domingo, abril 17, 2005

Euskadi

Otegi celebra los resultados del PCTV con la candidata Aranburu. (Foto: Mitxi)

Hoje realizaram-se as eleições para o parlamento Basco. O PNV venceu mas foi considerado o grande perdedor, já que dos 33 deputados que tinha ficou com 29. Estando o Herri Batasuna (ou Euskal Herritarrok) afastado da corrida por questões legais, Arnaldo Otegui (na imagem) decidiu apoiar o Partido Comunista das Terras Bascas (PCTV) e conseguiu algo incrível, 9 deputados para uma força que não era representada em 2001, acima dos 7 que tinha o Herritarrok. O PSE (Partido Socialista de Euskadi) foi outro vencedor com mais 5 deputados, o PP continuando a senda de derrotas perdeu 4 representantes.
O que fica? Uma derrota clara para o lehendakari Ibarretxe, cujo plano levou um chumbo e agora ou se alia aos socialistas ou aos independentistas ex-Batasuna. Mas quem chumbou? Os que querem a independência a sério ou os que nem autonomia querem?
Ambos, e a solução para Euskadi vai continuar de molho.

1 espinhos:

Anonymous Anónimo disse...

Foi decididamente uma viragem à esquerda, isso foi - o PNV compete com o PP no País Basco.
E analisando o número de votos, fica claro que o aumento da abstenção foi muito mais sentido à direita - os eleitores da esquerda militante mantiveram-se... a variação de número de deputados é assim mais um reflexo da abstenção do que propriamente duma "mudança" dos eleitores de centro.
Claro, esta abstenção terá forçosamente de ser encarada no contexto do plano Ibarretxe, mas nem que seja para fins de debate lanço a ideia que também pode ser por um desgaste da classe política local: todos os partidos estão mais preocupados com a soberania basca do que com os "assuntos correntes" da governação (aqueles para os quais é irrelevante ser independente). Será?

El_gordo

2:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Atrás