terça-feira, novembro 30, 2004

Dossiê

A imagem “http://www.geographie.uni-osnabrueck.de/mitarbeiter/delange/projekte/portugal04242002/images/portoaliados2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Como referi no post anterior, o regresso das famílias à baixa do Porto é o grande desafio para a cidade nos próximos anos. Um desafio muito difícil e com poucas probabilidades de êxito. Faz mesmo lembrar o Benfica numa qualquer pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Mas como se pode oferecer às pessoas aquilo que elas não querem? Viver no meio do barulho, do trânsito, da poluição em troca da proximidade do centro? Além disso o centro cada vez está mais longe da baixa e próximo da Boavista. É muito mais agradável viver numa moradia do que num prédio antigo, é muito mais agradável respirar Oxigénio do que Oxidos de Azoto.
A solução? Ao renovar vai-se contra a História, ao preservar vai-se contra a habitabilidade, cada vez será mais difícil a reconciliação. Sei que a solução só poderia passar pela demolição e reconstrução de toda a baixa, mas não quero perder o que existe, é a minha identidade, de todos os portuenses e de todos os nortenhos.