sexta-feira, abril 29, 2005

Metro



Na sequência do e-mail dos Amigos do Mindelo que referi neste post-complemento, o deputado do PCP Honório Novo fez um requerimento ao governo para que este, pelo Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações, responda às seguintes questões:


1. Que justificação existe para que o desbaste arbóreo atinja as áreas e zonas atrás referidas, muito para além do que seria expectável e necessário para a implantação das linhas e estações do metro?

2. Que justificação existe igualmente para a construção do caminho paralelo à linha, solução que havia sido eliminada na EIA?

3. Estão previstas medidas de reversão das situações referidas? Está prevista, ou não, a rearborização das áreas indevidamente desbastadas? Está prevista ou não a eliminação do caminho paralelo à linha do metro?
Em caso afirmativo quando é que estas medidas vão ser implementadas e concluídas?


Não posso deixar de elogiar prontidão e ao modo de agir do grupo parlamentar do PCP, que depressa levou esta questão aos corredores da Assembleia da República.

Desculpas...

Muito trabalho, muito trabalho.
E em demasiadas frentes.

segunda-feira, abril 25, 2005

25 de Abril

A imagem “http://www.portugal-linha.pt/literatura/25Abril/menin.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Depois das edições especiais para comemorar o 5 de Outubro e o 1 de Dezembro, eis que chega a edição 25 de Abril para completar a trilogia de feriados. E se o Paulo de Carvalho não tinha ganho o Festival da Canção e o "Dpois do Adeus" não existisse? E se Grândola não fosse terra da fraternidade? Talvez o país fosse assim

Apreensão

A imagem “http://www.clerobrasil.com.br/loja/cds.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Esta noite a PIDE fez mais uma grande apreensão de bens culturais. Foi interceptada uma rede cultural com origem em países comunistas. Ao todo foram apreendidas 20.000 doses individuais de cultura destinados a culturodependentes portugueses. Desses produtos destacam-se CD’s de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Fernando Tordo, MP3’s com discursos de Humberto Delgado, Livros como o Manifesto Comunista de Karl Marx, Levantado do Chão de José Saramago e Até Amanhã Camaradas de Manuel Tiago e filmes como A Tragédia dos Capitães de Abril, O Último Tango em Paris, Garganta Funda e Fim de Semana Lusitano.
Agradecemos a uma vendedora de cravos que informou a PIDE deste atentado comunista à Pátria. Quanto aos traficantes foram detidos e torturados até à morte já que o Tarrafal não é nosso há mais de 25 anos.

Congresso

A imagem “http://inet.sitepac.pt/BandeiraANP.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Este fim-de-semana realizou-se o LXXXIV Congresso da União Nacional. Da reunião saiu a reeleição do Presidente do Conselho Professor Doutor Marcello Caetano por unanimidade. Também a sua moção intitulada "Por um Portugal Ultramarino, Por uma Pátria Unida" venceu por unanimidade. Infelizmente o Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Professor Doutor Marcello Caetano não pode comparecer, já que se encontra morto, ligado às máquinas ligeiramente engripado. De qualquer forma fica uma grande exaltação e um ferveroso apoio à Pátria.

Ciência



Os trabalhos de investigação das Universidades Portuguesas começam a dar resultados. Como todos sabemos Portugal é o único país que permite a clonagem de seres humanos, desde que se chamem António Oliveira Salazar, tenham nascido em Santa Comba Dão e tenham sido Presidentes do Concelho durante mais de 30 anos. E por estarmos na vanguarda da ciência em breve teremos o nosso amado Salazar de regresso para substituir o falecido, actual Presidente do Concelho Professor Doutor Marcello Caetano.
Com 99% do Orçamento de Estado aplicado nesta investigação, começam-se a ver os primeiros resultados. Hoje foi feito o cruzamento da Ovelha Dolly com o Professor Doutor Oliveira Salazar com sucesso. Chama-se Dolly Azar e é um animal dócil e meigo. Em sua homenagem, o Leão e a Águia da Rotunda da Boavista serão retirados para ser colocada uma estátua deste novo animal.

Albânia

A imagem “http://www1.ocn.ne.jp/~infinite/images/Albania.gif” contém erros e não pode ser exibida.

