Penafiel
Inicio aqui uma nova forma de comentar os jogos que acompanho "in loco". Se comentar uma partida de futebol nos dias de hoje é uma redundância, uma repetição, uma queda no comum, penso que a melhor forma de contornar este aspecto é descrever tudo o que rodeia o jogo e que é imperceptível para quem o vê na televisão ou por uma qualquer transmissão directa pela internet, telemóvel ou outro tipo de tecnologia que ainda não foi inventada.
Como o habitual, lá fui no veículo amarelo da Bombardier, percorrer as estações que separam o Dragão da Senhora da Hora (Próxima Estação: Sete Bicas) .
Para ultrapassar os 25 minutos (Destino: Estádio do Dragão) do percurso com maior facilidade o meu pai inventou um passatempo e (Próxima estação: Ramalde) no FCP-Belenenses até fez um amigo graças a isso. Trata-se de ver como é feita a linha amarela de segurança em cada estação (Destino: Estádio do Dragão). Umas são de pedra amarela e outras de chapa com três nervuras para avisar os cegos que dali para a frente estão entregues a eles próprios, à bengala e, se tiverem sorte, a um qualquer grupo de escuteiros com a boa acção do dia por fazer. Esse amigo que o meu pai fez dizia-se pedreiro da empresa (Próxima estação: Carolina Michaelis) que construiu as estações e tinha toda a convicção do mundo que só existiam linhas de pedra amarela.
-Mentiroso! - Disse o meu pai mal o homem saiu no Campo 24 de Agosto (Esta estação faz ligação com o autocarro) - há umas de chapa, eu vi!
Mas as mentiras do pedreiro não se ficavam por aqui, quando o meu pai lhe perguntou se sabia quando era a abertura da estação do Mindelo (Destino: Estádio do Dragão), este respondeu que só quando a Ponte D. Luiz estivesse pronta é que a tal estação gaiense abriria. Respostas destas são dignas do Presidente da JP de Vila do Conde, digo eu (Próxima estação Campanhã, esta estação faz ligação com comboio da CP e autocarro).
Depois da analepse, chegamos à Estação do Dragão e às suas escadas rolantes. Subimos aí uns 27,3 lanços até chegar aquela parte em que se sorri e se pensa que bom é o fim das escadas rolantes. Um sentimento acompanhado pelo tom Everéstico das escadas que não rolam e que levam as nossas calorias da estação até à fantástica entrada 13. No cume do Evereste despedi-me das calorias num tom ofegante e qual Marco Pantani no Alpe d'Huez ali estava eu a cruzar o torniquete.
A 1ª parte correu bastante bem, o público vibrou e o McCarthy também.
Ao intervalo tive um impulso nostálgico. Fui visitar o lugar que me acompanhou naquele magnífico dia de céu azul, em que o Seitaridis fez uma grande exibição e, sobretudo, a data memorável em que Rui Costa deu o último suspiro como titular da selecção. No jogo de abertura do Euro 2004 tive a sorte de ficar na mesma bancada do meu lugar anual, na altura fui visitar a minha cadeira habitual e ela estava impestada de gregos. Ontem fui visitar a cadeira desse momento marcante e ela estava vazia e deprimida, à espera de outro Mourinho que encha uma das poucas zonas inóspitas do estádio, a zona C. Junto a ela estava a claque do Penafiel, ou melhor, numa estranha claque, cujos adeptos tinham os cachecóis dos dois clubes e que não se conseguia distinguir bem quem apoiava.
A 2ª parte só deve ter existido para o pobre coitado do Areias ser assobiado. Ainda não percebi o que é que o rapaz fez de mal, é por ter aquele nome? Sim, o Secretário também se chamava Secretário.
Vi o apito final, comecei a correr para apanhar o metro antes que ele fugisse e ainda vi o quarto árbitro a levantar a placa de três minutos de descontos na emissão da SportTv que passa nos plasmas do estádio. E dizem eles que transmitem em directo, com aquele desfazamento fico a pensar que as transmissões do Mundial de 2002 naquele canal chegaram com um dia de atraso e que já toda a gente sabia que o João Pinto tinha dado um murro no árbitro muito antes de passar na televisão.
Saído do Estádio, desci as escadas até aos subúrbios do centro da terra e regressei a casa (Destino: Senhor de Matosinhos, Próxima estação Campanhã, esta estação faz ligação com comboio da CP e autocarro).
0 espinhos:
Enviar um comentário
<< Atrás