domingo, janeiro 14, 2007

STCP

Bild

No dia 1 de Janeiro a rede STCP sofreu uma revolução. Uma revolução tardia por um lado e demasiado cedo por outro. De qualquer modo seria uma óptima notícia para a maioria das pessoas se as coisas fossem bem feitas do início ao fim.
Finalmente as linhas dos STCP vão estar articuladas com o Metro e com os operadores privados, existindo uma complementaridade entre todo o sistema de transportes. Os autocarros servem de alimentadores e o Metro possibilita um serviço rápido. Já não existem linhas de autocarro e metro sobrepostas e deste modo é possível maximizar o funcionamento da rede.
Mas se isto é tão bom porque é que se queixam tantas pessoas?
Por causa do tarifário. Continuando a existir um tarifário único STCP as pessoas terão que fazer 3219839013809 transbordos entre autocarros para não usar o metro, e sendo o seu tarifário mais barato que o andante não querem mudar. Este é o grande erro. Só deveria existir um único bilhete para toda a rede de transportes, incluindo transportes privados, já que as novas linhas STCP só funcionam em complementaridade com os outros modos. É este o ovo de Colombo de que ninguém quer falar.

Etiquetas:

1 espinhos:

Blogger gabi disse...

O ser mais caro do que o Andante não é totalmente verdade: a maioria das pessoas que vivem fora do porto passarão a ter que utilizar um Z3 (29.45€) na vez de um rede geral (35.9€)

10:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Atrás