O Ministro das Finanças, Professor Doutor José Hermano Saraiva, afirmou hoje que os estudos da União Europeia que dizem que Portugal foi ultrapassado pela Albânia não são fiáveis. "Todos sabemos que a União Europeia é uma organização comunista", por essa razão nunca deveremos acreditar no que sai de Bruxelas. Quem come criancinhas ao pequeno-almoço não merece a mínima credibilidade.
Segundo as contas do Ministro das Finanças estamos à frente da Albânia no goal-average directo, pelo que não somos ainda o país mais pobre da Europa. O ministro das finanças reconheceu que o défice se situa nos 110% mas que está a baixar.

Fátima

A imagem “http://www.crwflags.com/fotw/images/p/pt%7Dmoc.gif” contém erros e não pode ser exibida.

A Mocidade Portuguesa está a organizar mais uma caminhada até Fátima. Todos os jovenzitos amantes da Pátria poderão prestar tributo à Nossa Senhora e no dia 13 de Maio estão prometidos muitos presentes.
Quem visitar a capelinha das aparições poderá cumprimentar o Bispo de Leiria-Fátima e beijar nas suas mãos uma fotografia a cores do Papa Ratzinger!! Bento XVI é um admirador confesso de Salazar e o grande defensor do nosso país no estrangeiro.

ONU

United Nations logo

Foram canceladas as reuniões previstas entre a Pátria e as Nações Unidas. Segundo o que afirmou o Porta-Voz do Presidente do Conselho Professor Doutor Marcello Caetano não estão reunidas as condições mínimas para o diálogo, já que a ONU continua a falar com desertores comunistas como José Sócrates.
Recorde-se que Portugal abandonou a organização em 1976 quando as Nações Unidas reconheceram a independência de algumas províncias ultramarinas portuguesas. Esse atentado à Pátria foi punido com uma saída do organismo. Portugal prefere estar só mas com orgulho e dignidade. Apesar de termos perdido a guerra há 30 anos e de já não existir um único português nos PALOPs há 15 anos, Portugal vai de Lisboa até Timor, passando por Bissau, Luanda e Lourenço Marques.

Vitória











O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-1 no Pelado de Faro-Loulé. Foi um jogo renhido, um grande espectáculo de futebol, que demonstra a força do desporto na pátria. Por ser um jogo muito disputado, 2 jogadores do Estoril acabaram expulsos. Os comandados por José Mourinho foram escandalosamente beneficiados. Na primeira expulsão o jogador do Estoril nem sequer tocou no benfiquista, seguiu-se um Penalty por assinalar sobre o Benfica, o golo de Luisão resultou de uma falta inexistente e, por fim, o árbitro decidiu expulsar um jogador do Estoril por palavras meigas que este lhe dirigiu superiores e mostraram porque são decacampeões.
Graças a Deus que o IPPAR considerou José Mourinho Património Nacional, impedindo-o de ir para o Chelsea que por esta altura já se encontra despromovido da Premier League.

domingo, abril 24, 2005

Apito Encarnado

A imagem “http://www.casadofutebol.com/imagens_arquivos/fotosp/apito_fox_safety_vermelho.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Será que ainda falta muito para o processo que esperamos?
O jogo de hoje roaaou o absurdo.

sábado, abril 23, 2005

O Código dos Da Vinci 3



CAPÍTULO UM

Roberto Leal acorda sobressaltado quando lhe batem à porta.
Que se passa? Olha para o relógio e vê que passam apenas 30 minutos desde que chegou ao hotel vindo do concerto nas Festas de Gueifães.
- Polícia Judiciária.
Roberto Leal assustou-se, podia ter problemas com o fisco ou então ser mais um arguido do processo Apito Dourado.
- Que se passa?
- Tinha um encontro com o Senhor Policarpo da Casa da Música esta noite, não tinha?
- É verdade, queria marcar um concerto em conjunto com o Tony Carreira na Casa da Música. Ele ficou de me visitar em Gueifães no final do concerto
- Olhe o que lhe aconteceu.
Roberto Leal viu um corpo deitado e com um símbolo desenhado na sua barriga.
- Vamos, o Guarda Abel está à sua espera.

