quinta-feira, setembro 16, 2004

Incomum

One of five protesters in Commons

Desde o século XVII que não se via uma imagem destas na Câmara dos Comuns. E mesmo nessa altura, duvido que tenham existido outras imagens para além das que se formaram na mente dos MP's (hoje com mais de quatrocentos anos, devem pertencer ao senado). Protestantes entraram na Câmara dos Comuns ostentando cartas falsas que os convidavam para uma reunião. Na fotografia podemos ver um com o dedo grande em riste, chocando uma enorme audiência (televisiva, porque em termos de deputados faz lembrar a assembleia portuguesa). Protestam contra a proibição da caça a raposa, alegando que com a nova lei está ameaçado equilíbrio em termos ecológicos. Que boas pessoas são estes caçadores, fazem o sacrifício de matar animais só para proteger o meio ambiente, que simpatia.
Admito que sou um bocado relutante em relação à caça, talvez porque em pequeno a minha mãe proibia-me de andar de bicicleta nos pinhais às quintas, domingos e feriados depois do dia quinze de Agosto. Eu próprio tinha bastante medo, donos de uma mentalidade pouco civilizada, não respeitavam a distância mínima por lei em relação às habitações. Pelos vistos a mentalidade pouco civilizada que tanto criticamos em Portugal (e eu fui um deles ainda há uma frase) também faz parte da sociedade inglesa, ontem eram dez mil na rua.