sábado, agosto 06, 2005

Hiroshima

A imagem “http://www.fiddlersgreen.net/AC/aircraft/Boeing-B29/enolagay/enola%20gay%20crew.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Em Srebrenica morreram entre 8 e 10 mil pessoas. Em Hiroshima e Nagasaki morreram 210 mil pessoas. Radovan Karadzic é hoje perseguido pelas autoridades e até a sua mulher pede que se entregue ao TPI. Em 60 anos não houve um único julgamento sobre as Bombas Atómicas e nas listas de genocídios não aparece nenhuma referência a Hiroshima.
Os jornalistas, que não têm pejo em chamar genocídio ao que quer que seja, abordam as bombas atómicas como um marco histórico e não como algo que vem do pior da essência humana. Os extermínio de Judeus é visto como a mais negra página da história, mas as bombas atómicas não merecem filmes sobre o sofrimento dos japoneses.
A diferença? Os Estados Unidos.
Quando é que vão começar a dar os nomes correctos aos factos? Hoje chega-se a dizer que se comemoram os 60 anos da Bomba Atómica em Hiroshima e muitos opinion makers desculpam o genocídio com referências à guerra fria ou às consequências de uma hipotética invasão do Japão. É incrível como 60 anos depois ainda há quem pense assim.