Quando chegou à Casa da Música, Roberto Leal não tinha percebido porque o tinham chamado, foi o Guarda Abel que lhe disse:
- Sabemos da sua experiência no estudo de mensagens no interior das letras musicais. A sua interpretação de “A Casa Portuguesa” é magnífica nesse aspecto.
- E o que é que isso tem que ver com a morte do Policarpo?
- É que a fotografia não mostra tudo, sem flash foi o melhor que conseguimos arranjar, veja o que está escrito ao lado dele. E sabe que mais? Ele demorou umas 2 horas a morrer à espera da ambulância, foi ele próprio com a ajuda do segurança da Prosegur que fez isto.
Leal viu o corpo de Policarpo deitado com um círculo na barriga e ao lado em giz algo escrito da seguinte forma:

3 – 14 – 15 – 92 – 65 – 4
Pimento: Só Ruga Vincada
O Pro-Rádio do Barro Cego

Roberto Leal interpretou que podia ser uma mensagem para alguém chamado Pimento, no entanto os números iniciais não faziam qualquer sentido e o Rádio relacionado com barro não o levava a lado nenhum.
Foi nesse momento que uma loira chamada Micaela entrou pelo átrio da Casa da Música. Micaela, também cantora como Roberto Leal, nas horas vagas era empregada de limpeza na Casa da Música conhecendo o Guarda Abel depois deste ter feito a segurança de um concerto seu. Na altura o Micaela acusou o guarda de assédio sexual, e a partir daí a relação de ambos nunca mais foi a mesma.
- Senhor Roberto Leal, o Consulado do Brasil quer falar consigo, por favor ligue-lhes para este número 229876543.
- Não posso, estive a ver a SMS TV e fiquei sem saldo.
- Eu empresto-lhe o meu – disse o guarda Abel, para que o brasileiro se despachasse e voltasse a estar atento ao enigma.
Roberto Leal estremeceu com o que lhe disseram ao telemóvel. Entretanto, Micaela deslocou-se à carrinha da Limpotécnica para ir buscar uma esfregona nova.
- Preciso de ir ao Quarto-de-Banho. A minha mãe foi raptada no Brasil. E além disso eu sofro de incontinência.

sexta-feira, abril 22, 2005

Plágio?

As diferenças entre este meu post e este do besugo são mínimas. E nem uma referência foi feita.

O Código dos Da Vinci 2



PRÓLOGO

Casa da Música, Porto
01:23

O senhor Policarpo, conceituado musicólogo da Casa da Música, depois de mais um concerto pseudo-intelectual do Remix Ensemble Casa da Música, tropeçou à saída do elevador que o trouxe do gabinete da Administração e caiu. Quando se ia levantar ouviu uma voz:
- Não se mexa.
Era um homem pequeno e moreno com os olhos bem escuros e uma camisola de alças.
- Diga-me onde está!
- O quê? O WC? No corredor à esquerda.
- Você sabe do que estou a falar. Daquilo que você e os seus irmãos escondem. Os outros também desviaram a conversa.
- Os outros?
Policarpo percebeu que os seus três colegas também falaram no quarto de banho antes de morrerem. Fazia parte do protocolo.
- Depois de o matar serei o único a conhecer a verdade.
Entretanto o elevador começou a subir para a área da administração e o moreno sabia que tinha que agir rápido antes que chegasse o Couto dos Santos, o Burmester, o Santos Silva ou quem quer que fosse administrador da Casa nesta altura. Puxou do arco e acertou com a flecha bem na perna do senhor Policarpo. Sabia que o administrador da Casa da Música veria com bons olhos o desaparecimento de um musicólogo que poderia mais cedo ou mais tarde chegar à administração com o novo governo. Era óbvio que o administrador nada faria para salvar o musicólogo Quando o segurança da Prosegur chegasse, Policarpo já estaria com pouco sangue e o atraso da ambulância presa no trânsito da VCI às duas da manhã seria fatal. O moreno fugiu sem deixar rasto.
Policarpo retirou a flecha da perna, viu o administrador sair fingindo não ser nada com ele e disse:
- Não vou sobreviver, há uma repavimentação na VCI. Tenho que transmitir o segredo rapidamente.
Aproveitou cada segundo de vida para uma tarefa desesperada. Com tanta preocupação em transmitir o segredo esqueceu-se que com um lenço à volta da perna o sangue estancaria e acabaria por sobreviver.

quarta-feira, abril 20, 2005

Bento

ratzinger Foto©EPA

Porque é que dizem João Paulo Segundo e Bento Dezasseis?

terça-feira, abril 19, 2005

Ratzinger


Habemus Papam...
Aposto que não consegue jogar em 4-4-2 losango como o Mourinho. Que má escolha.

