quinta-feira, março 31, 2005

Regresso




Estou de volta a Cuba depois de 10 dias na Madeira. Foram 10 dias surpreendentes.
Sempre pensei visitar a Madeira, mas nunca fez parte das minha prioridades, mas como um amigo meu de lá me convidou para passar em casa dele uns dias aproveitei para conhecer aquela ilhota governada há muitos anos por um careca nosso conhecido (não confundir com outros).
O crescimento da ilha nos últimos anos já me era familiar, não falo do aumento da extensão provocado por determinadas obras de mar mas do intercalar de túneis e viadutos que aproximam lugares distantes. Muito ouvi falar, muito vi e foi apenas uma confirmação. Também me falaram da sua beleza natural, mas nunca me apercebi da magnitude desta. Na reduzida área da ilha percorrem-se paisagens que vão desde a tundra do Paúl da Serra, ao desfiladeiro do Pico do Arieiro passando pela ruralidade de Santana e pelos mares de Porto Moniz. Vi campos agrícolas à beira do abismo no Curral das Freiras e aprendi o que são as levadas. Percebi que 10 dias não são suficientes, ao contrário do que pensava. Voltarei em breve, mas não sei se irei bater o recorde de 600 fotografias tiradas numas férias. 20 rolos à vida... se recuassemos meia dúzia de anos.