinhas que vão de manhã para a escola e o sol ainda não nasceu? Todos sabemos que quem decidiu esta mudança da hora não pensou em criancinhas nem em escolinhas, pensou noutros interesses, por exemplo, os anti-depressivos e ansiolíticos em pastilha que se venderão à custa desta mudança. Pior que provocar uma depressão é explodir com um aeroporto onde circulam milhares de pessoas. Pior que destruir uma casa de banho de um aeroporto e provocar apenas a minha morte, é contribuir para o decréscimo da qualidade de vida de milhões de pessoas que vivem escravas de um fuso horário. já não basta a chuva que não pára de cair que ainda nos impingem um horário invernoso, ainda há pouco era Abril e agora estamos no Inverno. O senhor perdeu por completo a noção do tempo, muitas coisas aconteceram desde Abril. O seu muito pode ser o meu pouco, na vida de alguém o nascimento e a morte são o sol e a lua, tudo o resto são apenas estrelas, cometas e planetas do seu firmamento. para mim Abril começou há um dia atrás. Para mim, Abril foi há muito, desde aí nasceu a minha filha e morreu o meu pai. Um sol e uma lua. espero que as nuvens não continuem a tapar o seu firmamento. Espero que não traga a minha lua. Não vou trazer de certeza, afaste-se, procure as suas estrelas e torne o seu céu menos cinzento. Venha mostrar-me como o meu céu pode ser menos cinzento. A porta abriu-se, de dentro saiu um homem com pouco cabelo mas uma enorme sabedoria, às suas mãos caíram de imediato as algemas que o levaram à ambulância, ou aicnâlubma conforme lê Sofia enquanto entra no táxi.

Miguel Torres 2000/2004 (Adaptado)

1 espinhos:

Blogger EAS disse...

Tas tramado!;)

8:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Atrás