Fumo



Hoje, antes do fumo negro viu-se um fumo branco que excitou jornalistas e católicos junto à Capela Sistina. Um erro de química? Não, apenas o Cardeal D. José Policarpo que não conseguiu aguentar o vicío e teve que fumar um cigarrito junto à chaminé! Depois, queimaram logo os boletins para disfarçar...

domingo, abril 17, 2005

Euskadi

Otegi celebra los resultados del PCTV con la candidata Aranburu. (Foto: Mitxi)

Hoje realizaram-se as eleições para o parlamento Basco. O PNV venceu mas foi considerado o grande perdedor, já que dos 33 deputados que tinha ficou com 29. Estando o Herri Batasuna (ou Euskal Herritarrok) afastado da corrida por questões legais, Arnaldo Otegui (na imagem) decidiu apoiar o Partido Comunista das Terras Bascas (PCTV) e conseguiu algo incrível, 9 deputados para uma força que não era representada em 2001, acima dos 7 que tinha o Herritarrok. O PSE (Partido Socialista de Euskadi) foi outro vencedor com mais 5 deputados, o PP continuando a senda de derrotas perdeu 4 representantes.
O que fica? Uma derrota clara para o lehendakari Ibarretxe, cujo plano levou um chumbo e agora ou se alia aos socialistas ou aos independentistas ex-Batasuna. Mas quem chumbou? Os que querem a independência a sério ou os que nem autonomia querem?
Ambos, e a solução para Euskadi vai continuar de molho.

sábado, abril 16, 2005

Rolas




Muitos sabem que a Reserva Ornitológica de Mindelo, nos seus primeiros tempos (anos 50) foi defendida pelos seus proprietários que na altura eram roleiros. O que muitos não sabem é que esta arte de apanhar rolas se mantém apesar da espécie estar protegida.
O método mantém-se, na primeira fotografia mostra-se o local onde se prende uma rede, esperando o roleiro por detrás de algumas canas (fotografia 2). Quanto uma rola pouca, o roleiro puxa uma corda e apanha a ave, vendendo-a mais tarde a alguém que tenha uma pequena gaiola para o dito animal.

quinta-feira, abril 14, 2005

Walking on the wild side

A imagem “http://www.archinect.com/gallery/albums/userpics/normal_porto_koolhaas.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Hoje é inaugurada a Casa da Música, como muitos devem ter reparado. Sempre fui a favor de um projecto arrojado como este, mesmo na altura em que todos criticavam. O meteorito que caiu na Rotunda da Boavista (ou Praça Mouzinho de Albuquerque) abriu uma cratera no marasmo portuense. Poucas vezes o Porto é falado nos meios de comunicação internacionais. Aliás, para além do Euro 2004 não me lembro da última vez que o Porto apareceu no New York Times em grande destaque, como o Eduardo referiu.
A obra de Koolhaas coloca o Porto na rota da Arquitectura Mundial, sendo esta nova casa também um salão de visitas. Acrescente-se ainda o facto de ser uma "casa de todas as músicas", algo que vai para além de um insípido S. Carlos, pretendendo-se que todos os públicos visitem a casa (Tony Carreira, prepara-te!).
Sou muito crítico da Porto 2001, que decidiu destruir a cidade em termos urbanos, sendo mais tarde ajudada por Rui Rio a destruir o Porto em termos culturais. No entanto, a Casa da Música é uma das poucas coisas boas que saiu da Capital da Culura, e acaba por ser um ponto marcante na História da cidade. Quanto aos atrasos e às derrapagens, mais vale uma Casa da Música atrasada 18736 anos e a custar o triplo do preço do que 10 Edifícios Transparentes construidos a horas e mais baratos que o previsto.
Rem Koolhaas tem uma grande ligação à música, basta dizer que o seu primeiro nome é inspirado numa banda norte-americana de Rock. O arquitecto venceu porque foi arrojado, porque não teve medo de ir mais longe, e por isso o edifício adquirirá características monumentais. Koolhaas vai hoje dar a Walk on the Wild Side.

quarta-feira, abril 13, 2005

Metro (FAQ)



O recente comunicado feito por mim sobre as obras do Metro em Mindelo suscitou algumas questões quer por parte dos jornalistas, quer por parte de outras pessoas. Penso ser útil esclarecer alguns pontos.

