sábado, março 04, 2006

Reportagem

No Man's Station
















Ontem, andava eu em trabalho pelo concelho de Vila do Conde (Estou a planear uma rede de ciclovias para a Área Metropolitana do Porto no âmbito do projecto Futuro Sustentável) quando desata a chover torrencialmente e dou por mim a uns 7 Kms de casa. Como profissional aplicado que sou, se ando a planear uma rede de ciclovias, faço o reconhecimento dos percursos de... bicicleta.
Por isso, quando dei por mim estava nas Caxinas, todo molhado, em cima de duas rodas e a 8 Km de casa. Ainda pedalei até à zona central de Vila do Conde, fui-me abrigando onde podia e como não parecia haver esperanças que a chuva parasse meti-me apressado pela estrada fora quando a intensidade diminuiu ligeiramente.
Para mim andar à chuva divide-se em 3 fases:

1- A que nos tentamos abrigar antes que nos molhemos
2- A que estamos a ficar todos molhados e sentimos um grande desconforto
3- A fase da habituação em que já nem se sente a água.

A 3ª fase ontem chegou muito depressa (não tinha outro remédio) e portanto ao passar a infineon decidi arriscar e tentar chegar a Mindelo pela famosa Estação de Metro *Espaço Natureza*. Não é que cortasse muito caminho, mas pelo menos podia apreciar essa Maravilha da Natureza que já falei aqui. Na altura queixava-me das árvores caídas e de não se poder fazer nada para além das escavações e aterros. O que encontro lá ontem? Isto:















Uma estradinha, não é? Estreitinha para carros, larga demais para ciclovia e acaba uns 200m à frente transformando-se num caminho. Para que serve uma estrada que começa no nada e acaba no nada? Não sei... Mas parece que um certo e determinado EIA não está a ser cumprido.

Desenganem-se aqueles que pensam que a estradinha serve de acesso à estação, pois vejamos:
















Um agradável arame farpado para quem se aventurar saltar da estação para o lado de lá.

















Um não menos agradável desnível para quem quiser ganhar lanço para saltar por cima do arame farpado.

E quanto às pessoas que querem ir da ROM para a Estação *Espaço Natureza*?
















CHAMEM O JOÃO GARCIA!


Portanto, quem quiser sair da estação só mesmo pelo parque que se vê na primeira fotografia. Ficam agora duas perguntas:

1- Se na ROM e na Zona Industrial (teoricamente) não vive ninguém, quem é que vai deixar o carro naquele enorme parque de estacionamento para ir para o Porto ou Vila do Conde? Ok, os chineses... Mas eles andam de bicicleta e moram perto. Já agora, porque se lembraram de uma estação aqui? Para o metro ainda demorar mais? Ao menos chamavam-lhe ChinaTown.

2- Se a Estação se chama *Espaço Natureza*, porque é que o espaço natureza está vedado a arame farpado? Alguém deve pensar: "Ó Miguel, se tu tiraste fotos dos 2 lados ou és o futuro Javier Sottomayor ou tens algum truque" e eu: "Tá bem! Tá bem! Tinha truque":
















A travessia do viaduto do lamaçal! Quem quiser experimentar o espaço natureza, pode também desfrutar de uma travesssia de um pântano digno dos maiores crocodilos.

*Espaço Natureza
* a estação da aventura!