quinta-feira, outubro 21, 2004

Metablogue

The image “http://usuarios.lycos.es/ivanrana/imagenes/cancun%20meta.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

No fim de um post sobre uma corrida, nada melhor que um post sobre uma meta. Neste caso um post de reflexão sobre a blogosfera, uma reflexão metablogue.
Como se mede a qualidade de um blogue? Pela assiduidade do seu autor? Pela qualidade da escrita? Pela imagem ? E um blogue com muita audiência é um blogue com muita qualidade?
Os três casos de maior sucesso em termos nacionais tinham (ou têm) uma característica própria. O meu pipi tinha uma grande qualidade literária, o Abrupto vem de uma personalidade que escreve com grande assiduidade e o Barnabé tem uma imagem muito bem cuidada. Verifica-se, contudo, uma trajectória que vai das letras para as imagens. O futuro passará pelo fim da qualidade literária para a simples crónica política com uma boa imagem a ilustrar?
No caso do (ouriço cacheiro), após os posts políticos a audiência aumenta bastante, e os blogues vizinhos mencionam-no com regularidade. Um texto com mais qualidade literária (dentro das minhas modestas capacidades) é ignorado e não existem variações de audiência. No entanto ainda não percebi qual o estilo que o meu público mais fiel prefere. De qualquer forma, apesar do aumento das visitas nos últimos tempos, ainda existem poucas pessoas a fazer do (ourico cacheiro) um ponto de consulta habitual. E mesmo esse crescimento deu-se quando aumentei a assiduidade, melhorei a imagem e piorei a qualidade de escrita.
Apesar de tudo, mesmo indo um pouco contra a corrente da blogosfera, vou tentar melhorar a qualidade, a imagem vai-se manter e a assiduidade, que às vezes é inimiga da qualidade, também será mantida a muito custo.
Quanto às audiências, mentiria se não me interessassem (qualquer autor gosta de ser lido), penso que estão um pouco aquem daquilo que é o blogue de hoje. Vou correr atrás delas? Não, vou esperar que corram atrás do (ourico cacheiro), porque mesmo que tenha imenso prazer que leiam e critiquem o que escrevo, adoro ainda mais escrever com total liberdade e sem imposições.