O que está a acontecer?

Como se pode ver na fotografia acima, na área da Reserva Ornitológica de Mindelo foi construído um caminho paralelo à linha de Metro do lado poente, em princípio utilizado durante as obras por veículos afetos a estas (notam-se os rodados de pesados).
Por outro lado, e não apenas na ROM, foram desbastadas diversas árvores numa faixa de 5 a 10m para lá da plataforma da linha.





O que é que isso significa?

O não cumprimento do que está exigido na Declaração de Impacte Ambiental para esta obra, que é bem explicita nos seguintes pontos:

24. Os espaços afectos à ROM devem ser protegidos de toda e qualquer agressão afecta à obra, exceptuando, em exclusivo, as acções de inserção do canal.

25. Deve ser evitada a circulação de veículos e máquinas pesadas nas zonas laterais à área ocupada pela plataforma, especialmente nas que têm aptidão agrícola e pertencem à RAN.

106. Durante a construção de acessos deve haver o cuidado de não destruir a vegetação arbórea desnecessariamente [na ROM], em particular para exemplares que se distingam pelo seu porte e antiguidade

110. Para a zona da ROM (...), devem ser adicionalmente tomadas as seguintes medidas:

112. Medidas mais restritivas em relação à faixa de intervenção durante as obras ( que incluirá apenas a área ocupada por escavações e aterros, evitando-se zonas de circulação de veículos, estruturas de apoio à obra, zonas de depósito e armazenamente e acessos), quer no que respeita à faixa confinante com a ROM, quer à área adjacente ao habitat ribeirinho da ribeira de Silvares, de modo a salvaguardar, quer de contaminações acidentais, como também de destruição da vegetação ripícola; será aconselhável a utilização de vedações para circunscrever a zoda de circulação para o pessoal afecto à obra.

Quem cometeu as irregularidades?

Não se pode provar nada, não sabemos quem agiu desta forma. O único facto que sobressai é a necessidade da Empresa do Metro do Porto tomar medidas para cumprir a Declaração de Impacte Ambiental.

O que é que isto tem que ver com a polémica do novo acesso norte a Mindelo?

Nada. Estas irregularidades são cometidas paralelamente à linha e o polémico novo acesso norte, onde quer que ele se localize será perpendicular à plataforma do Metro.

segunda-feira, abril 11, 2005

O Código dos Da Vinci 1



FACTO

O Priorado de Famalicão
Sociedade secreta portuguesa fundada em 1960, é uma organização real. Em 2002 a Biblioteca do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte descobriu um conjunto de letras conhecido pelas Músicas Secretas que identificaram numerosos membros do Priorado de Famalicão, incluindo Tony de Matos, Cândida Branca Flôr, Carlos Paião, as Doce e os Da Vinci.

A prelatura de S. Francisco conhecida por Opus Gay é um grupo homossexual profundamente efeminado que tem sido objecto de controvérsias recentes devido a acusações como "Maricas", "Larilas" ou "Paneleiros".

Todas as descrições de músicas, bares gays, descobrimentos e sodomia existentes neste conto são inexactas.

Dossiê - Norte (2)

Structural Funds: Eligible areas in region Norte for Objective 1 between 2000 and 2006

A Região Norte é a mais populosa de Portugal possui características demográficas que podem ser bastante positivas para um futuro desenvolvimento. Tem uma das populações mais jovens da Europa dos 15 e o aumento da população em idade activa será bastante acentuado nos próximos 20 anos. Existe também um crescimento da população e um saldo migratório e natural positivo.

Apesar destes factores que pressupõem grandes oportunidades de crescimento, o PIB per Capita é bastante reduzido (daí a região ser considerada Objectivo 1), inferior às outras NUTS II portuguesas. O crescimento do Produto Interno Bruto está pouco acima da média europeia, não cumprindo assim os objectivos de coesão para esta região.

