terça-feira, janeiro 11, 2005



Foi pelo Eduardo, que está a tirar o doutoramento nos E.U.A. que soube que António Damásio é o co-autor do artigo que faz a capa do último numero da revista Nature, é que cá em Portugal o importante é saber onde anda o Assassino das Três Pessoas.
Tal como o Eduardo, Damásio saiu do país para poder prosseguir a sua investigação científica, sendo agora professor na Universidade do Iowa. Mais interessante ainda, é saber que o "complemento de estímulo à excelência" idealizado pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior para contrariar a fuga de cérebros nacionais para o estrangeiro não abrange Damásio. O critério de escolha é o número de artigos, sendo a bolsa atribuida a quem publicou mais de cem. O que interessa é o número de artigos e não a qualidade do cientista. Existem ramos da ciência em que nunca nenhum humano com menos de 200 anos poderá publicar esse número de artigos, por exemplo, Marie Curie tem apenas 57 artigos publicados.
Que grande estímulo este para trazer de volta alguém como Damasio.

2 espinhos:

Blogger EAS disse...

Foi um erro e foi/esta a ser corrigido, a questao dos 100 artigos...
Mas de facto, estou de acordo com o principio e ideia geral desse estimulo: existir criterio de selecção... Pois, pobre pais o nosso, funciona o factor C e entram os afilhados com os estimulos... Mais do que numero, o importante é o factor de impacto de cada publicacao e o numero de referencias que possui...

9:44 da tarde  
Blogger MT disse...

E ainda bem que será revisto. Sem cunhas, com criterios definidos e a partir da importancia das publicações. Porque não é muito dificil em algumas áreas publicar artigos a torto e a direito.

10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Atrás