Atenas
Cerimónia de Abertura:
Não teve a magia de Barcelona nem a subtileza de Sidney, mas não deixou de ser um momento inesquecível. O sonho de qualquer atleta é percorrer aquela volta à pista esquecendo todos os recordes dos 400m, saboreando apenas as luzes dos flashes e a cor da escuridão. (Quando falei em "atleta" não me estava a referir a essa espécie rara denominada "Jogador de Futebol")
Natação:
Michael Phelps ganhou 5 medalhas de ouro, é certo, mas a sua imagem de teenager, com auscultadores nos ouvidos ignorando o seu nome na apresentação dos nadadores, retira-lhe qualquer simpatia, dá-lhe um ar de homem que só sabe nadar, com uma cabeça que apenas serve para segurar o aparelho musical. Já Ian Thorpe é uma antítese em simpatia, embora o facto de calçar 53 seja digno de ser considerado doping (uso de barbatanas).
Ginástica:
A ginástica tem envergonhado os Jogos Olímpicos, a polémica nas votações abre uma brecha por onde sai um fumo de suspeição. A medalha de ouro entregue a um americano após um erro nas contagens provocou a suspensão de 3 juízes mas a justiça desportiva não foi feita, e a Coreia do Sul não se pode queixar senão ainda perde o apoio do seu aliado desde os anos 50.
Portugal:
Na altura em que escrevo Portugal tem 3 medalhas. Sérgio Paulinho (afinal o ciclismo português e equipas chamadas LA Pecol não são tão maus como o Dupont diz), Francis Obikwelu e Rui Silva igualaram o feito de Los Angeles 1984, onde Rosa Mota, Carlos Lopes e António Leitão conquistaram também 3 medalhas. Ainda estamos bastante atrás de alguns países da nossa dimensão, mas os resultados começam a aparecer. Não por qualquer ajuda governamental mas sim pelo esforço de todos os atletas, pessoas que muitas vezes em condições de puro amadorismo vão treinando às 6 da manhã antes dos estudos ou do emprego. Todos eles merecem ser medalhados.
Não queria deixar escapar uma referência a Ana Dias, pode ter feito a maratona em mais de 3 horas, pode ter desmaiado, pode ter sido reanimada com soro, mas terminou e esse é o verdadeiro espírito olímpico.
Amanhã:
Vanessa Fernandes no Triatlo, pode ser uma grande surpresa ( seguir a partir das 8h)
0 espinhos:
Enviar um comentário
<< Atrás