O Norte é a região do país mais industrializada (sobretudo na vertente litoral), sendo o seu interior mais utilizado nos trabalhos agrícolas. Para já o desemprego não será um problema comparado com o resto da união, mas o seu crescimento nos últimos anos pode ser perigoso. Um dos problemas neste campo é o reduzido nível de ensino da população, ao qual acresce um investimento reduzido na Investigação e Desenvolvimento quando se compara com a região de Lisboa.

Em termos infra-estruturais ainda existem grandes diferenças em relação à Europa, sendo menos de 80% da população servida por uma rede de abastecimento de água. No campo dos transportes, o facto de ser uma região periférica prejudica o rápido acesso aos mais importantes centros de decisão.

A Região Norte vive, portanto, num dilema. Se por um lado a população parece ter uma grande dinâmica em contraponto com o arrefecimento das taxas em toda a Europa, por outro o seu PIB per Capita é reduzido e tende a aumentar pouco, a população é pouco qualificada, há um prejuízo no investimento em I&D em relação a Lisboa e as infra-estruturas não estão ao nível dos outros países.

Por fim, há que referir que deverá existir uma grande discrepância entre as NUTS III do litoral e as do interior. A Área Metropolitana do Porto tem características bastante diferentes do Alto Douro, sendo os valores para a região algo entre as duas extremidades. Existe também uma reduzida coesão da interna, não se sabendo se a aposta deverá passar pelo reforço do Porto como grande porta de entrada na região ou no desenvolvimento das zonas mais deprimidas.

domingo, abril 10, 2005

Dossiê - Norte (1)

Contextualização da Região Norte no Panorama Nacional e Europeu

Structural Funds: Eligible areas in region Norte for Objective 1 between 2000 and 2006

Introdução

Este dossiê tem como objectivo aferir a situação da Região Norte no panorama nacional e internacional. Para isso procurou-se comparar dados estatísticos da região norte, com as outras NUTS II de Portugal Continental, com as médias europeias (Europa dos 15 e Europa dos 25) e com os 10 países do último alargamento. As fontes de informação foram o EuroStat e o III Relatório de Coesão para a União Europeia.
A Região Norte é uma das Regiões Objectivo 1, sendo uma das que encontra mais afastadas da média europeia em termos de desenvolvimento (o seu PIB per capita é inferior a 75% da média europeia). Para a existência de uma maior coesão entre todas as regiões da UE, o Norte deverá ter um crescimento superior à média, sendo apoiado com os fundos estruturais. Para esta região já se realizaram programas comunitários como a Operação Norte, o Urban 2 (Porto – Gondomar) e o INTERREG III.
A breve análise comparativa entre esta NUT II as outras regiões passou pelos seguintes parâmetros:

- Demografia (População e sua dinâmica);
- Produto Interno Bruto (Distribuição per capita e perspectiva evolutiva);
- Emprego (O estado em que este se encontra e as suas características);
- Educação (Habilitações da População e investimentos na investigação e desenvolvimento);
- Água (Como factor comparativo da qualidade de vida das populações);
- Transportes (Importância da rede viária e ferroviária);

Amanhã colocarei as conclusões deste estudo online.

sexta-feira, abril 08, 2005

Madeira


Machico

Ponta de S. Vicente


Penha da Águia

Em Breve...

O regresso aos contos no (ouriço cacheiro).

Vou começar a escrever o conto humorístico "O Código dos Da Vinci" com publicação inédita e em tempo semi-real aqui no blogue.

Prova

HEAR AND NOW ... Rui Faria appears to have earpiece

O que é que disse no post anterior? O Mourinho estava lá bem perto...

terça-feira, abril 05, 2005

Madeira

Funchal



Cliché

A imagem “http://www.telegraph.co.uk/sport/graphics/2004/09/12/sfgast120904.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

