domingo, janeiro 16, 2005



Por simpatia do presidente da Associação dos Amigos do Mindelo, fui convidado para participar como observador na reunião do Grupo de Acompanhamento da Agenda 21 Local de Mindelo. Este grupo é constituido por membros da Junta de Freguesia, de todos os partidos e da Câmara Municipal. Desiludiu-me bastante a ausência de qualquer representante da Câmara nesta reunião, mas como é algo com pouco peso num evento deste género e só faz falta quem lá foi, fico-me por esta nota.
Quando participei no 2º Fórum de Sustentabilidade, fui bastante crítico em relação à classe política, hoje vou ser bastante mais brando, não por eu ter mudado muito desde o dia 9 de Outubro mas porque o tipo de reunião mostrou-me que afinal não estamos assim tão mal.
Esta era a 3ª e última reunião do grupo e pretendia-se discutir o plano de acção e monitorização proposto pelo IDAD. Este documento estratégico define as medidas que devem ser tomadas, os objectivos a cumprir em 2010 e a forma de monitorizar a evolução até lá. As linhas de acção, que divulgarei quando o relatório final estiver pronto, são no âmbito de:

-Água
-Ordenamento do Território
-Biodiversidade
-Resíduos sólidos
-Educação ambiental

As discussões foram produtivas, e por incrível que possa parecer muitos consensos foram alcançados com facilidade. Aliás, apraz-me registar que todos os presentes têm preocupações ambientais bem vincadas e empenharam-se bastante num projecto que mereceu o elogio de todos. Por minha parte, como critiquei tanto da última vez (e penso que tinha razão), também devo elogiar a atitude de todos os políticos, já que quando não falam para obter votos mas com a preocupação de melhorar a vida das pessoas, as qualidade pessoais sobressaem. E cada um à sua maneira preocupou-se em incluir no plano pontos que podem melhorar a vida dos mindelensas, obtendo-se consensos da esquerda à direita sem muita dificuldade. Agora resta trabalhar para que o plano seja cumprido.
Como estava na ondição de observador, não me pareceu correcto entrar na discussão, parece-me essencial focar aqui um ponto que penso ser importante e consensual no grupo:
Reduzir ou, no mínimo, manter a áreas de construção na freguesia. A sustentabilidade passará por aí.