quarta-feira, agosto 25, 2004

Atenas

Após a primeira metade dos Jogos Olímpicos, um post em jeito de balanço.

Cerimónia de Abertura:

Não teve a magia de Barcelona nem a subtileza de Sidney, mas não deixou de ser um momento inesquecível. O sonho de qualquer atleta é percorrer aquela volta à pista esquecendo todos os recordes dos 400m, saboreando apenas as luzes dos flashes e a cor da escuridão. (Quando falei em "atleta" não me estava a referir a essa espécie rara denominada "Jogador de Futebol")


Photograph from the Opening Ceremony of the ATHENS 2004 Olympic Games © ATHOC / GETTY IMAGES

Natação:

Michael Phelps ganhou 5 medalhas de ouro, é certo, mas a sua imagem de teenager, com auscultadores nos ouvidos ignorando o seu nome na apresentação dos nadadores, retira-lhe qualquer simpatia, dá-lhe um ar de homem que só sabe nadar, com uma cabeça que apenas serve para segurar o aparelho musical. Já Ian Thorpe é uma antítese em simpatia, embora o facto de calçar 53 seja digno de ser considerado doping (uso de barbatanas).

Michael Phelps of USA and Ian Thorpe of Australia are seen after the men's swimming 200 metre freestyle semifinal at the Main Pool of the Olympic Sports Complex Aquatic Centre in Athens on 15/08/2004 © GETTY IMAGES / Stuart Hannagan

Ginástica:

A ginástica tem envergonhado os Jogos Olímpicos, a polémica nas votações abre uma brecha por onde sai um fumo de suspeição. A medalha de ouro entregue a um americano após um erro nas contagens provocou a suspensão de 3 juízes mas a justiça desportiva não foi feita, e a Coreia do Sul não se pode queixar senão ainda perde o apoio do seu aliado desde os anos 50.

 Morgan Hamm of the USA competes in the men's artistic gymnastics floor exercise finals  at the Olympic Sports Complex Indoor Hall in Athens on 22/08/2004 © GETTY IMAGES/Chris McGrath

Portugal:

Na altura em que escrevo Portugal tem 3 medalhas. Sérgio Paulinho (afinal o ciclismo português e equipas chamadas LA Pecol não são tão maus como o Dupont diz), Francis Obikwelu e Rui Silva igualaram o feito de Los Angeles 1984, onde Rosa Mota, Carlos Lopes e António Leitão conquistaram também 3 medalhas. Ainda estamos bastante atrás de alguns países da nossa dimensão, mas os resultados começam a aparecer. Não por qualquer ajuda governamental mas sim pelo esforço de todos os atletas, pessoas que muitas vezes em condições de puro amadorismo vão treinando às 6 da manhã antes dos estudos ou do emprego. Todos eles merecem ser medalhados.
Não queria deixar escapar uma referência a Ana Dias, pode ter feito a maratona em mais de 3 horas, pode ter desmaiado, pode ter sido reanimada com soro, mas terminou e esse é o verdadeiro espírito olímpico.

Cycling Road picture, Sergio Paulinho of Portugal waves to the crowd after he received the silver medal in the men's cycling road race with a time of 5:41:44 on 14/08/2004 © GETTY IMAGES / Doug Pensinger

Amanhã:

Vanessa Fernandes no Triatlo, pode ser uma grande surpresa ( seguir a partir das 8h)