As minhas referências elogiosas a José Mourinho há poucos posts atrás são apenas clichés. O ex-treinador do Porto tem hoje um estatuto nunca visto no futebol internacional. Nunca nenhum treinador foi a estrela de uma equipa, as atenções sempre cairam para os jogadores, mas a exemplo do que fez Collina nos últimos anos, Mourinho revolucionou o mundo do futebol. A sua importância para o futebol mundial só pode ser comparada a outra pessoa: Pelé. Mourinho é, sem qualquer dúvida, o Pelé dos treinadores e quando abandonar a sua carreira muitas gerações lembrar-se-ão deste nome sem nunca o terem visto treinar. Tudo porque consegue aliar inteligência, capacidade de liderança e capacidade de trabalho.
A última notícia é exemplo disso. Depois de ter sido suspenso pela UEFA, José Mourinho não estará presente no Stanford Bridge no jogo contra o Bayern. Recorde-se que o organismo que tutela o futebol europeu não permite quaisquer contactos entre um treinador suspenso e o banco de suplentes ao contrário do que acontece em Portugal, onde é possível conferenciar por telemóvel ou walkie-talkie. Para isso o treinador tem um fiscal da UEFA ao seu lado na bancada que o impede de estabelecer qualquer tipo de contacto.
Ao não comparecer ao jogo, Mourinho ficará a salvo deste fiscal e utilizando um sistema de telecomunicações de tecnologia de ponta poderá contactar Silvino, Baltemar Brito ou André Vilas Boas com facilidade e ainda é capaz de falar com os jogadores no Balneário em video-conferência. Vai ter que se subjugar às imagens televisivas e não terá uma visão periférica do campo de jogo? Ninguém se acredita nisso, por esta hora devem existir dezenas de câmaras por todo o estádio que possibilitam um controlo de todas as situações. Quem sabe, até um microfone escondido no banco do Bayern. Big Mourinho is watching you.

Postiga

A imagem “http://photos1.blogger.com/img/55/1009/640/Postiga.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Mais anormal que o Porto ganhar em casa esta época, só mesmo o Hélder Postiga marcar um golo.
Há quem lhe chame menino, mas por termos meninos guerreiros a Primeiros-Ministros é que o nosso país está onde está...
Esperemos que esta sua nova forma de jogar seja sintomática de uma nova mentalidade, uma mentalidade de gente grande.

domingo, abril 03, 2005

A imagem “http://alemdalenda.blogs.sapo.pt/arquivo/mourinho.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Mourinho diz que vai deixar o Chelsea, o Papa morre no dia a seguir. Não existem coincidências:

Habemus Papam

O Vaticano vai ganhar o Mundial de 2006, não restam dúvidas, e com uma equipa só de Cardeais.
Pensando bem:

Habemus Deo

sábado, abril 02, 2005

Papa

A imagem “http://www.fcporto.ws/imagens/papa.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Apesar de não ser Católico, não quero deixar passar em claro a morte de Karol Wojtyla, que marcou o último século e o início do actual. João Paulo II merece ser recordado como alguém que teve uma enorme influência na queda do comunismo na Polónia e por concomitância nos restantes países do Pacto de Varsóvia, um defensor da paz, um opositor do capitalismo selvagem, um pacifista, um homem que aproximou as diversas religiões, que teve coragem para pedir desculpa pelos crimes cometidos em nome de Deus e da Igreja Católica, e por ser alguém com um ar simpático e afável, de grande proximidade e simplicidade. Mais do que um Papa mostrou ser um homem como todos nós, um homem de valores.
A nível teológico e doutrinário esteve um pouco aquém da evolução noutros campos. Não alterou regras sem nexo como o celibato dos padres ou a não ordenação de mulheres e numa África que morre de SIDA mostrou-se intransigente quanto ao uso do preservativo, algo inconcebível nos dias que correram.
Até sempre.

Aquisições



Aproveitando o facto de hoje se comemorarem os 3 anos do nascimento do Teatro e Marionetas Mandrágora, actualizo a minha lista de links com algumas aquisições. Marionetas a Norte é um blogue dedicado ao Teatro (arte que me diz bastante), feito pela Filipa, com quem tive oportunidade de trabalhar no Carnaval. Continuando na rota de actividades que têm muito que ver comigo, descobri o Abrasar, dedicado ao BTT. Para quando uma voltinha?
O Blogue do Rio Ave já merecia há muito uma presença aqui, peço desculpa pelo atraso, tal como peço desculpa ao Pé de Meias e ao BioTerra.
Dedicados à cidade do Porto e fazendo autêntico serviço público A Baixa do Porto e Avenida dos Aliados. A lista Technorati será actualizada em breve.

Mentira

Pois, era 1 de Abril...
Mas todas as mentiras têm o seu fundo de verdade, e o final é sempre uma hipótese. Mas para já ainda não vislumbro esse final.

sexta-feira, abril 01, 2005

Fim

Este blogue acaba no ponto final seguinte.