sexta-feira, outubro 15, 2004

Fórum

image002.jpg

Ainda o fórum. Respondo agora ao representante do CDS/PP no Fórum de sustentabilidade do Mindelo, que escreveu um comentário num post do siX e também ao afloramento da questão que este último me pediu.
Concordo com o Sr. Afonso Dias Ferreira quando este refere que sobre a questão depropositada feita acerca da ETAR, "A pessoa que referem é o Presidente da Juventude Popular de Vila do Conde e militante do cds. No entanto, as suas afirmações apenas o vinculam a ele e à "sua" organização", não sendo a pergunta descabida do CDS/PP em si mas de um seu militante que não me ouviu e não se encontra informado acerca da realidade mindelense.
Sobre o facto de que no "Mindelo o grande debate ainda se faça em torno do saneamento", devo dizer que referi a problemática do saneamento porque esta me foi destinada por sorteio e o grande debate que se ouviu no final não foi sobre águas residuais mas sobre a ROM e feito por políticos. Assim como os problemas do Mindelo não são apenas ambientais (como disse muito bem o Presidente da Junta), embora o ambiente esteja interligado com todos os parâmetros de qualidade de vida, também não podemos dizer que a ROM é o único problema ambiental do Mindelo, embora todos os problemas ambientais da freguesia afectem a ROM. O caso do saneamento continua a ser problemático, as ligações ilegais que poluem o mar e a ribeira de Silvares têm que ser denunciadas. E não deixa de ser um problema resolúvel, basta ir à lista de proprietários de bens imóveis e ver quem ainda não solicitou nenhuma ligação à rede, depois indo porta a porta não será muito difícil descobrir quem está a poluir.
Se o Sr. Afonso Dias Ferreira quiser conhecer melhor a influência deste problema na qualidade do ambiente mindelense, basta visitar a nossa freguesia e respectivas praias no dia que se segue a uma chuvada contínua. Ainda ontem, na minha rua, existia um cheiro nauseabundo a sair das sarjetas, e a sua origem não era a água da chuva com certeza. Não sei qual será a origem, mas sei que o destino de águas e cheiros é a praia principal da freguesia na Ponta da Gafa (aquela cuja areia começa a ter uma cor escura, conhecem?). Também aconselho análises à água do mar nesses dias, e não quando o céu está limpo, as condutas de águas pluviais vazias e a ribeira de Silvares seca.
Se calhar só me preocupo com estes problemas porque frequento a praia no Verão e no Inverno, porque gosto do mar, porque tomo banho, porque os momentos que lá passei são memórias que só desaparecerão com o fim da minha vida. Se calhar sou demasiado egoísta e este problema é só meu.
Mesmo assim, para mim o saneamento no Mindelo é um assunto de debate e a ser resolvido. Peço desculpa por ser algo tão pessoal e com tão pouca interferência na vida dos outros.

5 espinhos:

Blogger bravosdomindelo disse...

a questao do saneamento é obviamente fundamental. posso dizer que os amigos do mindelo não costumam abordar esta questao de forma sistematica porque nos apercebemos que já existe uma forte consciencia por parte da população para a problematica. por outro lado, e claramente como consequencia deste facto, as autarquias têm investido nos últimos tempos na resolução do problema (mas que ainda está londe de estar resolvido). assim, estamos na expextativa de ver os resultados dos esforços em curso. se a situação nao chegar a bom termo, aí sim iremos direccionar as "baterias" nesse sentido. para já vamos dirigindo o esforço para outras areas menos "resolvidas" (nao só a ROM...).
a proposito da questao da qualidade da agua do mar, de facto depois de chuvadas fica muitissimo grave. espreitem se quiserem os resultados das analises independentes que fizemos o ano passado, em mindelo e vila do conde, e que mostram exactamente isso. http://www.amigosdomindelo.pt/agua/qualidadeH2O.htm
em breve iremos fazer o balanço pós-verão da qualidade das praias, nao só em termos de qualidade da agua do mar. mandem um email para promindelo-subscribe@yahoogrupos.com.br se quiserem receber os resultados

1:32 da manhã  
Blogger bravosdomindelo disse...

e já agora, sabem que vila do conde integra o projecto futuro sustentavel . plano ambiental do grande porto, um excelente projecto lançado, curiosamente, pela LIPOR?
nesse projecto, semelhante a uma agenda 21, estao previstos conselhos municipais de ambiente e fóruns de participação em todos os concelhos. nos 8 municipios que integram o projecto já foram realizados, ou estao marcadas as datas, para a primeira "ronda" de foruns... ah, uma unica excepção, adivinhem qual?
http://www.futurosustentavel.org/plano/index.php?id=51
o porto adiou recentemente a realização do forum. mas tem já o conselho municipal de ambiente em velocidade de cruzeiro e um processo de agenda 21 com o eixo atlantico.

1:42 da manhã  
Blogger MT disse...

Tens toda a razão, o saneamento é uma prioridade mas sendo algo com uma solução próxima (que não andará muito longe da que sugeri) acredito que a Associação não deva apontar todas as baterias para este problema. Existe, por exemplo, outro problema que me parece cada vez mais longe da resolução: o futuro dos pinhais da zona sul do Mindelo. Aqueles que pertencem à RAN e uma grande mancha que neste momento não pertence à RAN.
Porque é que se há de chamar "Praia do Pinhal" daqui a uns anos se o Pinhal mais próximo vai estar a quilómetros?

1:01 da tarde  
Blogger GoG disse...

Miguel, espero q me perdoes, mas desloquei a tua resposta para o Forum q criei... a tua resposta, anexa à de outros, é fundamental para dar continuidade ao tema...

3:05 da tarde  
Blogger MT disse...

Estas à vontade ;)

3:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Atrás