terça-feira, dezembro 21, 2004

Natal



Mais do que "A minha agenda" ou a Barbie Nadadora, mais do que o Pai Natal de Chocolate a ir com o coelhinho de comboio ao Circo ou o Jingle Bells, o Coro Infantil de Sto. Amaro de Oeiras foi marcante para quem viveu os anos 80. Com uma grande diferença, o coro perdura até aos nossos dias de braço dado com o mítico Natal dos Hospitais, enquanto os outros desapareceram.
Aqueles que diziam que o Coro de Sto. Amaro de Oeiras era uma moda de passagem, uma versão portuguesa dos Fine Young Cannibals, enganaram-se. Mais do que um Pirilampo Mágico, "A todos um bom natal" torna o Natal mais Natal. E hoje não é só no Natal dos Hospitais, é no desfile de Pais Natal Maior do Mundo, na Árvore de Natal Maior da Europa, enfim, em todos os eventos que elevam o nome de Portugal ao topo do mundo mais do que quaquer Liga dos Campeões ou Taça Intercontinental.
Toda esta introdução (sim, introdução), serve para acentuar o grande segredo por detrás do sucesso do Coro de Sto. Amaro de Oeiras.
O (ouriço cacheiro) está em condições de avançar com algo mais importante que o terceiro segredo de Fátima, o primeiro segredo de Oeiras.
O sucesso do Coro Infantil de Sto. Amaro de Oeiras está no playback gravado há décadas. Na realidade nós não ouvimos as vozes daquelas criancinhas vestidas de azul e branco, mas sim uma gravação com tempo indeterminado. Hoje, o coro é um conjunto de crianças desafinadas que abrem e fecham a boca em eventos de dimensão mundial, ao contrário do coro dos anos 80.
No entanto, graças à famosa técnica do Playback mantêm a mística desses anos. Quando vemos no Natal dos Hospitais 2004 o solo de uma criancinha loira a dizer que "No Natal pela manhã ouvem-se os sinos tocar/ e há uma grande alegria no ar" (um poema genial), na realidade aquilo é uma aparência, a criança é mais desafinada que uma cana rachada e a voz vem de uma mulher-a-dias a chegar à reforma que anda a lavar o chão de um qualquer apartamento perto do Estádio Nacional e que na sua infância pertenceu ao Coro de Sto. Amaro de Oeiras.
Está revelado o sucesso de tanto êxito, que continue a mística!